top of page

‘Atiraram no Pianista’, animação musical , abre a 25ª edição do Festival do Rio no dia 5 de outubro

Gala de Abertura, que acontece no Cine Odeon, é uma homenagem à música brasileira e celebra a liberdade de expressão


Créditos - Javier Mariscal
Créditos - Javier Mariscal

Galas de Encerramento: última noite oferece ao público o esperado ‘Priscilla’, de Sofia Copolla e a produção brasileira ‘O Sequestro do Voo 375’

Pela primeira vez em 25 anos, o Festival do Rio recebe uma animação em sua noite de abertura, no dia 5 de outubro. “Atiraram no Pianista” (“They Shot The Piano Player”, da Sony Pictures) é um drama investigativo animado, dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal - dupla responsável por “Chico e Rita”, longa indicado ao Oscar de 2012. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993 por “Belle Époque” e um amante do Brasil, Fernando Trueba aprofunda sua visão amorosa da música brasileira, mas também de uma parte da história do país. Dividindo a direção está Mariscal, designer, ilustrador e desenhista reconhecido, e criador do mascote Cobe, dos Jogos Olímpicos de Barcelona

Priscilla- crédito Philippe Le Sourd
Priscilla- crédito Philippe Le Sourd

No sábado, dia 14, o Festival recebe como Galas de Encerramento o esperado longa-metragem inédito de Sofia Coppola, “Priscilla” - recém premiado no Festival de Veneza e distribuído no Brasil pela MUBI, abre a noite - e o thriller brasileiro “O Sequestro do Voo 375” - produzido pelo Estúdio Escarlate, coproduzido pela Star Original Productions, distribuído pela Star Distribution, e dirigido por Marcus Baldini. Sua trama retrata o caso real do sequestro de um voo comercial da Vasp, em 1988


“O Sequestro do Voo 375”- credito Juliana Chalita
“O Sequestro do Voo 375”- credito Juliana Chalita

“O Festival do Rio é uma celebração e um convite à novas aventuras, guardando um profundo respeito pela nossa história. O mesmo espírito de nosso filme de abertura. É uma honra podermos exibir em nossa noite de gala, pela primeira vez, uma animação que retrata um dos maiores pianistas latino-americanos de vida tão breve. Uma homenagem à música brasileira, ao Rio de Janeiro e à importância da liberdade de expressão”, diz Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.

Sobre os filmes

“Atiraram no Pianista” chega ao Rio logo após sua primeira exibição mundial no Festival de Toronto, no Canadá. O filme revisita a história do pianista Francisco Tenório Jr., músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho, que desapareceu durante uma temporada de shows da dupla, em março de 1976, em Buenos Aires, às vésperas do golpe militar na Argentina. O ator Jeff Goldblum (“Jurassic Park”) dá voz ao protagonista, um jornalista musical de Nova York que investiga o desaparecimento e a voz de seu amigo brasileiro é de Tony Ramos. Músicos como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Paulo Moura aparecem em depoimentos no filme. “Atiraram no Pianista” tem estreia nos cinemas prevista para 26 de outubro e já está sendo citado em listas de sites especializados como o portal Awards Daily como um potencial concorrente à estatueta dourada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O público terá a chance de ver, em primeiríssima mão, na Gala de Encerramento da Première Brasil, “O Sequestro do Voo 375”, um filme de suspense e ação de produção ousada, com a reconstrução de um avião em tamanho real. Com direção de Marcus Baldini, roteiro de Lusa Silvestre (Medida Provisória) e produção de Joana Henning, o filme traz Jorge Paz ("Marighella") como o sequestrador e Danilo Grangheia (Irmandade) como o piloto do avião. A estreia nos cinemas está prevista para o dia 7 de dezembro.

Na grande Gala de Encerramento Internacional, diretamente do Festival de Veneza, o Festival do Rio tem a honra de apresentar “Priscilla”, de Sofia Copolla, um filme esperadíssimo pelo público, de uma diretora icônica. O filme concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e levou o prêmio de melhor atriz para Cailee Spaeny, como protagonista da história de Priscilla Presley.

Em sua histórica edição comemorando 25 anos, o Festival do Rio celebra todos os cinemas e todos os públicos, com uma programação que se espalhando pela cidade do Rio de Janeiro. Um convite às novas plateias para fazer parte dessa história.

Sinopse de “Atiraram no Pianista”

Um jornalista musical de Nova York embarca em uma missão para desvendar a verdade por trás do desaparecimento do jovem pianista prodígio Tenório Jr. Uma história comemorativa sobre a origem do icônico movimento musical da Bossa Nova, Atiraram no Pianista captura um tempo fugaz repleto de liberdade criativa em um ponto de virada da história latino-americana nas décadas de 60 e 70, pouco antes do continente ser engolido por regimes totalitários.

Sinopse de “O Sequestro do Voo 375”

Em 1988 o trabalhador Nonato se rebela contra o presidente e as dificuldades de um país em crise e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo, o piloto desse avião, se vê responsável pela vida de mais de 100 pessoas a bordo e mesmo com toda tensão criada pelo sequestrador dentro da aeronave, executa a manobra mais impressionante da sua carreira e muda a história da aviação. Baseado em uma história real.

Sinopse de “Priscilla”

Quando a adolescente Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley em uma festa, o homem que já era um superstar do rock torna-se alguém completamente inesperado em momentos particulares: uma paixão emocionante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola conta o lado invisível de um grande mito norte-americano durante o longo namoro e casamento turbulento de Elvis e Priscilla, desde uma base militar alemã até à sua propriedade dos sonhos em Graceland. Um retrato de amor, fantasia e fama profundo e arrebatadoramente detalhado.

3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page