top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd

Expocine 2023: encerra 10ª edição com mais de 1.300 inscritos

Exibidores, produtores e distribuidores se reuniram em 4 dias de evento para conferir novidades e debater o futuro do setor

Expocine 2023
Expocine 2023

A Expocine encerrou sua 10ª edição nesta sexta-feira, dia 06, com uma cerimônia no final da tarde no Cine Marquise, em São Paulo. O evento, que contou com mais de 1.300 pessoas nos quatro dias, celebrou o sucesso de mais uma edição e entregou as já tradicionais homenagens concedidas aos profissionais e às empresas que fizeram a história do cinema no Brasil em três categorias: distribuição, produção e exibição.

“Queria agradecer a todos. Nós da Tonks gostaríamos de agradecer as mais de 1.300 pessoas que se inscreveram e estiveram conosco e aos nossos patrocinadores. Já temos data da Expocine 2024, que será de 08 a 10 de outubro e começamos a pensar na nova edição a partir de agora”, agradeceu Marcelo Lima, CEO da Tonks e idealizador da Expocine.

Este ano cinco empresas receberam o troféu Expocine. No segmento de distribuição, o evento reconheceu o trabalho e os 10 anos de atuação no país da O2 Play, representada por seu diretor Igor Kupstas, e que recebeu o troféu das mãos de Marcelo Lima, da TONKS/Expocine; H2O Films, com Sandro Rodrigues, diretor geral, recebendo a homenagem entregue por Sérgio Sá Leitão, presidente do LIDE Cultura; e Diamond Films Brasil, representada por seu diretor geral Vinícius Pagin, que recebeu o prêmio de Marcos Oliveira, gestor do Consórcio de Exibidores Brasileiros Independentes, o CONEBI.

Na área de produção, a Casa de Cinema de Porto Alegre foi a homenageada pelos 37 anos de atuação ininterrupta no audiovisual produzido no Rio Grande do Sul. Ana Luiza Azevedo, sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre, subiu ao palco para receber o troféu Expocine, entregue por Sabrina Wagon, CEO da Elo Studios.

“É uma honra estar aqui. Os nossos filmes são todos feitos para serem assistidos pelo maior número de pessoas, das mais diversas possíveis. Por isso, estamos sempre juntos na luta pela cota de tela, regulamentação de VOD, trabalhando junto exibidores e distribuidores. Em um país como o Brasil, em que a infraestrutura de exibição foi construída e pensada para a exibição de filmes estrangeiros, é muito significativo para nós estar aqui recebendo esta homenagem”, declarou Ana Luiza.


Aílton Graça - crédito: Mariana Pekin
Aílton Graça - crédito: Mariana Pekin

E no mercado exibidor, o Cine Casarão de Manaus foi o destaque por ser um ponto cultural, social e afetivo importante da cidade. João Fernandes, diretor do Cine Casarão, veio a São Paulo para receber a homenagem, também entregue por Marcelo Lima.

“Quero agradecer muito ao Marcelo, talvez eu seja o único da região Norte durante esse evento todo. A ideia da nossa sala é promover o cinema nacional. Eu não sou formado em cinema, mas sou a pessoa que modifica o lugar em que está, através da arte”, discursou João Fernandes em uma fala emocionada e muito aplaudida.

O último dia de atividades da maior convenção de negócios de cinema da América Latina contou com apresentações exclusivas da Warner Bros. Discovery e Universal com o line-up 2023/2024. O destaque ficou para a presença do ator Fábio Porchat na apresentação da Warner, que animou a plateia ao apresentar, de forma inédita, informações e materiais do longa “Evidências do Amor”, previsto para 2024 e com Porchat e Sandy como protagonistas. A Expocine deste ano ainda recebeu os atores Juliana Alves, Rafael Infante, Aílton Graça, Silvio Guindane, Fabrício Boliveira, Fefe Schneider e Bibi Tatto, divulgando seus projetos futuros para a telona.

