top of page

Amanda Azevedo fala sobre indicação de “Melhor Atriz de Comédia” no Rio Webfest e revela expectativas para o evento

“Histórias de Quase Amor Pra Quem Tem Pressa” concorre ao festival nas categorias: Melhor Websérie de Comédia, Melhor Microssérie, Melhor Websérie Vertical, Melhor Direção e Melhor Atriz de Comédia, representada por Amanda Azevedo


Amanda Azevedo Foto: Divulgação
Amanda Azevedo Foto: Divulgação

A atriz, roteirista e diretora criativa Amanda Azevedo celebra indicação como “Melhor Atriz de Comédia” no Rio Webfest, um dos maiores festivais de produções digitais do mundo. O reconhecimento chega por sua atuação em Histórias de Quase Amor pra Quem Tem Pressa, série independente criada e estrelada por Amanda ao lado de Felipe Souza, que conquista o público jovem diariamente nas redes com uma mistura de humor, estética retrô e reflexões sobre relacionamentos modernos.

Com mais de 6 milhões de visualizações orgânicas, a produção acompanha os personagens Rita e Roberto, dois jovens que se conhecem por acaso em uma loja de vinil e vivem uma história intensa, divertida e cheia de “quases”, traduzindo o espírito apressado e impulsivo da geração atual. O projeto, gravado em formato vertical e com episódios curtos, também foi indicado a outras quatro categorias no festival: Melhor Websérie de Comédia, Melhor Microssérie, Melhor Websérie Vertical e Melhor Direção.

Para Amanda, a indicação nesta edição tem um peso especial. “Ser reconhecida como ‘Melhor Atriz de Comédia’ é muito especial. A comédia me acompanha desde pequena, é onde encontro minha liberdade criativa. É a minha segunda indicação nessa categoria no festival, em 2022 foi com a Cleo (da minha primeira websérie autoral) e agora com a Rita. Muito feliz que ela encantou o público”, destaca.

Criado de forma totalmente independente, do roteiro à montagem, o projeto evidencia a potência das produções autorais e o impacto da autenticidade no ambiente digital. Amanda e Felipe dividem cada etapa criativa, assinando texto, direção, figurino e até a trilha, ao lado do filmmaker Adam Maskot, responsável por registrar as cenas com sensibilidade e olhar cinematográfico. 

Estar no Rio Webfest com tantas indicações é uma conquista importante para um projeto independente como o nosso. É significativo ver uma história que questiona o tempo e a pressa, contada de forma muito colaborativa, encontrando esse reconhecimento e ganhando cada vez mais espaço”.



O evento acontece anualmente no Rio de Janeiro e a edição deste ano ocorre do dia 28 de novembro ao dia 02 de dezembro. Durante os dias de festival, os criadores têm a oportunidade de participar de uma programação intensa que inclui painéis, workshops, palestras e diversas atividades voltadas para criadores e profissionais do audiovisual digital. O painel de “Histórias de Quase Amor pra Quem Tem Pressa” acontece no dia 1º de dezembro, às 10h, com a presença de Amanda e Felipe, que irão compartilhar bastidores, processos criativos e os caminhos que levaram o projeto a se tornar um fenômeno nas redes.

Amanda compartilha a expectativa para a premiação: “O festival sempre foi um lugar de impulso e acolhimento para criadores independentes. Meu primeiro projeto autoral, lá em 2020, foi selecionado no Rio Webfest e aquilo me deu coragem para continuar. Voltar agora com o dobro de indicações e também como Melhor Atriz de Comédia, significa que estou no caminho certo. Estou ansiosa para os reencontros e muito feliz”, finaliza a artista.

Os episódios da série estão disponíveis no TikTok (Assista aqui), e no Instagram (Assista aqui).


Sobre Amanda Azevedo:

Nascida em Santos, litoral de São Paulo, a atriz, roteirista e diretora criativa Amanda Azevedo, começou sua trajetória artística aos sete anos no teatro, participando de mais de vinte montagens na Oficina dos Menestréis e na Cia Artéria Teatral. Ao longo da carreira, se tornou um dos nomes em ascensão no audiovisual brasileiro e uma das vozes mais autênticas de sua geração, especialmente após dar vida à Luíza em De Volta aos 15, série da Netflix que conquistou o público jovem em três temporadas de sucesso.

No cinema, Amanda protagonizou longas e curtas independentes de diferentes gêneros, entre dramas familiares, comédias românticas e suspenses psicológicos, incluindo o curta “Reflexos”, um projeto com colaboração de Eli Roth e direção de Ju Cassini, exibido no TCL Chinese Theatre, em Los Angeles, durante o ScreamFest. Outros trabalhos também foram apresentados em espaços importantes, como o MIS, Cine Bijou e Cine Marquise.

Atualmente, ela vive um novo destaque com a série Histórias de Quase Amor pra Quem Tem Pressa, criada e estrelada por ela ao lado de Felipe Souza. O projeto, que viralizou nas redes com mais de 6 milhões de visualizações orgânicas, conquistou o público por seus episódios verticais curtos que misturam comédia romântica, estética retrô e reflexões sobre os amores contemporâneos. A trama concorre a cinco categorias no Rio Webfest, sendo elas: Melhor Websérie de Comédia, Melhor Websérie Vertical, Melhor Microssérie, Melhor Direção e Melhor Atriz de Comédia. As indicações reforçam a versatilidade e o olhar criativo da artista, que já acumula outras diversas indicações e prêmios em festivais nacionais e internacionais com diferentes projetos autorais.

Referência em storytelling digital e em criação de conteúdo autoral, Amanda vem se consolidando como uma artista criadora e narradora de sua própria geração. Unindo linguagem cinematográfica e espontaneidade das redes, ela explora o formato de séries e novelas verticais pensadas para plataformas como TikTok e Instagram, criando narrativas que conectam de forma orgânica com o público. Esse olhar singular para contar histórias também tem despertado o interesse de grandes marcas, com as quais ela tem desenvolvido parcerias criativas e campanhas publicitárias que ampliam ainda mais o alcance de seu trabalho.

Formada em Comunicação pela ESPM, Amanda também tem se dedicado a inspirar novos talentos, participando de palestras na própria instituição e na EXPO CIEE. Para ela, atuar é mais do que uma profissão, é uma forma de expressão e autoconhecimento. 


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page