BRLAB ORGANIZA EVENTO SOBRE COPRODUÇÃO INTERNACIONAL E OPORTUNIDADES DE COOPERAÇÃO NO CINEMA DA FUNDAÇÃO DERBY, NO RECIFE
- Lagoa Nerd
- há 12 horas
- 5 min de leitura
Atividade gratuita e aberta ao público será promovida no dia 21/10 ,às 19h30, no Cinema da Fundação – Sala Derby
O BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais no Brasil, programa internacional dedicado à formação de profissionais e ao desenvolvimento de projetos audiovisuais da América Latina e Península Ibérica, promove, no dia 21/10, às 19h30, um evento sobre coprodução internacional e oportunidades de cooperação no Cinema da Fundação – Sala Derby, no dia 21/10 às 19h30. O encontro contará com um bate papo entre a roteirista e cineasta Murielle Thierrin e as produtoras pernambucanas Nara Aragão e Rachel Daisy Ellis, com tradução simultânea ao português.

Durante o bate papo, as convidadas discutirão os desafios e potencialidades das coproduções internacionais, especialmente entre países da América Latina e Europa, abordando temas como modelos de financiamento e editais multilaterais, formação de redes de produtores, estratégias de circulação e distribuição internacional e o impacto da diversidade cultural na criação cinematográfica. As convidadas darão exemplos de projetos realizados em regime de coprodução e refletirão sobre como as parcerias internacionais podem fortalecer o cinema independente e ampliar a presença de novas vozes no mercado audiovisual.
A cineasta e roteirista Murielle Thierrin, da Guiana Francesa, está no Recife desde o início de outubro participando de uma residência artística, que é parte das atividades da Temporada França-Brasil 2025. A residência é promovida pela Klaxon Cultura Audiovisual em parceria com a Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Guimarães Rosa e Tatino Films. No Recife, a atividade conta ainda com a parceria fundamental da Fundação Joaquim Nabuco que sedia a atividade e do Consulado Francês na cidade.
Murielle Thierrin é roteirista e produtora, ex-aluna do EURODOC 2023 e participante do EAVE Producers Workshop 2024. Em 2018, foi selecionada para o programa de mentoria da EWA (European Women’s Audiovisual Network) e participou do Cinéfondation Atelier no Festival de Cannes como produtora e foi também bolsista da IFP Week no mesmo ano. Atualmente, Murielle está finalizando o primeiro curta-metragem como diretora, L’Albatros, na Guiana Francesa — uma história profundamente pessoal que explora o vínculo entre pais e filhos.
Nara Aragão é produtora de live-action e animação. Graduada em Comunicação Social, com Mestrado em Comunicação pela UFPE. Foi sócia da REC Produtores Associados de 2015 a 2017, quando fundou junto com João Vieira Jr. a Carnaval Filmes, localizada em Recife. Já produziu 7 longas e 2 séries de TV, além de ter sido produtora executiva de outros 3 longas e 1 série. Entre seus principais trabalhos estão Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz), Paloma e Estou me guardando para quando o carnaval chegar (Marcelo Gomes), Tatuagem e Fim de Festa (Hilton Lacerda). Foi Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA entre 2021 e 2023 e em 2025 foi uma das produtoras em destaque no Producers Network do Festival de Cannes.
Rachel Daisy Ellis é produtora e realizadora. É formada em Ciências Políticas e tem mestrado em Políticas Sociais e Planejamento pelo London School of Economics. Em 2010, co-fundou a produtora audiovisual DESVIA, onde atua como produtora criativa acompanhando todas as fases de produção, desde o desenvolvimento até a distribuição. Rachel escreveu, junto com Gabriel Mascaro, Ventos de Agosto (Locarno, 2014), Divino Amor (Sundance, 2019), além de A Onda Traz, o Vento Leva (IDFA 2012). Em 2018, ela lançou seu primeiro trabalho como diretora, o documentário Mini Miss, que faz parte de um projeto de 3 curtas sobre a primeira infância. O curta estreou no True/False (EUA) e no É Tudo Verdade (BRA) e foi nomeado para o Short Doc Award no Sheffield Doc Fest, além de ser exibido em dezenas de outros festivais. Seu primeiro longa-metragem de documentário enquanto diretora, Eros, estreou no CPH:DOX 2024.
Serviço – Residência BrLab no Recife
Painel aberto: “Oportunidades de coprodução internacional de filmes e vias de cooperação entre Guiana Francesa e Brasil” com Murielle Thierrin, Nara Aragão e Rachel Daisy Ellis
Dia: 21/10, 19h30 - Local: Cinema da Fundação / sala DERBY
Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife, PE, 52010-120
Fone: 81 3073 6791 - sessão no 21/10 às 19h30
Sobre a Temporada Brasil França
A Temporada França-Brasil 2025, organizada de abril a setembro na França e de agosto a dezembro no Brasil, é um conjunto de eventos e encontros que celebram 200 anos de relação diplomática e amizade entre os 2 países. A decisão de organizar a Temporada foi tomada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva em junho de 2023, em Paris, com o objetivo de impulsionar a cooperação bilateral, fortalecer as respostas conjuntas aos desafios políticos, sociais e ecológicos contemporâneos, e apresentar a riqueza e diversidade da cultura de ambos os países. A Temporada está coordenada pelo Institut Français e o Instituto Guimarães Rosa em estreita colaboração com as Embaixadas da França no Brasil e do Brasil na França, sob a autoridade dos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura de ambos os países.
Sobre o BrLab
O BrLab é um evento de mercado anual destinado à formação de profissionais, ao desenvolvimento e à integração do cinema ibero-americano, apoiando projetos em diferentes etapas da criação e produção cinematográfica, da ideia à distribuição.
Com 15 anos de trajetória, o BrLab recebe projetos de toda a América Latina e Península Ibérica, promovendo diferentes oficinas e encontros internacionais em sua programação. São workshops de desenvolvimento de projetos, montagem, encontros de coprodução, além de várias atividades abertas ao público como encontros, palestras e debates realizados de forma presencial e transmitidos online para promover a democratização e acessibilidade ao evento.
O objetivo do BrLab é contribuir para o desenvolvimento criativo e econômico do setor audiovisual, acelerando talentos e projetos através de diversas ações, articulando profissionais de diferentes países e elos da cadeia produtiva audiovisual.
No último levantamento, identificamos 62 filmes que já foram finalizados e lançados e outros 28 que estão em finalização ou em estágio avançado de financiamento. Isso nos permite estimar que 90 filmes serão produzidos até 2025-26.
Em 2025, o filme chileno La Misteriosa Mirada del Flamenco (BrLab Features 2019), de Diego Céspedes, foi selecionado para a mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, e o filme La Naturaleza de las Cosas Invisibles (BrLab Features 2020), dirigido por Rafaela Camelo, participou da Berlinale.
O filme argentino Hijo Mayor (BrLab Features 2018), dirigido por Cecilia Kanga, recebeu o prêmio de Melhor Direção Emergente na seção Cineastas do Presente do Festival de Locarno.
O filme Hiedra (BrLab Features 2018), de Ana Cristina Barragán, foi exibido no 82º Festival Internacional de Cinema de Veneza e fez parte da competição na seção Orizzonti, dedicada às novas vanguardas e estéticas no cinema, ganhando o prêmio de Melhor Roteiro.
Nesse mesmo festival e seção, o diretor mexicano David Pablos, que passou na primeira edição do BrLab com o filme La Vida Después, recebeu o prêmio de Melhor Filme com En El Camino.
Comentários