Na tarde desta sexta, a Expocine também foi palco do lançamento da “Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual e Balanço de Ações da Spcine em 2022”. Victor Hugo Pires, coordenador do Observatório Spcine, e Lyara Oliveira, diretora de inovação e políticas do audiovisual da Spcine estiveram presentes no encontro. “O trabalho da SP Film Commission, braço intermediador que unifica processos de filmagem na prefeitura, é como um termômetro. Com os dados coletados é possível ver que o ano de 2022 foi um ano de recuperação, e entramos no ano de 2023 com força total. Já batemos recorde de atendimentos na SPFilm, e isso está mostrando pra gente a força do mercado voltando a operar", apresentou Lyara.

Dentre as programações de palestras na sala Spcine, o último dia de evento pautou temas como a internacionalização de filmes em território latino-americano, que trouxe importantes nomes do mercado da região para debater, como Juan Zapata, diretor e roteirista da Zapata Filmes, Leonardo Torres, presidente da Red de Salas do Chile, Yuli Rodriguez, produtora da Comunidade de Exibição Cinematográfica do México, e Fabíola Cavalcanti, supervisora do Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Outros assuntos, como ESG no audiovisual, supervisão musical, os riscos de se trabalhar com audiovisual e novas tecnologias para distribuição e exibição também foram contemplados nas conversas do último dia.

Fábio Porchat - crédito: Mariana Pekin
Fábio Porchat - crédito: Mariana Pekin

“O cinema latino-americano nunca esteve tão bem, nunca foi tão fácil produzir por aqui, mas ainda temos, hoje, um problema de comunicação para distribuir, muito mais do que há 15 anos atrás. O que estamos propondo com a incorporação da tecnologia é fazer um desenho pensado em cada filme, que se comunique com o público misturando programas e tecnologias”, comentou Juan Zapata, da Zapata Filmes, no painel sobre novas tecnologias para distribuição e exibição.

Na sala Ancine, os presentes puderam conferir duas oficinas. Uma sobre os mecanismos de fomento do sistema de financiamento à cultura, que debateu estratégias que visam incentivar a produção cultural no país, através de incentivos fiscais. O bate-papo foi comandado por Flávia Manso e Kátia Catalano, gerentes do escritório CQS/FV Advogados. E a oficina sobre proteção de dados e privacidade no audiovisual ministrada por Camila Vilela, advogada do escritório CQS/FV Advogados.

A 10ª edição da Expocine ainda abriu as suas portas para dois importantes marcos que aconteceram nos dias de evento: a criação de um grupo de trabalho para organizar uma rede nacional de film commissions, a partir da necessidade de se criar mais espaços de troca, colaboração, apoio e fortalecimento. E também a renovação do Acordo Latino-Americano de Distribuição, que contará com quase 50 salas de 9 países.

Com a programação dividida entre o Cine Marquise e o Renaissance Hotel, os visitantes ainda puderam conferir o último dia da feira de negócios com 24 expositores e muitas marcas de serviços e produtos apresentando suas principais novidades para os mercados de exibição, distribuição e produção cinematográfica. Entre os expositores, estiveram presentes Preshow, Equiposhop, Projetelas, Warm, Cinionic, DB Series, Christie, Osram, Bravoluz, Maxillusion, Ingresso.com, Venda Bem, Zinc, Kelonik, Santa Clara, Severtson, Estado Rio Grande Do Sul, Estado Paraná, Sharp Nec, Olyra, Inorca, Macro Toy, Pipocas Cianorte E Quanta Pro

A organização da Expocine 2023 contou com patrocínio institucional da Ancine e patrocínio de Spcine, Kinoplex, Cinionic, Grupo Consciência, Dolby, Gaia Digital, GDC, Harkness, HotSound, Iguale Acessibilidade Ingresso.com, Kinelux, MaxIllusion, Osram, Sharp/NEC, Soluplex, Telecine, Venda Bem, Cine Master, Cervejaria Ravache e ScreenX.

6 visualizações0 comentário
bottom of page