top of page

Autora sul-coreana estreia no Brasil com obra em que analisa a história moderna da Coreia, a tradicionalidade e o feminismo

No romance Pelos olhos de Sisun, Chung Serang conta a trajetória de uma mulher à frente de seu tempo e uma família redescobrindo o próprio legado

Créditos Divulgação
Créditos Divulgação

“Chung Serang, para mim, é sinônimo de efervescência. Seus romances refletem as histórias de personagens cativantes na temperatura perfeita. Enquanto eu lia Pelos olhos de Sisun, pensei: ‘Já vi alguém que analisa a história moderna da Coreia com tanta minúcia, sem perder sua natureza alegre e firme?’.”


 

– Sang Young Park, autor de Regras do amor na cidade grande







A escritora vencedora do Prêmio Changbi de Ficção de 2013 e do Prêmio Literário Hankook Ilbo de 2017, a sul-coreana Chung Serang, chega às livrarias brasileiras com o novo romance Pelos olhos de Sisun, publicado pela Editora Planeta. Roteirista da série original Netflix School Nurse Files, Serang usa a escrita para retratar um mundo onde a violência é algo cotidiano, mas seus personagens sempre reafirmam a boa vontade e o potencial das pessoas comuns, encontrando esperança no final. Neste novo livro, a história aborda temas como feminismo e empoderamento feminino, tradição versus modernidade, além de diáspora e identidade cultural.

 

A obra traz uma narrativa profunda e emocionante que entrelaça passado e presente na trajetória de uma mulher que desafiou as convenções de sua época. Shim Sisun era uma artista inovadora, escritora visionária e feminista, que dedicou a própria vida a quebrar paradigmas. Contrária ao culto ancestral de velório coreano, em que a família realiza um ritual de homenagem aos ancestrais, onde são oferecidas comidas e bebidas ao falecido como forma de honrá-lo e pedir bênçãos, ela recusou qualquer cerimônia em sua memória após a morte, tornando-se um mistério para seus filhos e netos.

 

Dez anos depois do falecimento de Sisun, a família decide viajar até o Havaí, onde a artista passou parte da juventude, para prestar uma última homenagem para ela. Mas em vez de seguir o ritual tradicional, cada membro da família escolhe oferecer um objeto que remete a uma memória pessoal com essa mulher, revelando, aos poucos, o impacto profundo que ela teve na vida de cada um.

 

Com uma escrita sensível e poética, Chung Serang constrói um retrato multifacetado de uma mulher à frente de seu tempo, que deixou uma marca indelével na arte e na literatura. Pelo olhos de Sisun é uma reflexão sobre a luta feminista, identidade, resistência e o legado feminino, oferecendo uma homenagem sensível e ousada às mulheres do século XX e às novas gerações que continuam a luta.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Pelos olhos de Sisun

Autora: Chung Serang

Tradução: Guilherme Miranda

ISBN: 978-85-422-3661-3

Páginas: 272 p.

Preço livro físico: R$69,90

Editora Planeta

 

SOBRE A AUTORAChung Serang nasceu em 1984, em Seul, na Coreia. Ela fez sua estreia literária em 2010 com a história “Dream, Dream, Dream”, publicada na revista de fantasia e ficção científica Fantastique. Chung é autora de sete romances, além de duas coletâneas de contos. Ela também escreveu o roteiro para School Nurse Files, série original da Netflix. Em 2013, ganhou o Prêmio Changbi de Ficção e, em 2017, o Prêmio Literário Hankook Ilbo.

 

SOBRE A EDITORA PLANETA

A Editora Planeta Brasil, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que englobam o melhor dos gêneros ficção e não ficção: Academia, Crítica, Essência, Outro Planeta, Paidós, Planeta, Planeta Estratégia, Planeta Minotauro e Tusquets. A Planeta Brasil lança cerca de 150 livros todos os anos. Em faturamento, está entre as cinco maiores editoras do Brasil.

Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page