De 19 de outubro a 1o de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra
Internacional de Cinema.
Compõem a seleção deste ano cerca de 360 filmes de 96 países.
A mostra acontece em 24 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela
capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. Além disso, as plataformas Itaú
Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play vão dar acesso gratuito a títulos selecionados pela
curadoria do evento.
Anatomia de uma Queda (Anatomie D'une Chute), de Justine Triet, vencedor da Palma de
Ouro no Festival de Cannes, abre a 47a Mostra na quarta-feira, dia 18, na Cinemateca
Brasileira, em sessão para convidados.
Entre os títulos confirmados para a 47a edição estão Maestro, de Bradley Cooper, A Teoria
Universal, de Timm Kröger, Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan, Fallen Leaves, de Aki
Kaurismaki, A Besta, de Bertrand Bonello, Bom Dia à Linguagem, de Paul Vecchiali, Mulher
de..., de Malgorzata Szumowska e Michal Englert, O Livro das Soluções, de Michel Gondry,
Juventude (Primavera), de Wang Bing, Na Água, de Hong Sang-soo, Evil Does Not Exist,
de Ryûsuke Hamaguchi, La Chimera, de Alice Rohrwacher, Anselm - 3D, de Wim Wenders,
Fechar os Olhos, de Victor Erice, e O Espectro do Boko Haram, de Cyrielle Raingou.
A arte do cartaz da 47a Mostra é assinada pelo italiano Michelangelo Antonioni, que recebe
uma tripla homenagem. O festival faz uma retrospectiva que conta com 23 títulos do
cineasta. Serão exibidos curtas e longas, documentários e ficções, realizados entre 1947 e
2004.
Além disso, entre os dias 23 de outubro e 17 de novembro, 24 pinturas de Antonioni
ganham exposição com entrada franca no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.
E ainda, para completar a homenagem ao mestre Antonioni, o seu roteiro Tecnicamente
Doce terá uma leitura feita por grandes atores e dirigida pelo cineasta André Ristum. Uma
oportunidade para o público da Mostra ver a preparação do futuro filme.
A Petrobras inaugura uma nova ação de patrocínio com a construção de um espaço
temporário na Cinemateca Brasileira. Chamado Espaço Petrobras, o local vai abrigar, além
de sessões tradicionais na área externa, o Domingo Musical, no dia 22, com a exibição do
filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, que será precedido por uma roda de samba com
Everson Pessoa, que fez a trilha do filme, e convidados. Meu Sangue Ferve por Você, de
Paulo Machline, encerra a noite com canja de Sidney Magal.
O Espaço Petrobras vai exibir no dia 19 De Longe Toda Serra É Azul, de Neto Borges,
seguido de show de Zeca Baleiro, autor da trilha sonora. No dia 26 é a vez da sessão de
Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane, ter apresentação de uma roda de samba na
sequência.
A 47a Mostra também exibe o marco do cinema de vanguarda soviético Um Homem com
uma Câmera (1929), de Dziga Vertov, com nova trilha composta pelo compositor, flautista
e professor Luiz Henrique Xavier.
Em homenagem ao dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Corrêa, o
Zé Celso, morto em julho, o festival faz uma sessão especial de 25. O filme, dirigido por ele
e Celso Luccas, registra as transformações provocadas pela Frelimo (Frente de Libertação
de Moçambique). O longa foi apresentado na primeira Mostra Internacional de Cinema, em
1977, sem a presença dos diretores, exilados pela ditadura militar.
Também ganham exibição as cópias restauradas dos clássicos Amor Louco (1969), de
Jacques Rivette, Vale Abraão (1993), de Manoel de Oliveira, O Retorno à Razão (1923), de
Man Ray, Corisco & Dadá (1996), de Rosemberg Cariry, O Sangue (1989), de Pedro Costa,
e Underground: Mentiras de Guerra (1995), de Emir Kusturica.
Além de integrar o júri desta edição da Mostra, Kusturica vai receber o Prêmio Leon Cakoff,
que também será entregue a Júlio Bressane, na abertura do evento. Integram a
programação os dois filmes mais recentes do cineasta carioca, o documentário A Longa
Viagem do Ônibus Amarelo e a ficção Leme do Destino.
Já o Prêmio Humanidade deste ano será entregue a dois documentaristas: o cineasta
francês Sylvain George e o diretor americano Errol Morris. George é homenageado com a
exibição dos sete documentários dirigidos por ele. Também ganha sessão o filme mais
recente do premiado diretor americano, The Pigeon Tunnel.
Três longas de Lenny Abrahamson, que integra o júri com Kusturica, Bárbara Paz, Enrica
Fico Antonioni, Mariette Rissenback e Welket Bunguê, serão revisitados na Mostra: Adam e
Paul, Garage e O que Richard Fez.
Integra a programação do festival a exposição O Filme Perdido, com desenhos originais da
graphic novel homônima de Cesar Gananian e Chico França. As obras ficarão expostas no
foyer do Cinesesc a partir do dia 18 de outubro. O livro também será lançado durante a
Mostra.
Além dele, também serão lançados durante o festival dois livros que celebram os trabalhos
de dois grandes nomes da crítica brasileira: “Inácio Araújo - olhos livres”, organizado por
Sérgio Alpendre e Laura Loguercio Cánepa, e “A Arte da Crítica”, de Luiz Zanin Oricchio.
