Livro de ex-chefe do programa do Pentágono que investigava óvnis chega ao Brasil pela HarperCollins
- Lagoa Nerd
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Luis Elizondo revela os bastidores das investigações do governo dos Estados Unidos sobre objetos voadores não identificados

Luis “Lue” Elizondo é uma das vozes mais respeitadas quando se trata da busca por respostas sobre fenômenos inexplicáveis no céu. Veterano do exército, ex-oficial sênior de Inteligência e ex-agente especial, o militar esteve durante anos à frente do Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP, na sigla em inglês), uma iniciativa sigilosa do governo dos Estados Unidos que rastreava e estudava avistamentos de óvnis (agora conhecidos como UAPs — Fenômenos Anômalos Não Identificados) em todo o mundo. Em Iminente: os bastidores da caçada do Pentágono a óvnis, que chega ao Brasil pela HarperCollins, Elizondo oferece uma perspectiva privilegiada das investigações e descobertas sobre esses fenômenos misteriosos.Os relatos instigantes de avistamentos compartilhados por Lue revelam visitas recorrentes de seres não humanos à Terra, munidos com uma tecnologia infinitamente superior ao que temos de mais avançado.
O livro expõe ainda os esforços de governos de todo o mundo, mas especialmente dos Estados Unidos, para esconder do público as descobertas sobre os UAPs e minar o avanço dos estudos sobre o tema, apesar da possível ameaça à segurança nacional — e de toda a humanidade — que essas visitas possam representar.O incidente de Colares, por exemplo, ocorrido no interior do estado do Pará nos anos 1970 é detalhado logo no início do livro e demonstra a preocupação de Elizondo com a falta de transparência das autoridades em relação ao tema: “Nos anos 1970, as autoridades brasileiras encerraram a investigação [do tenente-coronel] Hollanda e comunicaram que nenhum fenômeno incomum tinha sido encontrado. Os arquivos foram mantidos sob sigilo até a década de 1990. [O coronel] Uchôa admitiu sem constrangimento que o governo brasileiro havia acobertado o que aconteceu em Colares. Seu comentário não surpreendeu ninguém em nossa mesa. Claro que o Brasil escondeu a verdade. Era isso o que todos os governos faziam, e sempre vão fazer”, denuncia o autor.Iminente oferece uma visão rara do envolvimento do governo americano na coleta e análise de informações sobre UAPs, levantando questões relevantes sobre a transparência das instituições políticas e militares e a segurança das nações, ao mesmo tempo que aponta para a influência dessas investigações no futuro da exploração espacial, da física e da humanidade.
Sobre o autor: Luis “Lue” Elizondo é o antigo chefe do Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP, na sigla em inglês), uma unidade do Pentágono que investigava óvnis — agora conhecidos como Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP, na sigla em inglês). Antes do AATIP, Elizondo atuou como oficial de operações de contraespionagem e contraterrorismo para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, além de ter trabalhado para outras agências de segurança e inteligência. Elizondo é um orgulhoso veterano do exército que serviu seu país ao redor do mundo, incluindo Coreia do Sul, América Latina, Caribe, Afeganistão e outros países do Oriente Médio. Elizondo é formado em microbiologia e imunologia pela Universidade de Miami.
Iminente: os bastidores da caçada do Pentágono a óvnisHarperCollins | Autor: Luis Elizondo | Páginas: 336 | ISBN: 9786555116847 | Físico: R$69,90
Comments