top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

A SOMBRA DE CARAVAGGIO ABRE O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 NA PRÓXIMA TERÇA (31)

O ator Brenno Placido vem para a noite de abertura no Auditório Oscar Niemeyer, representando o elenco e o pai, Michele Placido, diretor da cinebiografia do pintor Caravaggio, estrelada por Riccardo Scamarcio, Isabelle Huppert e Louis Garrel


Riccardo Scamarcio em A SOMBRA DE CARAVAGGIO (2022), que será exibido na noite de abertura do festival (Foto: Divulgação)
Riccardo Scamarcio em A SOMBRA DE CARAVAGGIO (2022), que será exibido na noite de abertura do festival (Foto: Divulgação)

A mestre de cerimônia do evento de abertura será a apresentadora brasileira Ticiane Pinheiro e o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, estará presente

Na próxima terça (31), o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 dá seu pontapé inicial com a exibição do drama de época “A Sombra de Caravaggio” (L'Ombra di Caravaggio, 2022) na sua tradicional avant-première no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A noite de abertura terá a apresentadora brasileira Ticiane Pinheiro como mestre de cerimônia e a presença do ator italiano Brenno Placido, presente no grande elenco da cinebiografia do pintor Caravaggio e também filho do diretor do longa-metragem, Michele Placido. O festival, que chega a sua 18ª edição, foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, que estará representada no evento de gala com a presença do novo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, diplomata que assumiu a função no início deste mês de outubro.

O filme de abertura retrata a vida do renomado artista Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Riccardo Scamarcio dá vida ao rebelde, controverso e genial pintor durante o ano de 1609, enquanto ele aguarda o perdão papal para escapar de uma sentença de morte e encontra refúgio na família Colonna. O elenco ainda conta com estrelas internacionais, como os atores franceses Isabelle Huppert e Louis Garrel, além do próprio ator e diretor italiano Michele Placido e seu filho Brenno, entre outros grandes nomes.

A nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL começa para o público de todo o Brasil no próximo dia 8 de novembro e se estende até 9 de dezembro, em 91 salas espalhadas por mais de 60 cidades em todas as regiões do país e também no streaming. O evento ocorre gratuitamente tanto nas sessões presenciais de 19 produções quanto na programação completa disponível no site do festival, que apresenta 32 longas entre títulos inéditos e comédias clássicas italianas na retrospectiva.

Entre os 16 lançamentos, além de “A Sombra de Caravaggio”, há cinco produções que foram pré-selecionadas pela Itália na sua escolha pelo candidato a representar o país na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024. São elas o drama “Ainda Temos o Amanhã” (C'è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi; o drama de época “A Terra das Mulheres” (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone; o thriller “A Última Noite de Amore” (L'Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano; a comédia “Obrigado, Rapazes” (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani; e o drama “O Retorno de Casanova” (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores. Já a retrospectiva “A Comédia à Italiana” traz 16 clássicos do gênero, como “A Trapaça” (Il Bidone, 1955), do mestre Federico Fellini, e obras dos cineastas Mario Monicelli, Lina Wertmüller, Luciano Salce, Dino Risi e outros diretores que marcaram a cinematografia italiana. Além da organização da Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, através de seu diretor Nico Rossini que, junto à curadora Erica Bernardini, comanda o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL, e da colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, o evento terá a Pirelli, pelo terceiro ano consecutivo, como patrocinador master do festival, reconfirmando uma tradição da empresa de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo de forma concreta ao grande sucesso do evento cinematográfico que completa 18 anos. Confira a lista completa das cidades e salas em que o festival estará presente.

