Especialista em Ásia conta história da Coreia desde suas raízes mitológicas até o século XXI em novo livro
- Lagoa Nerd
- 7 de ago.
- 3 min de leitura
Filhos do Céu e da ursa, de Emiliano Unzer, oferece um panorama abrangente da trajetória coreana, desde suas origens até os desafios e transformações recentes

“Esta é a história de uma região que combateu invasores, venceu o improvável, suportou opressões e resistiu à fratura. A Coreia é um símbolo da grandeza e tragédia humanas.”
- Emiliano Unzer
Ao longo dos séculos, a Coreia enfrentou invasões, dominações e divisões, além de desenvolver uma cultura vibrante e uma filosofia própria. Entre grandezas e tragédias, a península enfrentou e superou desafios que a colocaram no centro de transformações no Leste Asiático e no mundo. Em Filhos do Céu e da ursa, lançamento do selo Crítica da Editora Planeta, o historiador especialista em Ásia Emiliano Unzer apresenta uma panorama desde as origens lendárias de seu povo até sua história recente.
A ascensão de reinos como Koryo e Joseon, a resistência à colonização japonesa e a divisão da península após a Guerra da Coreia são alguns dos momentos cruciais que moldaram o destino da península. Na obra, o autor examina não apenas os eventos políticos, mas também os aspectos sociais, econômicos e culturais que definiram uma sociedade tão única. O contexto geográfico e as relações com os vizinhos do Leste Asiático são igualmente explorados, proporcionando uma visão ampla e integrada dessa história complexa.
O título do livro, Filhos do Céu e da ursa, deriva do conto que explica a criação do povo coreano, e é com ele que Unzer abre a narrativa. Na história, Hwanung, filho do Senhor dos Céus, desce à Terra na montanha Baekdu, na fronteira entre a Coreia do Norte e a China, para fundar a Cidade de Deus e traz consigo os conhecimentos divinos. Lá, uma ursa e um tigre pedem para ser transformados em humanos – a ursa segue os ensinamentos e vira uma mulher. É o filho dela com Hwanung, Dangun, quem funda o reino de Gojoseon, que um dia se tornaria a Coreia.
Histórias como essa, aliadas às análizes aprofundadas e pesquisa cuidadosa, são o que compõe o livro de estreia do historiador referência no estudo de Ásia no Brasil. A proposta é uma narrativa sobre resistência, adaptação e reinvenção. Uma história que revela como a Coreia, entre grandezas e tragédias, enfrentou e superou desafios que a colocaram no centro de transformações no Leste Asiático e no mundo.
FICHA TÉCNICA
Título: Filhos do Céu e da ursa
Autora: Emiliano Unzer
ISBN: 978-85-422-3690-3
Páginas: 240
Preço livro físico: R$ 74,90
Selo Crítica, Editora Planeta
SOBRE O AUTOR
Emiliano Unzer é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Políticas Pós-coloniais pela Universidade de Aberystwyth, no País de Gales, e formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor titular de História da Ásia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Este é seu primeiro livro pelo selo Crítica da Editora Planeta.
SOBRE O SELO CRÍTICA
Lançado na Espanha em 1976 e presente no Brasil desde 2016, o selo é referência em títulos de alta qualidade nas áreas de história, ensaios e divulgação científica. Com autores de renome internacional, como Niall Ferguson, Mary Beard e Noam Chomsky, também publica algumas das vozes mais influentes do pensamento brasileiro, incluindo Carlos Fico, Pedro Rossi, Tatiana Rossi e Marco Antonio Villa. Uma marca que combina excelência acadêmica com acessibilidade, trazendo ao público obras que informam, provocam e inspiram.
Comentários