top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd

Documentário sobre pessoas influenciadoras surdas vai ao ar no GNT emcelebração ao Dia Nac. do surdo

Às 00h15, do dia 26/09, o GNT exibe o documentário Surdes, uma coprodução entre o canal e a Na Lata Filmes, dirigida por Carol Argamim Gouvêa e Thays Prado. O filme também estará disponível no Globoplay a partir do dia 26/09, Dia Nacional do Surdo


 documentário Surdes
documentário Surdes

Surdes acompanha o dia a dia de seis pessoas influenciadoras surdas que usam a internet e a arte para inspirar a comunidade surda a criar estratégias e ocupar espaços em um mundo feito prioritariamente para ouvintes. Tendo Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua principal, o filme traz legendas em português e convida a audiência ouvinte a abrir mão de seus privilégios e mergulhar por 73 minutos no universo das pessoas surdas.

No documentário, Gabriel Isaac (@isflocos), Tainá e Andrei Borges (@Visurdo), Kitana Dreams (@kitanadreams), Catharine Moreira (@cathyfofa) e Leonardo Castilho (@leocastilho) estão prestes a começar um novo projeto criativo. Enquanto nos envolvemos com o desenrolar dos projetos, também mergulhamos em suas experiências individuais em relação à família, gênero, raça e sexualidade. E entendemos como eles e elas se tornaram uma inspiração tanto para a comunidade surda quanto para a ouvinte.

Os personagens são verdadeiros fenômenos nas redes sociais e alcançam centenas de milhares de seguidores com conteúdos muito variados - que vão desde traduções de músicas e presença em shows, a viagens pelo mundo, passando por peças de teatro premiadas e discussões sobre o universo LGBTQIAP+. Navegam o mundo das publis, ganham cada vez mais espaço e são disputados por agências de conteúdo.

Carol Argamim Gouvêa e Thays Prado dirigem o seu primeiro longa-metragem documental. Conscientes de seus privilégios de mulheres cis, brancas e ouvintes, estão comprometidas em usar o audiovisual para lançar luz a temas sociais urgentes e, muitas vezes, invisíveis.



3 visualizações0 comentário
bottom of page