A Sombra de Caravaggio (L'Ombra di Caravaggio, 2022) País: Itália Duração: 120 minutos Gênero: Drama Classificação: 14 anos Direção: Michele Placido Elenco: Riccardo Scamarcio, Isabelle Huppert, Louis Garrel, Vinicio Marchioni, Lolita Chammah, Micaela Ramazzotti, Michele Placido. Sinopse: O filme retrata a vida do renomado artista Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Ambientado em 1609, o filme explora as profundas contradições e o tormento interior do artista. Caravaggio, um rebelde e inquieto, é retratado como uma verdadeira estrela do seu tempo, com sua genialidade artística e sua vida transgressora. Enquanto aguarda o perdão papal para escapar de uma sentença de morte, ele encontra refúgio na família Colonna, onde suas obras de arte e sua personalidade conturbada deixam uma marca duradoura. O filme apresenta um retrato fascinante de um artista à frente de seu tempo, enquanto enfrenta o poder oculto que o ameaça. "A Sombra de Caravaggio" é um mergulho nas luzes e sombras da vida e da arte desse icônico pintor italiano. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vezw7dkVvuE

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2023 SELEÇÃO DE FILMES Filmes inéditos - Ainda Temos o Amanhã (C'è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi - A Invenção de um Crime (Il Signore delle Formiche, 2022), de Gianni Amelio - As Minhas Garotas de Papel (Le Mie Ragazze di Carta, 2023), de Luca Lucini - A Sombra de Caravaggio (L'Ombra di Caravaggio, 2022), de Michele Placido - A Terra das Mulheres (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone - A Última Noite de Amore (L'Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano - A Última Vez que Fomos Crianças (L'ultima Volta Che Siamo Stati Bambini, 2023), de Claudio Bisio - Billy (Billy, 2023), de Emilia Mazzacurati - Contos de Domingo (I Racconti Della Domenica, 2022), de Giovanni Virgilio - Obrigado, Rapazes (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani - O Homem na Estrada (L'Uomo Sulla Strada, 2022), de Gianluca Mangiasciutti - O Primeiro Dia da Minha Vida (Il Primo Giorno Della Mia Vita, 2023), de Paolo Genovese - O Retorno de Casanova (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores - Orlando (Orlando, 2022), de Daniele Vicari - Primadonna (Primadonna, 2022), de Marta Savina - Um Amor de Domingo (La Quattordicesima Domenica del Tempo Ordinario, 2023), de Pupi Avati > Veja a ficha técnica de todos os filmes inéditos aqui Retrospectiva de comédias clássicas italianas - Amor à Italiana (Amore all’Italiana, 1966), de Steno - A Propriedade Não É Mais um Roubo (La Proprietà Non È Più un Furto, 1973), de Elio Petri - Arturo De Fanti Bancário e Precário (Rag. Arturo De Fanti Bancario-Precario, 1980), de Luciano Salce - A Trapaça (Il Bidone, 1955), de Federico Fellini - Berlinguer, I Love You (Berlinguer, ti Voglio Bene, 1977), de Giuseppe Bertolucci - Brancaleone nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate, 1970), de Mario Monicelli - Esses Nossos Maridos (I Nostri Mariti, 1966), de Luigi Filippo D'Amico, Dino Riso e Luigi Zampa - Golpe dos Eternos Desconhecidos (Audace Colpo dei Soliti Ignoti, 1959), de Nanni Loy - Mimi, o Metalúrgico (Mimí Metarllugico, Ferito Nell' Onore, 1972), de Lina Wertmüller - O Gato (Il Gatto, 1977), de Luigi Comencini - Parente É Serpente (Parenti Serpenti, 1992), de Mario Monicelli - Pato com Laranja (L'Anatra all'Arancia, 1975), de Luciano Salce - Pobres mas... Belas (Poveri Ma Belli, 1957), de Dino Riso - Por um Destino Insólito (Travolti da an Insolito Destino nell'Azzurro Mare d'Agosto, 1974), de Lina Wertmüller - Rugantino, o Conquistador (Rugantino, 1973), de Pasquale Festa Campanile - Venha Tomar Café Conosco (Venga a Prendere il Caffè... Da Noi, 1970), de Alberto Lattuada > Veja a ficha técnica de todos os filmes da retrospectiva aqui

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page