top of page

Edusp tem 7 livros entre os finalistas do Jabuti Acadêmico 2025

Anunciadas nesta terça-feira (22/07), as categorias têm 5 obras cada; os vencedores serão anunciados no dia 5 de agosto

 

Edusp
Edusp

A CBL (Câmara Brasileira do Livro) anunciou as obras finalistas do Jabuti Acadêmico 2025, sendo 7 delas publicadas pela Edusp (Editora da Universidade de São Paulo). As concorrentes se dividem em 6 categorias, que possuem 5 finalistas cada.

 

Dois livros da Edusp estão entre as selecionadas na categoria Matemática, Probabilidade e Estatística: “A Teoria dos Conjuntos e os Fundamentos da Matemática”, de Rogério Augusto dos Santos Fajardo, e “Lições de Homologia”, de Marcio Colombo Fenille.

 

Entre os finalistas na área da Ciência da Computação, está “Robótica Educacional”, organizado por Roseli Aparecida Francelin Romero. O livro reúne textos de diversos autores sobre suas experiências adotando a robótica nas práticas de ensino.

 

Na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, a Edusp está representada com “Multifuncionalidade da Agricultura Familiar: A Sustentabilidade de Sistemas Agroalimentares”, organizado por Fábio Frattini Marchetti e Paulo Eduardo Moruzzi Marques. O tema principal da obra é o papel da agricultura familiar no desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis.

 

 Jabuti Acadêmico 2025
Jabuti Acadêmico 2025

“Epidemiologia Nutricional Aplicada à Obesidade”, escrito por Maria Laura da Costa Louzada, está entre os finalistas em Ciência de Alimentos e Nutrição. Focado na epidemia de obesidade no Brasil, o livro analisa o papel da alimentação, em especial os ultraprocessados, nesse fenômeno.

 

A categoria Filosofia inclui “Rastros do Mundo: Experiência e Repetição em Samuel Beckett, uma análise de Luciano Gatti sobre as relações do autor irlandês com as tradições das artes e o modernismo a partir da Teoria Crítica de Benjamin e Adorno.

 

Por fim, a Edusp está representada entre os finalistas em Tradução com “Da Alma do Mundo: Uma Hipótese da Física Superior para Esclarecimento do Organismo Universal”. A obra seminal do filósofo alemão F. W. J. Schelling foi traduzida por Márcia Cristina Ferreira Gonçalves.

 

Os vencedores do Jabuti Acadêmico 2025 serão anunciados em 5 de agosto, em cerimônia que acontecerá no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A premiação acadêmica foi criada pela CBL em janeiro de 2024, com o apoio da ABC (Academia Brasileira de Ciências) e da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page