top of page

Iniciativa inédita oferece apoio de 90 mil euros para nove filmes brasileiros em desenvolvimento

Critérios de seleção e materiais para a inscrição são divulgados no site do Hubert Bals Fund, que promove ação em parceria com Projeto Paradiso, RioFilme e Spcine



Crédito: Brazilian Stand Marché du Film_Cannes2025_Foto: Camilla Canalini (divulgação)
Crédito: Brazilian Stand Marché du Film_Cannes2025_Foto: Camilla Canalini (divulgação)

Iniciativa inédita, o HBF+Brasil: Iniciativa de apoio ao desenvolvimento — uma ação do Hubert Bals Fund (HBF), ligado ao International Film Festival Rotterdam (IFFR) — chega ao Brasil com o apoio do Projeto Paradiso, RioFilme e Spcine e a proposta é fomentar o desenvolvimento de projetos brasileiros de longa-metragem de ficção em estágio inicial. Serão selecionados até nove projetos: quatro de cineastas de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e um de outra cidade do país. Informações detalhadas sobre os critérios de seleção e a distribuição das vagas estão disponíveis no site do fundo, que pode ser acessado neste link. 

Com foco em narrativas brasileiras originais, inovadoras e culturalmente relevantes, o programa oferece nove aportes de 10 mil euros, além de visibilidade internacional. A iniciativa busca estimular colaborações entre profissionais do Brasil e do exterior, unindo o conhecimento e os recursos de três parceiros locais — RioFilme, Spcine e Projeto Paradiso — à expertise do Hubert Bals Fund, reconhecido por apoiar projetos com forte potencial artístico e colaborativo. Essa é a primeira iniciativa internacional deste porte realizada pelo HBF. 

A seleção é voltada para o segundo ou terceiro longa-metragem de ficção de diretoras e diretores brasileiros. Os principais critérios de avaliação incluem a qualidade artística da proposta, sua viabilidade e alinhamento com o perfil curatorial do IFFR. As inscrições encerram em 15 de setembro, às 23h59 (horário de Amsterdã – CEST), e o formulário estará disponível no site do HBF uma semana antes deste prazo. Já foram disponibilizados no site informações detalhadas sobre a elegibilidade, critérios de seleção e materiais necessários para participar.

Crédito: HBF+Brazil (divulgação)
Crédito: HBF+Brazil (divulgação)

“Nossa ligação com o Brasil é profunda - é o país que mais apoiamos em do que qualquer outro em nossos 35 anos de história. Muitos dos principais cineastas brasileiros - incluindo Kleber Mendonça Filho, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro e Julia de Simone - se beneficiaram do apoio da HBF em momentos importantes de suas carreiras”, afirmaram em nota Vanja Kalujdercic, diretora do Festival do IFFR, e Tamara Tatishvili, diretora do Hubert Bals Fund. “Com essa nova iniciativa, estamos construindo esse legado ao lado de parceiros públicos e privados proeminentes que trazem conhecimentos e recursos locais essenciais, bem como uma profunda confiança na experiência da Hubert Bals Fund no financiamento do desenvolvimento”, concluem. 


O HBF+Brasil é fruto de uma colaboração cada vez mais sólida entre o Hubert Bals Fund e o Brasil. Um dos marcos recentes dessa parceria é a publicação Desenvolvimento de Impacto, lançada durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2024, pelo HBF em parceria com o Projeto Paradiso. O material reúne reflexões sobre o papel fundamental do financiamento para os estágios iniciais do desenvolvimento cinematográfico. 


“É muito significativo fazer parte de uma iniciativa pioneira que articula esforços locais e internacionais em prol do cinema brasileiro. Estamos entusiasmados em unir forças com a Spcine e a RioFilme para dar vida a um programa que amplia o acesso de talentos brasileiros a recursos estratégicos e visibilidade internacional. Apoiar o desenvolvimento de projetos é investir na base criativa do nosso cinema, algo que está no coração da missão do Projeto Paradiso”, celebra Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. 


De acordo com Leonardo Edde, Presidente da RioFilme, “RioFilme tem orgulho de integrar esta parceria com o Hubert Bals Fund, que fortalece ainda mais a já consagrada cinematografia carioca. O Rio de Janeiro é um dos maiores polos audiovisuais do Brasil, com produções reconhecidas e premiadas, e este fundo representa um passo estratégico para ampliar oportunidades de coprodução internacional e consolidar nossa cidade como um hub criativo global.” 

Para Lyara Oliveira, presidente da Spcine, instituição parceira da iniciativa em São Paulo, “a parceria com o Projeto Paradiso e a RioFilme reafirma o compromisso da Spcine com a internacionalização do audiovisual paulistano. Neste sentido, ampliamos o alcance dos nossos talentos e conectamos São Paulo a redes globais de criação e desenvolvimento. Trata-se de um movimento estratégico para fortalecer a presença da nossa cidade no cenário internacional e impulsionar a indústria criativa local”. 


Sobre o Hubert Bals Fund

O Hubert Bals Fund é um fundo curatorial vinculado ao International Film Festival Rotterdam (IFFR), dedicado a apoiar cineastas da África, Ásia, América Latina, Oriente Médio e regiões da Europa Oriental. O fundo oferece suporte em todas as etapas da produção de longas-metragens — do desenvolvimento de roteiro à pós-produção. Ao longo de mais de 30 anos de atuação, já apoiou 66 projetos de longas brasileiros. 


Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. 


Sobre a RioFilme

Fundada em 1992, a RIOFILME é a empresa pública municipal responsável pelo apoio e fomento à indústria audiovisual do Rio de Janeiro. Sua missão é promover o desenvolvimento do setor em toda a cadeia de valor, fortalecendo a economia e a identidade cultural da cidade. A RIOFILME investe em todas as etapas do ecossistema audiovisual - da formação e desenvolvimento à produção, distribuição, exibição e promoção internacional. Também trabalha para democratizar o acesso às salas de cinema e oferece apoio estratégico a produtores brasileiros e internacionais que queiram filmar no Rio, através da Rio Film Commission. 


Sobre a Spcine

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page