top of page

Edições Sesc realizam evento de lançamento do livro “O devorador: Zé Celso, Vida e Arte”, uma homenagem à trajetória revolucionária de um dos maiores nomes do teatro brasileiro

O encontro reúne Claudio Leal (organizador da obra), Marcelo Drummond e Camila Mota em bate-papo com intervenções musicais de Renato Braz e José Miguel Wisnik, seguido de sessão de autógrafos no dia 23 de julho, quarta-feira, no Teatro Anchieta (Sesc Consolação) 

Créditos  divulgação:
Créditos divulgação:

As Edições Sesc lançam o livro O devorador: Zé Celso, vida e arte em um evento no dia 23 de julho, quarta-feira, às 19h30, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação. O encontro reúne o organizador da obra, jornalista e pesquisador Claudio Leal, o diretor teatral Marcelo Drummond e a atriz e cantora Camila Mota em um bate-papo com intervenções musicais dos músicos Renato Braz e José Miguel Wisnik, seguido de sessão de autógrafos.A publicação presta homenagem à trajetória artística e política do encenador e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa (1937–2023), por meio de textos inéditos de artistas e intelectuais que conviveram com o criador do Teat(r)o Oficina. 

“A partir do hemisfério sul, olhar o hemisfério norte e devorar a cultura norte-americana. Foi um processo de antropofagia maravilhoso, não só no meu trabalho, como no trabalho de Caetano, do Gil, do Tom Zé. Enfim, abriu um caminho enorme essa devoração, essa antropofagia.” 

Zé Celso 

 

O livro reúne ensaios e depoimentos inéditos de nomes tais como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Maria Bethânia, Bete Coelho, Jorge Mautner e Ignácio Loyola de Brandão, entre outros, e traça uma narrativa multifacetada da carreira de Zé Celso marcada pela inovação radical, crítica política e celebração da liberdade artística e corporal.

Com estrutura cronológica e temática, a obra articula textos críticos, entrevistas, cartas e memórias de amigos e colaboradores — diretores, técnicos, arquitetos, músicos e jornalistas. O projeto gráfico é assinado pelo designer Mateus Valadares e apresenta uma capa tripla que se desdobra em pôster com fotos de diferentes fases de Zé Celso, sendo a principal delas um icônico registro de Bob Wolfenson, além de lombada de costuras aparentes. 

A publicação percorre desde os primeiros passos de Zé Celso em Araraquara, passando pela fundação do Teat(r)o Oficina, as montagens de O rei da vela e Roda Viva, o exílio durante a ditadura militar, até sua luta pela preservação cultural e urbana do Oficina. Inspirado no conceito modernista da antropofagia, Zé Celso transformou o teatro brasileiro ao integrar arte, política e vida, criando uma linguagem cênica irreverente, crítica e profundamente enraizada no Brasil. 

Com entrada gratuita, os ingressos para o evento de lançamento poderão ser retirados uma hora antes do início, na bilheteria do Teatro Anchieta. Vagas limitadas. 

Sobre os Convidados  

 

Claudio Leal (organizador do livro) é jornalista e doutorando em cinema pela ECA-USP, organizou obras de Caetano Veloso, Luiz Carlos Maciel, Emanoel Araujo e José Carlos Capinan. Autor de dissertação sobre Walter da Silveira e Glauber Rocha. Colabora com os cadernos Ilustrada e Ilustríssima da Folha de S.Paulo.

 

Marcelo Drummond é ator e diretor de teatro. Ao longo de 37 anos, foi companheiro do também diretor José Celso Martinez Corrêa, falecido em 2023.

 

Camila Mota é atriz, cantora, diretora assistente e estrategista da Cia. Oficina Uzyna Uzona.

 

Renato Braz é um cantor, violonista e percussionista brasileiro.

 

José Miguel Wisnik é músico, compositor, ensaísta e professor brasileiro, formado em Letras (Português) pela USP, mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma universidade.

 

 

Sobre as Edições Sesc São Paulo 

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade.

 

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos nas unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias e no portal www.sescsp.org.br/livraria 

 

 

Serviço 

 

Lançamento do livro O devorador: Zé Celso, vida e arte  

Bate-papo musical seguido de sessão de autógrafo com Claudio Leal (organizador), Marcelo Drummond e Camila Mota. Intervenções musicais de Renato Braz e José Miguel Wisnik. 

Data: 23 de julho, quarta, 19h30

Local: Sesc Consolação - Teatro AnchietaRua Dr. Vila Nova, 45. São Paulo - SP. Informações: (11) 3234-3000

GRÁTIS - Retirada de convites 1h antes.

Comments


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page