top of page
Foto do escritorLagoa Nerd

‘Fellini Por Fellini’: filme recupera entrevista histórica do mestre do cinema italiano

Um dos maiores nomes do cinema italiano, Federico Fellini conta sua própria história em “Fellini Por Fellini”, filme que estreia no Curta! e no streaming CurtaOn logo depois de ser um dos destaques do festival É Tudo Verdade.


O cineasta Federico Fellini (Crédito: Divulgação/Curta!)
O cineasta Federico Fellini (Crédito: Divulgação/Curta!)

O longa é dirigido por Jean-Christophe Rosé, que recuperou entrevistas exclusivas feitas por ele mesmo com Fellini. 

Em um relato íntimo e honesto, Fellini fala de toda a sua vida, desde seu nascimento, em 1920, passando por uma infância modesta, seus primeiros trabalhos, até a maturidade como diretor. A narrativa é complementada com depoimentos de Jean-Christophe Rosé, que também lança sua própria perspectiva em primeira pessoa, colocando-se como um admirador do cineasta. A narração serve como fio condutor do documentário e contextualiza os trechos da entrevista conforme são exibidos. 

Fotos, registros em vídeo e cenas de filmes — como “A Estrada da Vida”, “Noites de Cabiria” e “A Doce Vida” — também ajudam a falar sobre Fellini, cuja história de vida se confunde com a do cinema italiano e com a da própria Itália do século XX. Entre confidências e impressões sobre o mundo, Fellini fala de seus sonhos, suas neuroses, suas boas e más lembranças e de sua predileção por determinados atores, como Marcello Mastroianni e Giulietta Masina — a musa, esposa e grande amor de sua vida. 

O filme também lembra os anos finais da vida do mestre, quando o mundo e o cinema já eram bem diferentes dos de sua juventude: “Ele tinha total posse de suas faculdades, mas senti que ele já antevia o crepúsculo de sua vida”, diz Rosé, antecedendo os registros de um de seus últimos encontros com Fellini. Na ocasião, o diretor se ocupava com seu derradeiro filme — “A Voz da Lua” —, já idoso, mas com a mesma paixão de antes.

 

Um belo registro de bastidor, em que o cineasta se engaja e se diverte enquanto instrui os atores, é costurado a uma emocionante entrevista em que ele declara seu amor à sétima arte: “O cinema é meu modo de vida, é meu grande álibi, é minha expressão existencial, é minha existência”. Fellini morreria três anos depois, em 1993.

 

“Fellini Por Fellini” também estará em streaming através do CurtaOn, disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia no Curta! é no dia temático Quartas de Cena e Cinema, 24 de abril, às 22h50.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page