top of page

‘LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA’, SÉRIE DOCL SOBRE OS IDIOMAS FALADOS NO BRASIL, ESTREIA EM 14 DE NOVEMBRO

STREIA NA HBO E HBO MAX EM 14 DE NOVEMBRO

Com participações de Caetano Veloso e Maria Bethânia, a produção terá exibição especial no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo


‘LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA’,
‘LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA’,

A HBO e a HBO Max acabam de anunciar para 14 de novembro a estreia da nova série documental de quatro episódios, 'LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA', na plataforma de streaming e no canal HBO, a partir das 20h, com estreias semanais em ambos. Com criação, roteiro e direção de Estevão Ciavatta, a produção da Pindorama Filmes terá pré-estreia em exibições especiais durante o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, ambas em outubro.

'LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA' aborda questões fundamentais sobre a construção do nosso idioma, como a variedade de 270 línguas nativas e africanas faladas no Brasil e como isso impacta a identidade cultural da nação. A série apresenta 11 línguas: portuguesa, galega, guarani, baniwa, tukano, patxohã, Iorubá, quimbundo, língua da Tabatinga, nhengatu, librase pajubá, língua de resistência das travestis, que terá sua primeira documentação e registro. Além de sete falares: português caipira, português tapuia, bahianês, carioquês, sergipanês, mineirês e linguagem neutra. Com música de abertura original composta por Arnaldo Antunes e leitura exclusiva de autores clássicos da literatura brasileira por Maria Bethânia, a série documental traz um encontro emocionante entre Caetano Veloso e Yeda Pessoa de Castro, referência em estudos de línguas africanas no Brasil, que são parentes e não se viam há mais de 30 anos.

Além disso, tem participações de membros da Academia Brasileira de Letras, inclusive Nélida Piñon, em sua última entrevista antes de seu falecimento em dezembro passado; filmagens na Universidade do Minho, em Portugal, onde “nasceu” a língua portuguesa; registros da língua Baniwa em regiões remotas da Amazônia, e filmagem no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com poetas surdos e ouvintes.

"É uma oportunidade para pensarmos o Brasil e nossa identidade a partir da enorme diversidade de línguas aqui faladas. Os brasileiros ainda falam português ou já temos uma língua brasileira?”, questiona Ciavatta.

'LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA' é uma coprodução da Warner Bros. Discovery com a Pindorama Filmes. Do lado da Pindorama, a série conta com consultoria e seleção de textos de Eucanaã Ferraz e criação, produção executiva de Renata Carpenter e roteiro e direção de Estevão Ciavatta. Pela WBD supervisionam a produção Anouk Aaron, Adriana Cechetti e Marina Pedral.

2 visualizações0 comentário
bottom of page