Marion Zimmer Bradley dá voz a Cassandra em O incêndio de Troia e traz novo olhar sobre a epopeia homérica
- Lagoa Nerd
- há 20 minutos
- 3 min de leitura
Autora de As brumas de Avalon revisita a mitologia grega em uma narrativa épica que une história, imaginação e a força das mulheres silenciadas

“— O mundo mudou; já percebo que me considera uma velha com o juízo afetado. Este sempre foi meu destino: falar a verdade e nunca ser acreditada. Assim foi, assim sempre será.”
- Marion Zimmer Bradley
Após transformar o mito arturiano em uma poderosa celebração do feminino com As brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley volta a reimaginar o passado em O incêndio de Troia, obra que retorna às livrarias brasileira pelo selo Planeta Minotauro, da Editora Planeta. Neste livro, Bradley coloca no centro da narrativa Cassandra, sacerdotisa de Apolo, amaldiçoada a prever o futuro sem jamais ser acreditada. Entre deuses e guerreiros, ela é a mulher que ousa desafiar reis, heróis e o próprio destino.
Unindo arqueologia, mitologia e romance histórico, a autora reconstrói o lendário cerco de Troia com um olhar humano e sensível. Marion derruba o véu da idealização para apresentar Aquiles, Heitor, Páris e Helena como figuras marcadas por paixões, dúvidas e tragédias. Enquanto os homens travam batalhas por glória e orgulho, Cassandra luta por algo mais profundo: a liberdade, a verdade e a sobrevivência de seu povo.
Escrita de maneira envolvente e poética, a narrativa dá voz à mulher que a história relegou ao silêncio. Cassandra não é apenas uma testemunha da queda de Troia, mas uma protagonista que vê o futuro e se recusa a aceitá-lo. Ao recontar esse mito sob uma perspectiva feminina, Bradley transforma a lenda em um retrato vívido das dores e resistências humanas.
Mais do que uma releitura da epopeia homérica, O incêndio de Troia é uma celebração do poder das mulheres em meio ao caos da guerra. Com uma escrita envolvente e visão feminista, Marion Zimmer Bradley reafirma a habilidade única de fundir mito e emoção, criando um universo onde o passado ecoa nas vozes que ousam não se calar.
FICHA TÉCNICA
Título: O incêndio de Troia
Autora: Marion Zimmer BradleyTradução: Marina Della ValleISBN: 978-85-422-3919-5
Páginas: 544 p.
Preço livro físico: R$ 109,90
Planeta Minotauro
SOBRE A AUTORA
Marion Zimmer Bradley nasceu no estado de Nova York, Estados Unidos, em 1930. Começou sua destacada carreira como autora em 1961, com o romance A porta através do espaço. No ano seguinte, escreveu o primeiro livro da popular série Darkover, Sword of Aldones [Espada de Aldones], logo indicado ao Hugo Award. Seu romance A torre proibida também foi indicado ao Hugo, e A herança de Hastur, ao Nebula Awards. As brumas de Avalon, primeiro livro do aclamado Ciclo de Avalon, foi a obra de maior sucesso da carreira de Bradley. Recebeu o Locus Award na categoria Melhor Romance de Fantasia em 1984 e está entre os mais vendidos da revista Locus há anos. Bradley morreu em 1999.
SOBRE A PLANETA MINOTAURO
Uma das marcas de maior sucesso do Grupo Planeta, o selo Planeta Minotauro chegou ao Brasil em 2018 para apresentar títulos de ficção especulativa, que engloba ficção científica, fantasia e horror. O selo equilibra clássicos do gênero, como As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, Em busca de Watership Down, de Richard Adams, a coleção História Universal, de Isaac Asimov, e A Metamorfose, de Franz Kafka, com novas tendências desse gênero, como O poder, de Naomi Alderman e A canção de Aquiles, Circe e Galateia, de Madeline Miller. Os livros da coleção oferecem uma experiência de leitura ampliada, a partir da inclusão de títulos adaptados para o audiovisual, como os do Grishaverso, de Leigh Bardugo, e Mickey7, de Edward Ashton. A série O Empyriano, fenômeno mundial de Rebecca Yarros, também é publicada no Brasil pelo selo.


