top of page

Jornalista Donizete Peixinho lança livro "Memórias de um peixe que fala"

Publicado pela Ipê das Letras, a obra mescla memórias pessoais, fatos históricos e reflexões sobre jornalismo e sustentabilidade, narrando a inspiradora trajetória de um garoto mato-grossense que descobre o jornalismo ao ler gibi do Tio Patinhas. Depois, ele conhece o mundo cobrindo grandes eventos.

“Memórias de um peixe que fala”, novo livro de Donizete Peixinho
Memórias de um peixe que fala”, novo livro de Donizete Peixinho

A editora Ipê das Letras apresenta o lançamento de “Memórias de um peixe que fala”, novo livro de Donizete Peixinho, jornalista nascido em Rondonópolis (MT). A obra destaca como ele construiu uma carreira marcada por coberturas históricas e entrevistas com grandes personalidades. O livro mistura memórias pessoais e fatos importantes para contar a trajetória de um garoto pobre da zona rural que encontrou no jornalismo um caminho para mudar radicalmente sua dura vida da infância.

A publicação narra como o autor superou inúmeros desafios para se formar jornalista e alcançar destaque na profissão. Donizete Peixinho relata coberturas como o ataque do Exército de Boris Yeltsin ao Parlamento russo (1993), a Olimpíada de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo da França (1998), além de encontros com Ayrton Senna, Pelé e outras figuras marcantes.

 

Mais que uma biografia, o jornalista — com passagens por SBT, Record TV e Rede Manchete — reflete sobre a evolução do jornalismo, as transformações sociais e a sustentabilidade, reforçando a urgência de preservar o planeta. A obra convida o leitor a acreditar em si mesmo e a enxergar que é possível, sim, transformar o mundo para melhor.

 

O livro está disponível em pré-venda exclusivamente na plataforma online da Ipê das Letras, pelo valor de R$48. O lançamento oficial está marcado para o dia 11 de setembro (quinta-feira), às 20 horas, e será no Bar Tribunal, localizado na Rua Coriolano, 810 - Vila Romana, São Paulo.

 

Sinopse

"Memórias de um peixe que fala" narra a história inspiradora de um garoto pobre da zona rural de Mato Grosso que descobre o jornalismo ao ler um gibi do Tio Patinhas. Apaixonado pela profissão, Donizete Peixinho enfrentou muitos obstáculos para se formar. Depois, construiu uma carreira vencedora, cheia de experiências fantásticas. Viu de perto o fim do comunismo na Rússia sob os tiros de tanques de guerra de Boris Yeltsin. Cobriu olimpíada e copa do mundo de futebol. Entrevistou personalidades importantes, como Ayrton Senna e Pelé. As memórias pessoais se misturam com fatos históricos do Brasil e do mundo e trazem reflexões sobre jornalismo, transformações sociais e sustentabilidade. Para o menino aventureiro que chegou lá, o sonho de transformar o mundo para melhor é sempre possível. Basta ajudarmos a natureza e acreditarmos em nós mesmos.

 

Sobre o autor

Jornalista nascido em Rondonópolis, Mato Grosso. Trabalhou como repórter e editor de texto no SBT, na Record TV e na Rede Manchete. Participou da cobertura da Olimpíada de Atlanta, em 1996, e da Copa do Mundo de futebol da França, em 1998. Cobriu o ataque do Exército de Boris Yeltsin ao Parlamento russo, em Moscou, em 1993. E trabalhou em dois projetos marcantes da história da televisão brasileira: Documento especial, da Rede Manchete, e Aqui agora, do SBT. Defensor incansável da natureza e da sustentabilidade, acredita que preservar o planeta é celebrar a vida.

 

SOBRE A IPÊ 

A Ipê das Letras está na linha de frente das publicações de novos autores brasileiros contemporâneos, transformando o cenário literário com uma abordagem inovadora. Nossa missão é democratizar a literatura, oferecendo aos leitores uma diversidade de obras em todos os gêneros e proporcionando oportunidades únicas para novos autores talentosos. Acreditamos que a literatura é uma ferramenta de inspiração e transformação, convidando todos a explorar novas ideias e emoções. Juntos, buscamos romper barreiras literárias e criar experiências inesquecíveis.

Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page