Milena e o Enigma do Pássaro Antigo leva a representatividade e a conexão familiar para o universo literário da Turma da Mônica
- Lagoa Nerd

- 24 de jul.
- 3 min de leitura
Eliana Alves Cruz assina obra publicada pela Editora Malê em parceria com a MSP Estúdios

A personagem Milena, um dos símbolos mais potentes de representatividade da Turma da Mônica, acaba de ganhar um novo capítulo em sua trajetória com o lançamento do livro Milena e o Enigma do Pássaro Antigo, escrito por Eliana Alves Cruz, pela Editora Malê em parceria com a MSP Estúdios. A obra marca um momento importante para a literatura infantojuvenil ao abrir espaço para novas narrativas sobre identidade, ancestralidade e afeto.
Na obra, Milena embarca em uma jornada de reconexão com sua família e com as próprias raízes. A história gira em torno do surgimento de uma criatura misteriosa e fascinante: o Cuco-Esmeraldino, um pássaro raro e real, que habita mais de 30 países do continente africano, como África do Sul, Moçambique, Angola, Camarões e Nigéria.
O enigma envolvendo a saúde desse ser simbólico mobiliza Milena e os personagens a agirem coletivamente, despertando empatia, cuidado com a vida e senso de responsabilidade.
Para a autora, a narrativa é uma oportunidade de mostrar que cuidar do outro é um gesto de potência e que ancestralidade, memória e pertencimento são caminhos essenciais para entender o presente. “É uma história que fala de reconexão familiar. Hoje, com o excesso de telas, de trabalho, de afazeres, muitos laços acabam se perdendo. A viagem que a Milena faz com a família é uma metáfora para esse reencontro necessário”, explica Eliana.
Milena foi a primeira personagem negra com papel de destaque na Turma da Mônica. Desde sua criação, ela se tornou um símbolo de pertencimento para muitas crianças que, até então, não se viam representadas nas histórias em quadrinhos. Neste novo livro, essa representatividade se aprofunda ao trazer temas como reconexão familiar, ancestralidade africana e a importância do cuidado com o outro.
Com um texto sensível e engajado, Eliana Alves Cruz, reconhecida por sua contribuição à literatura brasileira contemporânea, imprime sua marca numa história que dialoga tanto com crianças quanto com adultos. Para a autora, a inspiração veio da memória afetiva de sua infância: “Eu aprendi a ler com Mauricio. Mostrar a capa desse livro para minha irmã foi emocionante. É uma história para toda a família, porque traz à lembrança das primeiras leituras, e o pertencimento que isso gera”.
Para a MSP Estúdios, o lançamento marca mais um passo importante no fortalecimento da identidade de Milena dentro do universo da Turma da Mônica. “Ver Milena protagonizando uma narrativa tão rica, sensível e potente é um orgulho enorme. O livro reafirma nosso compromisso com histórias que ampliem a representatividade e o imaginário das nossas infâncias”, destaca Marina Sousa, diretora executiva da MSP.
Sobre a Editora Malê
Fundada em 2015, a Malê tem como principal objetivo ampliar a visibilidade da produção literária brasileira em geral e de autores negros brasileiros e africanos. Além da publicação de livros, promovemos eventos literários e realizamos o Prêmio Malê de Literatura, que visa divulgar e estimular a produção literária de jovens negros. Nosso nome teve como inspiração a Revolta dos Malês, a maior revolta de escravizados do Brasil, pelo fim da escravidão e contra a imposição religiosa. Assim, buscamos combater, através da literatura, o racismo e a intolerância religiosa.
Sobre a MSP Estúdios
A MSP Estúdios é uma das maiores e mais inovadoras empresas do setor de entretenimento, dona das principais propriedades intelectuais brasileiras, como Turma da Mônica e Chico Bento. Pioneira no ramo de licenciamento de personagens no Brasil, destaca-se em três segmentos de negócios principais: audiovisual, experiências e entretenimento, sendo responsável pela produção de histórias em quadrinhos, livros, animações, games, entre outros conteúdos que aliam criatividade e inovação a narrativas originais. Sua missão é divertir, inspirar e fomentar a cultura por meio de histórias que abordam temas universais, como a valorização da amizade, sempre mantendo seu compromisso com o estímulo à diversidade e à inclusão. Com um portfólio crescente de produções de sucesso em diversos meios e plataformas digitais, a MSP explora novas fronteiras do entretenimento, não apenas na adaptação de seus personagens a formatos inovadores, mas, também, na criação de projetos que dialogam de maneira única com o público contemporâneo de todas as idades. Empresa signatária dos WEPS (Princípios de Empoderamento da Mulher), plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, é parceira do UNICEF e do WWF-Brasil, entre outras entidades reconhecidas internacionalmente.






Comentários