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CCBB SÃO PAULO EXIBE A MOSTRA A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE EM OUTUBRO

Atualizado: 29 de set. de 2023

Trazendo uma vasta seleção do catálogo do Estúdio Pixar, evento apresenta sessões acessíveis e outras atividades paralelas


divetidamente - (Crédito: Disney/Pixar)
divetidamente - (Crédito: Disney/Pixar)

Um dos mais bem-sucedidos estúdios de animação da atualidade, a PIXAR é tema da mostra A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, entre os dias 4 e 30 de outubro. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, entre longas e curtas, produzidos entre 1984 e 2020. Os ingressos custarão R$10 (inteira) e R$5 (meia), e as sessões acessíveis são gratuitas. Com curadoria de Fabrício Duque e Eduardo Reginato, a mostra é uma oportunidade para descobrir as obras-primas da Pixar, além de rever na tela grande alguns dos clássicos do estúdio. Faz parte da seleção o famoso curta-metragem “As Aventuras de André e Wally B.” (1984), realizado com produção da LucasFilm, empresa de George Lucas, e também “Luxo Jr” (1986), primeiro curta-metragem da Pixar, dirigido por John Lasseter e protagonizado pela luminária que se tornaria a assinatura da Pixar. O curador Eduardo Reginato ressalta que as animações da Pixar abordam temas universais capazes de tocar crianças e adultos de qualquer idade e nacionalidade e aponta que “os desenhos da Pixar são repletos de ternura, afeto, união, beleza e redenção. Através de suas histórias, as crianças e adultos não apenas se divertem, mas são convidados a refletir sobre diversos temas muito sensíveis como a solidão, a morte, a passagem da infância para a adolescência, os conflitos de gerações, o preconceito, o medo e o egoísmo. O público descobre que nos reflexos animados da realidade com solidariedade e amor sempre haverá um final feliz para cada história, seja na tela do cinema ou na vida real”. Criada em 1979 como uma divisão de computadores da Lucasfilm, a Pixar só virou um sucesso depois que Steve Jobs comprou o estúdio em 1986, e desde então se tornou uma das produtoras de curtas e longas de animação mais famosos e de maior sucesso das últimas décadas, como os quatro filmes da série Toy Story, lançados originalmente entre 1995 e 2019, que serão exibidos na Mostra. Já o curador Fabrício Duque relata que “um dos maiores focos da Pixar é sua preocupação em conectar seus filmes ao mundo. Desde seu início, essa questão é de suma importância, tanto que há uma equipe-núcleo para lidar com isso. Cada cultura e cada comportamento geográfico são sistematicamente estudados. E incorporado às obras. Tudo porque a Pixar quer que suas obras sejam universais e seus temas orgânicos, para despertar no público a memória afetiva da infância. Os filmes da Pixar fazem chorar, pois lembramos de nossas sensações mais ingênuas e genuínas. Há um resgate de uma inocência perdida, sensorial e emocional, mas sem o apelo ao sentimentalismo. Em qualquer filme da Pixar, nós somos colocados em um divã numa sessão de terapia cognitiva, que permite acessar novamente a pureza e a verdade, não limitadas e pré-adultas, tipicidade essas inerentes às crianças. Assim, os grandinhos sentem-se fazendo uma viagem no tempo e os pequenos ganham uma experiência imersiva, perspicaz e inteligente, altamente respeitosa”.


Toy Story  (Crédito: Disney/Pixar)
Toy Story (Crédito: Disney/Pixar)

A seleção inclui ainda longas amados por adultos e crianças, como “Procurando Nemo” (2003), “WALL-E” (2008), “Up: Altas Aventuras” (2009) e “Divertida Mente” (2015). Quanto à filmografia de curtas do estúdio, estão “Tin Toy” (1988), primeiro curta-metragem de animação digital a ganhar um Oscar na história do cinema, e “O Jogo de Geri” (1997). Eduardo Reginato ressalta a importância da Mostra nos tempos atuais e pontua que “as animações da Pixar com seus temas universais fazem crianças e adultos refletirem sobre a importância do lúdico em suas vidas. A arte, animação e afeto sempre derrotaram a violência, o ódio e o obscurantismo. Todos precisam de cor, alegria, histórias mirabolantes e esperança para fazer do mundo algo melhor. Esse é o segredo da Pixar que encanta o mundo há quase quarenta anos”. Todos os filmes (com exceção do documentário) serão exibidos em sua versão dublada em português, permitindo acesso a todas as idades, e também haverá sessões com acessibilidade: uma sessão com audiodescrição (a de “Toy Story”) – para acessibilidade de pessoas cegas; uma sessão com interpretação em Libras (“Ratatouille”) – para acessibilidade de pessoas surdas; e uma sessão azul (“Vida de Inseto”) – para o público no espectro (TEA). Além dos filmes, A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE contará com outras atividades gratuitas para o público infantil, como oficina lúdica e debate. A mostra já passou pelo CCBB de Brasília, e no momento está em cartaz também nas unidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


