top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

“Pedágio”, coprodução Globo Filmes, é selecionado para o Festival South by Southwest 2024 (SXSW)

Longa-metragem é o único brasileiro na categoria “Favoritos dos Festivais” 


Maeve Jinkings em cena de “Pedágio”
Maeve Jinkings em cena de “Pedágio”

Após fazer carreira internacional nos festivais de San Sebastián, Vancouver, Bordeuax, Toronto e Roma, onde, nesse último, conquistou o prêmio de Melhor Filme, “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz, foi selecionado para a categoria “Favoritos dos Festivais” do South by Southwest 2024 (SXSW), que ocorre de 8 a 16 de março em Austin, no Texas. O evento é voltado para as tendências e inovações nas áreas de tecnologia, cinema, televisão e música. Protagonizado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, o longa é produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes. 

Carolina Marcowicz também foi o primeiro nome latino-americano da história a receber o prestigiado Tribute Awards do Festival de Toronto, na categoria Emerging Talent, ao lado de nomes como Spike Lee, Pedro Almodóvar e Patricia Arquette. No Brasil, "Pedágio” foi o filme mais premiado no Festival do Rio 2023, com quatro estatuetas (Melhor Atriz, Ator, Atriz Coadjuvante e Direção de Arte).  

“Pedágio” acompanha Suellen (Maeve), uma cobradora de pedágio que percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.  

Este é o segundo longa-metragem coproduzido pela Globo Filmes selecionado para o SXSW. Em 2020, “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos, também foi nomeado para o festival.  

 

Sobre a Globo Filmes:  

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.    

1 visualização0 comentário
bottom of page