OS ATORES AURY PORTO E PAULO MARCELLO REALIZAM A LEITURA DA PEÇA AGRESTE, DE NEWTON MORENO, ANTES DA EXIBIÇÃO DO FILME AGRESTE, DE SÉRGIO ROIZENBLIT
- Lagoa Nerd
- 23 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
No dia 25 de novembro, às 19h, o protagonista do longa-metragem e o protagonista da peça teatral se reúnem para sessão exclusiva no Cinesystem Shopping Frei Caneca, em São Paulo

No dia 25 de novembro (segunda-feira), às 19h, os atores Aury Porto e Paulo Marcello se encontram no Cinesystem Shopping Frei Caneca para fazer a leitura da peça Agreste antes da exibição do filme Agreste. O longa-metragem, do diretor Sérgio Roizenblit, é uma adaptação da aclamada peça homônima do dramaturgo pernambucano Newton Moreno, que assina o roteiro ao lado de Marcus Aurelius Pimenta, e teve estreia nacional no dia 14 de novembro.
“Esse ano está fazendo 20 anos da estreia da peça, que foi montada pela Cia Razões Inversas, com direção do Márcio Aurélio Pires de Almeida, para quem o filme é dedicado. Ele é muito amigo do Sérgio Roizenblit, meu amigo também. Eles apresentaram durante mais de 10 anos essa montagem. Sempre com dois atores, do sexo masculino. Foi essa a escolha que o Márcio Aurélio fez para a encenação dele. É uma peça que fez muito sucesso. A gente vai fazer essa leitura, eu e Paulo Marcello, que é o ator que leu esse texto, ou que interpretou esse texto, todas as vezes da companhia. Para uma remontagem que deveria ter acontecido esse ano, o Márcio Aurélio queria que eu fizesse o papel do outro personagem. São dois personagens que narram e vivem todos os personagens da peça. É assim o texto”, explica Aury Porto.
O enredo gira em torno do trabalhador rural Etevaldo (Aury Porto) e de Maria (Badu Morais), uma jovem com casamento prometido. Para viverem seu amor, fogem juntos pelo sertão e encontram abrigo na casa de Valda (Luci Pereira), uma mulher extremamente religiosa, que vê Maria como uma filha. O casal vive uma relação marcada pela simplicidade e pela devoção mútua, até que um crime acontece e uma revelação inesperada coloca à prova as normas sociais e religiosas da região.
A peça de Newton Moreno contou com público de mais de 300.000 pessoas e ganhou os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Shell de Melhor Texto. E embora ela tenha um foco mais explícito no teatro de denúncia, no filme há uma diluição dessa crítica direta, favorecendo uma abordagem mais introspectiva e foi vencedor do Cine PE Festival 2023 nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro e Melhor Filme Júri Popular.
Com co-direção de Ricardo Mordoch, distribuição da Pandora Filmes e produção de Roizenblit pela Miração Filmes, juntamente com Gustavo Maximiliano e Viviane Rodrigues, da BR153 Filmes, Agreste traz uma reflexão profunda e sensível sobre as dinâmicas sociais da região.

SERVIÇO @ Leitura do texto da peça Agreste antes da exibição do filme
COM OS ATORES AURY PORTO E PAULO MARCELLO
Data: 25 de novembro, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Cinesystem Shopping Frei Caneca - Shopping Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP
Ingresso: R$ 27,36 (inteira), R$ 15,36 (meia entrada), gratuito (Cinesystem Pass)
Compra Online: Link
Comments