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“Ritas” abre pré-venda para sessões antecipadas no Rio, em São Paulo e Salvador

Documentário sobre Rita Lee terá pré-estreia para público no dia 21 de maio. Estreia será somente nos cinemas brasileiros e acontece no dia 22, Dia de Rita Lee  


“Ritas”
“Ritas”

Estão à venda os ingressos para a pré-estreia de “Ritas”, que acontece no dia 21 de maio no Espaço Petrobras Augusta, em São Paulo; Kinoplex São Luiz, no Rio de Janeiro; e Cine Glauber Rocha, em Salvador. As sessões antecedem a grande estreia em circuito comercial em todo o país, no dia 22 de maio, oficialmente instituído como Dia de Rita Lee pela prefeitura de São Paulo, e data que a cantora — nascida em 31 de dezembro de 1947 — escolheu como seu aniversário oficial. O filme será exibido apenas nos cinemas. 

Dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, o longa-metragem traz a última e inédita entrevista de Rita Lee, momentos de seu cotidiano narrados e registrados pela própria cantora, além de vasto material de acervo, resultante de uma pesquisa de cinco anos, liderada pelo pesquisador Antonio Venancio. 

“‘Ritas’ reforça esse legado [da cantora] trazendo um compilado de momentos especiais – alguns raros, outros esquecidos – costurados pela condução da própria Rita. É um caleidoscópio que abrange sete décadas de sua vida,” conta o diretor Oswaldo Santana. 

“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em coprodução com 7800 Productions e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo e apoio de mídia do UOL. Codistribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.  

FICHA TÉCNICA 

Direção: Oswaldo Santana 

Codireção: Karen Harley 

Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha 

Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal  

Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho 

Montagem: Oswaldo Santana, AMC 

Fotografia: Janice d’Avila 

Arte: Ricardo H Fernandes 

Animação: Gabriel Bitar 

Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu 

Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos  

Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna 

Colorista: José Francisco Neto, ABC 

Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi 

Estúdio de Imagem: DOT Cine 

Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo 

Produtor Associado: João Macedo 

Produção de Distribuição: Barbara Sturm 

Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes 

 

SINOPSE 

É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos. 

Oswaldo Santana | Diretor 

Em sua primeira direção de longa metragem, Oswaldo Santana trabalha em diversas plataformas audiovisuais, com destaque para trabalhos de montagens de ficção, documentários e séries. Trabalhou como editor para os principais diretores de São Paulo, assinando a montagem de projetos como: “Tropicália”, “Bruna Surfistinha”, “Trinta”, “Natimorto”, “Ginga”, “PSI” (HBO), “Spectros” (Netflix), “Santo Maldito” (Disney+) e “Turma da Mônica - A Série” (Globoplay). 

Karen Harley | Codiretora 

Karen Harley iniciou sua carreira dirigindo curtas-metragens e trabalhou como montadora para diretores como Carlos Diegues, Fábio Barreto, João Jardim e Walter Carvalho.  Foi montadora de grandes sucessos de crítica, como “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, “Big Jato”, de Cláudio Assis, “Zama”, de Lucrecia Martel, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes. Seu primeiro longa-metragem como diretora, “Lixo Extraordinário”, co-dirigido com João Jardim e Lucy Walker, teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, onde venceu o Prêmio do Público de Melhor Documentário Internacional. 

Biônica Filmes | Produtora 

Fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho, a Biônica Filmes consolidou-se como uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro. Com um portfólio diversificado que inclui 18 longas-metragens e 4 séries, a Biônica é focada em filmes com potencial comercial e valor artistico.  Entre suas conquistas mais recentes estão os longas “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” (2025), que levou mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas, e “A Melhor Mãe do Mundo” (2025), dirigido por Anna Muylaert - que estreou no Festival de Berlim (Berlinale) de 2025 e já conquistou 4 importantes prêmios.  Em 2023, A Biônica lançou “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz que estreou no Festival de Toronto (TIFF) e foi selecionado para mais de 70 festivais de cinema, conquistando 29 prêmios, incluindo Melhor Filme nos festivais de Roma, Ostende e Leeds, além do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Longa de Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Ao longo dos últimos 12 anos, os filmes da Biônica Filmes já levaram mais de 7 milhões de pessoas às salas de cinema no Brasil, alcançando o topo das bilheteiras nacionais em três anos distintos, com Os Homens São de Marte… e é pra lá que eu vou”, Turma da Mônica - Laços e Turma da Mônica - Lições.  Em 2025, a produtora lança “Ritas”, documentário sobre Rita Lee  e o longa-metragem O Filho de Mil Homens, de Daniel Rezende. 

Claro l Coprodutora 

A participação na co-produção do filme 'Ritas' está em linha com a estratégia da Claro em apoiar o cinema nacional. Além de eventos e incentivos, a operadora ainda atua como co-produtora e colabora com produções locais e internacionais, apoiando filmes que buscam alcançar uma audiência maior no Brasil e em outros países da América Latina. Ao todo, já são cerca de 40 produções co-produzidas pela Claro, que incluem filmes premiados. 

Globo Filmes | Apoio 

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu' e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. 

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