Filme dirigido por Leo Bello lança um olhar sobre a morte para refletir sobre o significado da vida.
A ficção científica brasiliense CARTÓRIO DAS ALMAS, com roteiro e direção de Leo Bello, fará sua estreia mundial no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília, dia 14 de dezembro, às 21 horas. O filme passa em um mundo onde o ser humano descobriu, por meio de banhos de rejuvenescimento, uma maneira de dilatar seu tempo de vida. No entanto, os que fazem a opção por não envelhecer têm como efeito colateral a perda das memórias e da capacidade de sentir. O longa lança uma provocação aos estudos futuristas dos pesquisadores “expansionistas de vida”, “imortalistas”, ou ainda "longevistas", questionando de maneira poética se vale a pena viver a qualquer custo.
Na narrativa, Laura, uma jovem de 126 anos, é a recém-contratada no Cartório das Almas, local onde recebe as pessoas que desistem de viver para conduzi-las à “transmutação”. Em sua nova função, ela apenas protocola, sem juízo de valor – até mesmo por imposição dos efeitos colaterais de não envelhecer – as motivações daqueles que abriram mão da possibilidade de rejuvenescimento. Laura “notariza” o fim dos ciclos de outrem. No entanto, por força de contrato, a ela mesma não é facultado interromper sua tediosa existência. Vivendo (no e) para o trabalho, em sua rotina protocolar, aos poucos desenvolve vínculos com quem por ali passa.
A trajetória da personagem Laura revela o sentido da trama de CARTÓRIO DAS ALMAS. Jovem centenária, é solitária, não tem certeza se guarda ou cultiva as suas memórias, e, além de todas essas perdas, é impelida a tomar banhos, em águas especiais, para se manter jovem e viva, e alcançar uma estranha longevidade.
Na premissa inicial do filme ocorre algo enigmático. Em sua nova ocupação, ela, que optou por não envelhecer, recebe as pessoas que desistem de viver. No CARTÓRIO DAS ALMAS, Laura só tem uma obrigação: saber quais foram os motivos que levaram essas pessoas ao abandono, não exatamente da vida, mas da longevidade. Até que decide interromper seu rejuvenescimento, tomar para si o controle da sua vida e voltar a sentir.
SINOPSE
Em uma sociedade onde as pessoas pararam de envelhecer, Laura começa a trabalhar no cartório de almas, onde descobre que não quer viver para sempre.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Título: Cartório das Almas
Duração: 77min
Ano de Produção: 2023
Diretor e roteirista: Leo Bello
Diretor de Fotografia: Pedro Maffei
Diretora de Arte: Maíra Carvalho
Montador: Joaquim Castro
Técnico de Som: Marcos Manna
Designer de Som: Olivia Hernandez
Trilha sonora: Negro Leo e Piqueras Santangelo
Interprete: Ava Rocha
Produtor: Alisson Machado
Empresa Produtora: Machado Filmes
ELENCO
LAURA Gabriela Correa
MARCONE Wellington Abreu
ZACI Chico Sant'anna
OTTON Roustang Carrilho
ROSA Maria Carolina Machado
MAÍRA Gabrielle Lopes
MARIA Camila Guerra
MICA Paula Passo
RUDAH Vitor Cavalcante
LAIZ Lorany Kayná
TOCA Kamala Ramers
TONY Vanderlei Costa
MATHEUSA Dani Macedo
JAIRO João Araruna
SAULO Deni Moreira
RAIA Paola Bello
ROGÉRIO Adriano Lugoli
Comments