top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

Festa do Livro da USP comemora 25 anos com centenas de obras com desconto mínimo de 50%

A 25ª edição da Festa do Livro da USP (Universidade de São Paulo) será realizada entre os dias 8 e 12 de novembro e contará com 212 editoras oferecendo descontos mínimos de 50% no preço de capa das obras.


Festa do Livro da USP
Festa do Livro da USP

O evento será na avenida Professor Mello Moraes, Travessa C, na Cidade Universitária, na Capital Paulista. Em 2023, para comemorar os 25 anos da Festa, ela foi estendida também para o domingo.

O horário da Festa será de quarta a sexta das 9h às 21h e no sábado e no domingo das 9h às 19h. Já é possível consultar as listas de livros das editoras participantes pelo endereço eletrônico.

Organizada anualmente pela Edusp desde 1999, a Festa do Livro da USP permite ao leitor o contato com editoras que têm pouca divulgação no mercado editorial, muitas das quais de pequeno porte, ao lado de editoras conhecidas e de grande expressão no mercado. Segundo os organizadores, o próprio nome do evento busca traduzir o sentimento de comemoração da leitura, para a qual leitores e editoras são convidados a participar.

Nesta 25ª. edição, outra novidade será a presença de algumas editoras pela primeira vez: no segmento acadêmico, a Editora UnB e a Entre Saberes, a Mostarda entre as infantis, a NewPOP no segmento de HQs, e as editoras Carambaia, Diadorim, Mnema e Revista Cult.

Destaques da Edusp

A Edusp disponibilizará todo seu amplo catálogo de publicações com descontos mínimos de 50% e apresentará ao público a oportunidade de conhecer os lançamentos do último ano. Entre os destaques está a segunda edição da "Caixa Modernista", programada pela Edusp como parte das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna em 2022. É um museu portátil, que oferece ao leitor os principais textos da Semana, como cartões postais, partituras, o programa da semana, entre outros. Inclui ainda dois livros que representam os momentos inaugurais da poesia moderna no Brasil: Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade, e Pau Brasil, de Oswald de Andrade, em edições fac-similares.

Outra publicação em destaque é "Exu: Um Deus Afro-atlântico no Brasil", no qual Vagner Gonçalves da Silva se propõe a fornecer alguns pontos de vista por meio dos quais seu culto no Brasil pode ser caracterizado, em especial no candomblé e na umbanda, e analisar sua apropriação pelas denominações cristãs — primeiro pelo catolicismo e, mais recentemente, pelo neopentecostalismo.

Um recente lançamento da Edusp disponível na Festa é o novo livro do antropólogo Carlos Fausto, "Ardis da Arte: Imagem, Agência e Ritual na Amazônia". Na obra, Fausto investiga imagens e artefatos rituais de povos indígenas daquela região e se debruça sobre a história da arte para resgatar o que levou a imagem ou o artefato ritual a terem aquele significado, numa trajetória etnográfica, teórica e comparativa.

Um grande destaque do catálogo, lançado no último mês de setembro, é a Coleção Prismas, que traz edições voltadas a apresentar um estudo aprofundado de uma obra de arte nacional ou estrangeira e que pertença ao acervo de instituições e museus brasileiros. As três primeiras edições são "Más Notícias, de Rodolfo Amoedo", de Sonia Gomes Pereira; "O Escolar, de Van Gogh", de Felipe Sevilhano Martinez; e "Sem Título, de Amilcar de Castro", de Flávio Moura. A coleção é coordenada pelo professor de história da arte na Unicamp Jorge Coli, que também é colunista da Folha de S. Paulo.

SERVIÇO

25ª Festa do Livro da USP

Quando: 8 a 12 de novembro

Horário: quarta a sexta das 9h às 21h e no sábado e no domingo das 9h às 19h

Local: Cidade Universitária - São Paulo/SP

Endereço: Avenida Professor Mello Moraes, Travessa C,

Informações: Site

7 visualizações0 comentário
bottom of page