top of page

Novo livro da Edusp resgata a história da ilustração como ofício

Foto do escritor: Lagoa NerdLagoa Nerd

“O Ofício de Ilustrador (1830-1880)” examina as origens do trabalho de ilustração no mercado editorial e a hierarquia entre belas-artes e artes industriais

 


O Ofício de Ilustrador (1830-1880)”
O Ofício de Ilustrador (1830-1880)”

Em “O Ofício de Ilustrador (1830-1880)”, lançamento da Edusp, o autor Philippe Kaenel analisa a carreira de três artistas do século XIX para traçar as origens e a linha histórica do ofício da ilustração.

 

Focando nas carreiras do suíço Rodolphe Töpffer e dos franceses J.J. Grandville e Gustave Doré, Kaenel estudou o que chama de “Século da ilustração”: o período no qual a prática se especializou dentro do mercado editorial e conquistou seu lugar entre as artes, ainda que em uma posição de menor prestígio.

 

Com base em extensa documentação e fontes muitas vezes inéditas, o estudioso busca compreender as diversas questões em jogo na edição de um livro ilustrado e a posição do ilustrador na sociedade e nas atividades artísticas do período, explorando a relação hierárquica entre as belas artes e as artes industriais.

 

Traduzido por Regina Salgado Campos e Iraci D. Poleti, “O Ofício de Ilustrador (1830-1880): Rodolphe Töpffer, J. J. Grandville, Gustave Doré” busca preencher uma lacuna na historiografia do ofício da ilustração, explorando as relações que ilustradores desenvolveram com editores e autores, assim como as negociações e os conflitos provenientes dessas relações.

Commentaires


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page