Ratatouille-(Crédito: Disney/Pixar)
Ratatouille-(Crédito: Disney/Pixar)

PROGRAMAÇÃO SEMANA 1 04 de outubro – quarta-feira 16h - Primeiros curtas-metragens da Pixar – 21 min – Livre (Sessão gratuita) 17h - Os Incríveis – 115 min – Livre 05 de outubro – quinta-feira 17h30 – Vida de Inseto – 95 min – Livre 06 de outubro – sexta-feira 17h – Carros – 117 min – Livre 07 de outubro – sábado 15h – Valente – 93 min – Livre (Ação Cosplayers) 17h30 - Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre 08 de outubro – domingo 14h30 – Oficina Lúdica para Crianças: Híbridos Articulados – 120 min – Livre (Evento gratuito) 17h – Viva: A Vida é uma Festa – 105 min – Livre 09 de outubro – segunda-feira 13h30 – Toy Story – 81 min – Livre – Audiodescrição (Sessão gratuita) 17h – Carros 2 – 106 min – Livre SEMANA 2 11 de outubro – quarta-feira 17h - Carros 3 – 102 min – Livre 12 de outubro – quinta-feira 15h – Toy Story 2 - 92 min – Livre (Ação Cosplayers) 17h – Toy Story 3 – 103 min – Livre 13 de outubro – sexta-feira 17h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre 14 de outubro – sábado 14h - WALL-E – 98 min – Livre 16h - Monstros S.A – 92 min – Livre Após o filme, haverá um debate com o tema “Como Acontece a Magia dos Pixels?”, com Flávia Guerra e Carlos Primati. Mediação do curador Eduardo Reginato. Entrada gratuita no debate. 15 de outubro – domingo 14h - Procurando Nemo – 100 min – Livre 16h15 – Procurando Dory – 97 min – Livre 16 de outubro – segunda-feira 17h30 – A História da Pixar – 87 min – Livre (Sessão gratuita)


UP Altas aventuras -(Crédito: Disney/Pixar)
UP Altas aventuras -(Crédito: Disney/Pixar)

SEMANA 3 18 de outubro – quarta-feira 14h – Ratatouille – 111 min – Livre – Interpretação em Libras (Sessão gratuita) 17h30 - O Bom Dinossauro – 93 min – Livre 19 de outubro – quinta-feira 17h – Carros – 117 min – Livre 20 de outubro – sexta-feira 17h30 – Valente – 93 min – Livre 21 de outubro – sábado 11h – Sessão Azul: Vida de Inseto – 95 min – Livre (Sessão gratuita) 14h30 - Divertida Mente – 95 min – Livre (Sessão gratuita) 16h30 – Sessão Comentada: Toy Story – 81 min – Livre Após o filme, haverá uma palestra com o curador Fabrício Duque. 22 de outubro – domingo 14h – Os Incríveis – 115 min – Livre 16h30 – Os Incríveis 2 – 118 min – Livre 23 de outubro – segunda-feira 15h – Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre SEMANA 4 25 de outubro – quarta-feira 17h30 – Procurando Nemo – 100 min – Livre 26 de outubro – quinta-feira 17h30 – Universidade Monstros – 104 min – Livre 27 de outubro – sexta-feira 17h30 - WALL-E – 98 min – Livre 28 de outubro – sábado 14h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre (Ação Cosplayers) 16h40 - Ratatouille – 111 min – Livre 29 de outubro – domingo 14h30 – Oficina Lúdica para Crianças: Supers – 120 min – Livre (Evento gratuito) 15h – Viva: A Vida é Uma Festa – 105 min – Livre 17h20 – Monstros S.A – 92 min – Livre 30 de outubro – segunda-feira 17h30 – Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica – 102 min - Livre


Os Incríveis (Crédito: Disney/Pixar)
Os Incríveis (Crédito: Disney/Pixar)

