top of page

Novo livro da autora best-seller Maria Dueñas aborda o apogeu do colonialismo e o trágico fim da Argélia francesa

Enquanto acompanha a história da personagem Cecília, Se o destino nos trouxer de volta resgata a memória dos pieds-noirs espanhóis durante o domínio colonial do país

Créditos divulgação
Créditos divulgação

Esta é a minha história: a de Cecilia Belmonte, Cecilia Lagarde, Cecilia Aubert, ainda que nenhum desses tenha sido, de fato, meu verdadeiro nome. Foi por eles, no entanto, que me conheceram. Em Orã. À beira do Mediterrâneo. Entre a Espanha e a Argélia francesa.”

 

- Maria Dueñas


Uma das mais aclamadas autoras de língua espanhola da atualidade, a best-seller Maria Dueñas, retorna às livrarias brasileiras com o lançamento Se o destino nos trouxer de volta, publicado pela Editora Planeta. Com romances traduzidos para mais de 35 idiomas, adaptados para séries de televisão e com milhões de exemplares vendidos, este é o sexto livro da escritora, que estreou na literatura em 2009 com o grande sucesso O tempo entre costuras. Na nova obra, Dueñas constrói uma ficção histórica ambientada na Argélia dos anos 1920 até a Guerra da Independência do país, ocorrida entre 1952 e 1962.

 

A trama acompanha a história de uma jovem com um nome falso: Cecilia Belmonte. Sozinha, a garota desembarca em Orã, uma cidade africana de raízes árabes, alma espanhola e colônia francesa, localizada na Argélia. À primeira vista, Cecília teria atravessado o Mediterrâneo para escapar da miséria, como tantos outros, mas os verdadeiros motivos da jovem são mais sombrios. Ao ser abusada por um forasteiro que pede abrigo na casa dos pais, Cecília acaba cometendo um crime e foge na esperança de recomeçar a vida.

 

Para sobreviver, Cecilia se lança aos trabalhos mais duros, seja nas colheitas, como lavadeira, em casas de família ou como operária em exaustivas horas nas fábricas. Até que, certa madrugada, ela se envolve em um crime que acaba a aprisionando nas mãos de um homem desprezível. É apenas a própria força interior que será capaz de salvá‑la: a libertando, dando coragem para se reerguer e construir, passo a passo, uma nova vida, marcada por curvas inesperadas, conquistas e desafios ao longo de três décadas intensas.

 

Marca da escrita de Maria Dueñas, Se o destino nos trouxer de volta é o retrato comovente de uma mulher que viveu o apogeu do colonialismo e o trágico fim da Argélia francesa. Repleta de referências históricas e construída a partir de uma extensa pesquisa da autora, a obra ainda faz um resgate da memória dos esquecidos pieds-noirs espanhóis, que, arrastados pela fome, pela guerra e pelo exílio, também fizeram parte daquele mundo. Ao longo das páginas, Dueñas demonstra mais uma vez por que é considerada uma das grandes referências em romances históricos ao reconstruir uma realidade desaparecida e explorar as complexidades, às vezes, luminosas e frequentemente obscuras, da condição humana.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Se o destino nos trouxer de volta

Autora: Maria Dueñas

Tradução: Sandra Martha Dolinsky

ISBN:

Páginas: 488 p.

Preço livro físico: R$

Editora Planeta

 

SOBRE A AUTORA

Maria Dueñas (Puertollano, Ciudad Real, 1964) é doutora em Filologia Inglesa. Depois de duas décadas dedicadas à vida acadêmica, estreou na literatura em 2009 com o grande sucesso O tempo entre costuras. Publicou também A melhor história está por vir (2012), Destino: La Templanza (2015), As filhas do capitão(2028) e Sira (2021), a continuação de O tempo entre costuras, obras que cativaram leitores e críticos de todo o mundo. Com romances traduzidos para mais de 35 idiomas, adaptados a séries de televisão e com milhões de exemplares vendidos, María Dueñas é uma das mais aclamadas autoras de língua espanhola da atualidade. Se o destino nos trouxer de volta é seu sexto romance.

 

SOBRE A EDITORA PLANETA

A Editora Planeta Brasil, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que englobam o melhor dos gêneros ficção e não ficção: Academia, Crítica, Essência, Outro Planeta, Paidós, Planeta, Planeta Estratégia, Planeta Minotauro e Tusquets. A Planeta Brasil lança cerca de 150 livros todos os anos. Em faturamento, está entre as cinco maiores editoras do Brasil.

 

©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page