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Blockchain chega aos colecionáveis: COZ cria certificado digital para peças da Iron Studios

Com a parceria, COZ e Iron Studios inauguram uma nova etapa para o colecionismo, onde a blockchain deixa de ser conceito e passa, enfim, a funcionar como infraestrutura real em produtos do dia a dia.




Créditos Divulgação
Créditos Divulgação


A COZ, especializada em infraestrutura Web3, vai levar blockchain para os action figures da Iron Studios. As duas companhias anunciaram uma parceria que implementa certificação digital de autenticidade diretamente ligada aos colecionáveis físicos da marca. A tecnologia deve estrear oficialmente na CCXP 2025.

A iniciativa marca a entrada da Iron Studios no conceitophygital, combinação de elementos físicos e digitais, conectando objetos físicos a registros digitais imutáveis, e coloca a COZ como fornecedora integral da tecnologia por trás do sistema. Onde cada action figure da Iron terá seu registro único, o que fornece mais uma autenticidade aos colecionadores.

Como funciona a tecnologia da COZ

O projeto usa o padrão NFI (Non-Fungible Item) para criar um registro único em blockchain vinculado a cada peça.

Cada colecionável acompanha um cartão chamado Vault Key, que contém um chip de aproximação. Basta encostar o smartphone no cartão para acessar o certificado digital e registrar a propriedade em segundos.

Não é necessário criar uma carteira digital ou realizar qualquer operação típica da Web3. Na prática, um dos principais objetivos da COZ é justamente modular o sistema para que toda a camada blockchain funcione de forma transparente para quem nunca teve contato com esse tipo de tecnologia.

Por que isso importa para o colecionismo

O mercado global de colecionáveis sofre com falsificações e revendas sem comprovação de procedência. Com o sistema desenvolvido pela COZ, cada peça da Iron Studios passa a ter:

  • autenticidade verificável,

  • rastreabilidade de propriedade,

  • proteção contra cópias,

  • histórico imutável registrado.



A longo prazo, isso pode abrir caminhos para novos serviços digitais, como programas de fidelidade, benefícios exclusivos e experiências online ativadas apenas para donos verificados.

Expansão da COZ para o mercado de cultura pop

A COZ acumula anos de atuação em soluções Web3, mas esta é sua primeira incursão no universo de cultura pop e colecionáveis, um mercado bilionário movido por fandoms e cada vez mais interessado em garantir autenticidade e habilitar novas experiências digitais. 

Segundo a empresa, a proposta não é transformar o comprador em um usuário de blockchain, e sim fazer com que toda a infraestrutura opere nos bastidores, sem alterar a experiência de uso.

A fronteira entre físico e digital ficou pequena. Com a NFI, mostramos como a Web3 pode gerar utilidade real, conectando o colecionável físico a um registro digital inviolável.

Thiago Balducci, Neon Platform Lead na COZ.

Iron Studios entre as primeiras do mundo a adotar blockchain dessa forma

Com a nova integração, a empresa se reúne um grupo ainda restrito de marcas premium que usam blockchain como ferramenta oficial de autenticação em larga escala, um movimento que vem sendo explorado por fabricantes de relógios e tênis (como a Nike, que iniciou em 2025 o processo de tokenizar seus calçados).

As demonstrações do sistema serão exibidas durante a CCXP 2025, onde o público poderá testar a tecnologia e conferir as primeiras peças com o novo modelo de certificação.


©2023 por Lagoa Nerd. 

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