Pela primeira vez, a Mostra leva parte da seleção de sua 47a edição ao Norte do Brasil. Uma
parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, vai exibir títulos
brasileiros e internacionais em três locais do centro da capital amazonense entre os dias 27
e 29 de outubro.
A itinerância promovida pelo Sesc ocorrerá em 10 unidades do interior paulista, de 21 de
novembro a 21 de dezembro. Os filmes da Mostra serão exibidos nos Sesc Araraquara,
Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos
Campos, Sorocaba, Jundiaí e Campinas.
Também integram a programação da 47a Mostra obras em realidade virtual, que serão
exibidas na Cinemateca Brasileira e no Cinesesc. Foram selecionados cerca de 10 títulos
premiados em festivais internacionais.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Mostra realiza o Encontro de Ideias Audiovisuais, que
inclui o VII Fórum Mostra, o VII Da Palavra à Imagem e o II Mercado. O Encontro será
realizado de 26 a 28 de outubro, na Cinemateca Brasileira.
A Cinemateca Brasileira também abriga durante o III Encontro de Ideias uma exposição com
releituras de 25 cartazes de filmes brasileiros feitos por 25 artistas diferentes. As obras
celebram os 25 anos da Globo Filmes.
Além do aplicativo exclusivo da Mostra, onde estarão disponíveis programação, venda de
ingressos e notícias do festival, neste ano cerca de 20 filmes da seleção terão recurso de
acessibilidade por meio do aplicativo Mobiload.
A Netflix pela primeira vez vai entregar um prêmio no festival, que será concedido a um
filme brasileiro participante da Mostra deste ano que ainda não tenha contrato com um
serviço de streaming e que será licenciado e exibido em mais de 190 países.
Também pela primeira vez será entregue o Prêmio Paradiso para um dos filmes
selecionados da seção Mostra Brasil. A premiação vai apoiar a distribuição da obra nas salas
de cinema brasileiras.
E pela segunda vez o coletivo BRADA, de diretoras de arte do Brasil, entrega um prêmio
para direção de arte. Também organiza três mesas na Cinemateca que irão discutir a
importância da direção de arte.
PATROCINADORES DA 47a MOSTRA
PETROBRAS
“É com muito orgulho que a Petrobras está de volta à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,
um projeto tão emblemático e importante. Neste que ano em que comemoramos os 70 anos da
Petrobras e 47 da Mostra, temos ampliado nosso apoio à Cultura, que tanto faz parte de nossa
história e é um dos tipos de energia que levamos à vida das pessoas. Retornamos à Mostra como
um dos principais patrocinadores desta edição de 2023, já confirmados também para a edição de
2024. A Petrobras segue como forte parceiro do cinema brasileiro, seja nos festivais, projetos de
circulação como Sessão Vitrine Petrobras e ampliando seu legado de apoio a mais de 500 filmes
desde os anos 90, que inclui projetos como Carlota Joaquina, O Quatrilho, Tropa de Elite, Se eu
Fosse Você, O Menino E O Mundo, Bacurau, Divinas Divas, Café com Canela, O Rio do Desejo e
tantos outros. Seguimos atentos às novidades e à nossa participação no desenvolvimento desse
setor tão importante para a economia brasileira, com diversidade e valorização da nossa Cultura.”
ITAÚ
Com 36 anos de trajetória, o Itaú Cultural – atualmente parte da estrutura da Fundação Itaú – realiza
diversas ações e iniciativas em prol da produção, da difusão e do fomento do audiovisual e do
cinema brasileiro. A parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reforça o
compromisso do banco com o incentivo à criatividade, à produção de conhecimento e àquelas
experiências que inspiram novos olhares para a nossa realidade.
SESC
Presente desde a inauguração da Mostra, ocorrida em 1977, o Sesc reafirma, ao realizar mais uma
edição do projeto, seu compromisso enquanto instituição engajada com o fomento das artes,
sobretudo no âmbito educativo. Parte das sessões da 47a Mostra Internacional de Cinema em São
Paulo ocorrem no CineSesc, em itinerâncias em cidades do interior do estado de São Paulo e sob
demanda, na plataforma Sesc Digital, de modo a expandir a proposta de democratização cultural
característica ao projeto.
SPCINE
A Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura
da Cidade de São Paulo, orgulha-se de, mais uma vez, patrocinar a Mostra Internacional de Cinema
em São Paulo. Durante este festival tão importante para o calendário cultural paulistano, teremos
exibições no Circuito Spcine, na Spcine Play (www.spcineplay.com.br) - com acesso gratuito para
todo o Brasil -, além de painéis e workshop.
DESENVOLVE SP
A Desenvolve SP é a agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo que promove a
democratização do crédito produtivo, gerando desenvolvimento, emprego e renda. Vinculada à
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a instituição vislumbra o cinema como um segmento
significativo da indústria na criação de postos de trabalho. E considera a Mostra uma oportunidade
de ampliação do acesso à cultura em São Paulo.
COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
Desde a 39a edição, em 2015, a Mostra Internacional de Cinema compromete-se a compensar suas
emissões de CO2, contratando empresa especializada em neutralizá-las através da quantificação e
compensação ambiental, por meio de aquisição de créditos de carbono oriundos de projetos de
preservação florestal.
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