Tom Ribeira, revelação da nova MPB, lança clipe de “Vênus ou Urano”
- Lagoa Nerd
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Jovem artista, natural de Botucatu, já se apresentou em teatros de Paris como o La Cigale e o Elysée Montmartre; a canção compõe seu primeiro EP, “Pedaço”, que será lançado ainda este ano

Dois cenários distintos, que oscilam entre o mundo real e o imaginário, compõem o novo clipe de Tom Ribeira, “Vênus ou Urano”, lançado nesta sexta-feira, 5 de setembro, e disponível em todas as plataformas digitais.
A canção é uma declaração à inspiração que ele procura encontrar, sem sucesso. O novo trabalho do artista integra seu EP de estreia, “Pedaço”, que chega este ano às plataformas digitais.
No clipe, Tom, que recentemente completou 24 anos de idade, transita entre dois ambientes onde a ficção e a realidade se confundem. No primeiro, em casa, munido de caneta e caderno, tenta escrever a canção. No segundo, é transportado para um mundo lúdico, um planeta cheio de beleza, onde busca a musa inspiradora da canção. “A mais delicada forma de ser / você carrega em si / Eu tento descrever / E eu não consigo”, diz a letra. Tudo costurado com imagens de estrelas e espaço celestial.
“O clipe é uma viagem que me leva a esse planeta distante. Eu nunca consigo encontrar esse ser cheio de delicadeza que tanto me fascina, porque talvez ele exista só na minha imaginação”, explica o artista, natural de Botucatu (SP). O clipe é dirigido pelo multiartista Daniel Ribeiro e pelo filmmaker Pedro (PH) Soares.
Desde que se lançou na carreira artística, logo após a pandemia, Tom Ribeira tem sido apontado como uma das grandes revelações da nova Música Popular Brasileira.

Com influências de Dorival Caymmi, Cartola, Adoniran Barbosa, Gal Costa e Itamar Assumpção, Tom Ribeira sacramenta a MPB como o DNA do seu estilo de compor e cantar, mas também transita, de forma versátil, por gêneros como samba, pop e rap.
Tom começou a construir uma sólida comunidade nas redes sociais aos 18 anos com interpretações de músicas populares e autorais. Em 2022, saiu de sua cidade e, depois de alguns meses, estreou em dois importantes palcos internacionais – os históricos teatros La Cigale e Elysée Montmartre, em Paris.
Enquanto seu primeiro EP é lançado, o jovem artista encontra seu público pelos palcos do Brasil, apresentando suas canções autorais e interpretações de grandes nomes de nossa música em shows que já passaram por diversas cidades do país.
Ficha Técnica de “Vênus ou Urano”
Tom Ribeira - voz, violão, coro
Breno Viricimo - baixo, violão, coro
Agenor de Lorenzi - teclado, violão, coro
Danilo Moura - percussão, coro
Thomas Harres - bateria, coro
Agnes Nunes - coro
Mari Froes - coro
Bruna Black- coro
Produção Musical:
Breno Viricimo
Sound recording:
Pedro Quiriku
Mix: Rémy Dumelz
Master: Sterling Sound
Arranjos:
Breno & Tom
Letra:
Tom Ribeira
Composição:
Tom Ribeira and Breno Viricimo
A&R: Philippe Ascoli
Comentários