top of page

49ª Mostra anuncia a programação completa da 2ª edição da Mostrinha

O Diário de Pilar na Amazônia, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, abre as sessões dedicadas ao público infantojuvenil, na Sala São Paulo, em 16 de outubro

 

Mauricio de Sousa, que assina a arte do pôster da Mostrinha, será homenageado 

Créditos Divulgação
Créditos Divulgação

Seleção dedicada a crianças e jovens apresenta filmes nacionais inéditos 

Programação exibe novo longa de Michel Gondry inédito no Brasil, Maya, Me Dê um Título 

 

Circuito Spcine (CEUs, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Olido, Biblioteca Roberto Santos), Cinemateca Brasileira, CineSesc, Cinesala e Espaço Petrobras de Cinema integram o circuito da 2ª Mostrinha


A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anuncia a segunda edição da Mostrinha, programa dedicado à infância e à juventude com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do cinema, formando uma nova geração de espectadores.

 

Apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, com destaque para o patrocínio da Spcine, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, a 2ª Mostrinha acontece entre os dias 17 e 30 de outubro de 2025 em sessões gratuitas e pagas.

 

A produção brasileira inédita O Diário de Pilar na Amazônia, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, abre a seção voltada ao público infantojuvenil, com uma exibição especial na Sala São Paulo em 16 de outubro. 

Inspirado na série de livros de Flávia Lins e Silva, o filme acompanha Pilar em uma viagem com Breno e o gato Samba pela floresta amazônica, onde eles fazem novos amigos, Maiara e Bira, e vivem várias aventuras. Lina Flor, Miguel Soares, Sophia Ataíde e Thúlio Naab dão vida às crianças. No elenco adulto estão Nanda Costa, Marcelo Adnet, Emílio Dantas e Babu Santana. 

Entre os longas-metragens internacionais estão o francês Maya, Me Dê um Título, que o cineasta Michel Gondry fez para a filha. Na obra animada, Maya e o pai, Michel, vivem em países diferentes. Para manter o contato, todas as noites o pai pede à garota: "Maya, me dê um título". A partir da resposta, ele cria uma pequena animação em que Maya é a heroína. Uma jornada poética e divertida que fará os pequenos sonharem... e os adultos sorrirem. E também Hola Frida, de André Kadi e Karine Vezini, animação franco-canadense sobre a infância da artista plástica Frida Kahlo.

 

A Mostrinha terá ainda um programa especial de curtas-metragens portugueses e britânicos.

 

Integram a programação da Mostrinha os títulos nacionais inéditos no país D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima, em que os aventureiros detetives do prédio azul encaram mais uma grandiosa missão, e Colegas e o Herdeiro, de Marcelo Galvão, sequência do sucesso Colegas (2012) que segue um grupo de amigos com Síndrome de Down. 

Os brasileiros Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso, que acompanha Stela, uma garota que só acredita no que pode ver — ou nem nisso —, e Miguel, o irmão, que acredita em tudo, principalmente no que não existe, Papaya, de Priscilla Kellen, animação sobre uma pequena semente de mamão, e Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello, mistura de ficção com documentário sobre Makunáima, que se transforma em bicho e reencontra narrativas ancestrais vivenciadas por crianças, também serão exibidos.

 

A 2ª Mostrinha homenageia o quadrinista Mauricio de Sousa, que assina o pôster da edição, com a apresentação de duas obras da Turma da Mônica, Laços (2019), de Daniel Rezende, e Origens (2024), de Rezende e Marina Maria Iorio, além de Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025), de Fernando Fraiha e da cinebiografia inédita do criador dos moradores do bairro do Limoeiro. Sousa receberá da 49ª Mostra o Prêmio Leon Cakoff, que reconhece personalidades da cultura e do mercado audiovisual.

 

O mineiro A Família Dionti (2017), de Alan Minas, que narra as saudades e os amores do garotinho Kelton (Murilo Quirino), e a animação mexicana Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar (2022), de Gabriel Riva Palacio Alatriste e Rodolfo Riva Palacio Alatriste, sobre a missão de Toto, que deve devolver um filhote órfão de urso polar ao seu habitat natural, integram a programação.

 

Nesta 2ª Mostrinha o número de sessões foi ampliado. São 26 telas nos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, e exibições no Centro Cultural São Paulo, no Centro Cultural Olido e na Biblioteca Roberto Santos, todos equipamentos do Circuito Spcine. Também haverá sessões na Sala Petrobras na Mostra (localizada na Cinemateca Brasileira), no CineSesc, na Cinesala e no Espaço Petrobras de Cinema. 

Sessões nos endereços do circuito Spcine e na Sala Petrobras na Mostra são gratuitas. Já as exibições no Cinesala, no CineSesc e no Espaço Petrobras de Cinema são pagas, com valores de R$ 32,00 (inteira) e R$ 16,00 (meia).

 

2ª MOSTRINHA 

LONGAS-METRAGENS SELECIONADOS

A Família Dionti, de Alan Minas

Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello

Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, de Fernando Fraiha

Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso

Colegas e o Herdeiro, de Marcelo Galvão

D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima

Hola Frida, de André Kadi e Karine Vezini

Maya, Me Dê Um Título, de Michel Gondry

O Diário de Pilar na Amazônia, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put

Papaya, de Priscilla Kellen

Turma da Mônica: Laços, de Daniel Rezende

Turma da Mônica: Lições, de Daniel Rezende

Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar, de Gabriel Riva Palacio Alatriste e Rodolfo Riva Palacio Alatriste

 

CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS

Programa de curtas animados de Portugal e Reino Unido

A Cada Dia que Passa, de Emanuel Nevado (Portugal, 11 min.)

Dia do Caranguejo, de Ross Stringer (Reino Unido, 11 min.)

Ilha da Calamidade, de David Johnson (Reino Unido, 9 min.)

O Menino e a Coruja, de Mário Gajo de Carvalho (Portugal, 12 min.)

Sequencial, de Bruno Caetano (Portugal, 13 min.)

Sua Montanha Te Espera, de Hannah Jacobs (Reino Unido, 8 min.)

Vigília Noturna, de John Stevensonn e Aiesha Penwarden (Reino Unido, 12 min.)

 

PATROCINADORES DA 2ª MOSTRINHA

Neste ano, a 2ª Mostrinha conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio da SPCINE e PREFEITURA DE SÃO PAULO, por meio da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, a parceria do SESC, o apoio técnico da QUANTA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.

 

PATROCINADORES DA 49ª MOSTRA

Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC, a colaboração da ANCINE, da EMBRATUR, da NETFLIX e do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, o apoio do PROJETO PARADISO, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da QUANTA, do CULTURA ARTÍSTICA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.

Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page