Debate COMO ACONTECE A MAGIA DOS PIXELS? 14 de outubro, sábado, após exibição de Monstros S.A., a partir das 17h40 Bate-papo sobre as animações da Pixar com a participação da crítica de cinema Flávia Guerra e do crítico e pesquisador de cinema Carlos Primati. Mediação do curador Eduardo Reginato. O debate irá acontecer logo após a sessão de “Monstros S.A.”, no dia 14 de outubro. O público que estiver na sessão poderá ficar direto para o bate-papo. Se houver lugares disponíveis, será permitida a entrada de mais pessoas. Sessão Azul 21 de outubro, sábado 11h – Vida de Inseto – 95 min – Livre Sessão voltada para pessoas com transtorno de espectro autista. A sala de cinema ficará a meia luz, o som mais baixo e será permitida a livre circulação. Entrada gratuita, com distribuição limitada de ingressos 1h antes da sessão, na bilheteria. Exibição da versão dublada em português. Sessão comentada de TOY STORY 21 de outubro, sábado, 18h Após a exibição de “Toy Story”, o curador Fabricio Duque irá ministrar uma palestra sobre o filme assistido, apontando as referências e os destaques da obra. Classificação livre. Evento gratuito. Distribuição de ingressos uma antes da atividade, na bilheteria do CCBB. Ação Cosplayers A produção da mostra promoverá nos dias 07, 12 e 28 de outubro, a partir das 13h30, três ações com cosplayers caracterizados de personagens dos filmes da Pixar. Que figuras irão circular pelo CCBB nesses três dias? Venha descobrir! SOBRE OS CURADORES E CONVIDADOS Sobre Eduardo Reginato Curador, palestrante da sessão comentada, editor do catálogo Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa “Cinema Mundo” (2006), do extinto canal Cine Brasil TV, e produtor dos programas “(Re)corte Cultural” e “Arte com Sérgio Britto”, da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras “Bertrand Blier e a Comédia da Provocação” (2017), na Caixa Cultural SP, “Mel Brooks – Banzé no Cinema” (2020), “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror” (2021), “Terry Gilliam – O Onírico Anarquista” (2022) e “Frank Capra” (2023) no CCBB, entre outras. Sobre Fabrício Duque Curador, mediador do debate, editor do catálogo Jornalista e pós-graduado em Cinema, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), filiado à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Em 2009, fundou o website Vertentes do Cinema, no qual cobre os principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Festival do Rio, Brasília, Mostra de São Paulo, Tiradentes, Gramado, entre outros. Publicou textos nos catálogos das mostras “Stephen King: O Medo é Seu Melhor Companheiro”, “Fábrica de Sonhos”, ”Mel Brooks: Banzé no Cinema” e “Tim Burton”, todas do CCBB, e “Nos Embalos de Uma Parceria”, do MAM-Rio, entre outras. Escreveu artigo-capítulo no livro publicado “Um Porto no Purgatório”, sobre o cinema do cineasta maranhense Frederico Machado. Já realizou a curadoria da mostra “Truffaut em 35mm: Uma Semana de Cinefilia”, na Cinemateca do MAM-RJ. E das mostras Semana Vertentes Online; Festival Recine de Cinema de Arquivo; da edição de 30 anos do Curta Cinema; do Festival Estação Virtual 35 Anos; da I Mostra de Cinema de Maricá, durante o período da quarentena, 2020 e 2021, além de participar de debates sobre Ingmar Bergman, na PUC-Rio e no SESC, e outros diretores. Sobre Flávia Guerra Debatedora É jornalista, documentarista, roteirista, curadora e apresentadora. Tem mestrado em direção de documentário e cinema (Screen Documentary - MA) pela Goldsmiths – University of London. Produziu e dirigiu “Karl Max Way” (premiado no Festival É Tudo Verdade) é codiretora do longa "Poemaria". É colunista de cinema da Band News e do UOL Splash, criadora do podcast Plano Geral (@planogeral_podcast), em parceria com Thiago Stivaletti. Há 20 anos, cobre cinema e os principais festivais do mundo, para diversos veículos, como Estadão, Canal Brasil, CNN, TV Bandeirantes e Canal Like. Na última década, integrou júris e comissões de curadoria de concursos, editais e festivais no Brasil e no exterior, como Festival de Curtas de SP, Brasília, Primeiras Histórias, SPCine, Cine Esquema Novo, Festival de Miami, CineAlter, entre outros. Em 2022, foi curadora do Amazônia FiDoc Festival Pan-Amazônico de cinema. É curadora do Feed Dog-Festival Internacional de Documentários de Moda. Integra a equipe de idealizadores do Estudio Eon. Sobre Carlos Primati Debatedor Carlos Primati é crítico, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), pesquisador especializado no gênero fantástico, tradutor e editor. Colabora com diversas publicações sobre cinema fantástico, escrevendo artigos para livros, catálogos de mostras e livretos de lançamentos em homevideo. Ministra cursos livres sobre cinema fantástico e colaborou com diversas mostras organizadas por Breno Lira Gomes e Eduardo Reginato, como "Monstros no Cinema", "Stephen King: O Medo É o Seu Melhor Companheiro", "Estúdio Hammer: A Fantástica Fábrica de Horror" e "Terry Gilliam: O Onírico Anarquista", contribuindo com artigos e debates.

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