top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

ZIRALDO UM ÍCONE DO MUNDO INFANTO JUVENIL

A Editora Melhoramentos se une aos milhões de fãs de Ziraldo na dor pela sua perda.

A Editora Melhoramentos se une aos milhões de fãs de Ziraldo na dor pela sua perda. A parceria com este que foi um ícone da literatura infantojuvenil começou há mais de meio século, quando ele ilustrava os livros e materiais de papelaria da editora e, em 1980, ganhou um marco com o mais famoso livro de Ziraldo, o primeiro na parceria com a Melhoramentos: O Menino Maluquinho. Foi um grande sucesso já em seu lançamento, na Bienal Internacional de São Paulo, e até hoje teve 4 milhões de exemplares comercializados. 


“Os livros de Ziraldo sempre foram sucesso. E o eram de forma natural, pois o que encanta na sua literatura é justamente o fato de ele escrever sem a pretensão de ensinar, porém educando. Ele fala com a criança do ponto de vista dela, com o olhar dela e utiliza o humor como um parceiro da escrita. O Menino Maluquinho, por exemplo, é a criança arteira, ativa, brincalhona. Nunca essa visão perderá o frescor. Ao mesmo tempo, ele mostrava, já naquela época, o quanto era importante deixar a criança ser criança. São aprendizados inestimáveis e necessários de serem perpetuados”, destaca Carolina Alcoforado, diretora da Editora Melhoramentos.  


Com alcance nacional e internacional, Ziraldo sempre será um dos maiores nomes da literatura brasileira. Suas ilustrações, histórias, criatividade e bom humor encantaram as gerações depois de 1980. Obras como O Menino Maluquinho são grandes marcos da literatura infantil, e deram contribuição inestimável para o incentivo à leitura e democratização do acesso à cultura ainda na infância. Com histórias atemporais, as obras de Ziraldo continuam a receber constantes adaptações, que são essenciais para eternizar a grandiosidade de seu trabalho.“A capacidade de Ziraldo de equilibrar humor, sensibilidade e temas relevantes o destacaram como um mestre na arte de contar histórias.


Sua influência vai além das páginas de seus livros, estendendo-se para gerações de escritores, ilustradores e educadores que encontraram inspiração em sua obra. Embora Ziraldo tenha partido, seu legado permanecerá vivo seus livros e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de serem tocados por sua obra, que continuará iluminar o caminho de crianças por todo o mundo, incentivando o amor pela leitura e pelo conhecimento”, Alfredo Weiszflog, referência no mercado editorial brasileiro e que esteve 50 anos à frente daMelhoramentos. 


Pela Melhoramentos, Ziraldo teve mais de 14 milhões de livro vendidos, incluindo os mais de 4 milhões de O Menino Maluquinho. O artista foi editado no Brasil e em outros doze países. Os últimos a integrarem essa lista foram Turquia e Coréia do Sul, cujas obras foram lançadas em outubro de 2023, quando o artista completou 91 anos. A última obra de Ziraldo até agora editada pela Melhoramentos foi a coleção “Conta Tudo”, com os títulos Plano Perfeito e O Mistério dos 3 R´s. 

“O falecimento de Ziraldo é uma perda incomensurável para o Brasil, para o mundo e para a literatura. Escritor, ilustrador, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e autor de inúmeros sucessos, compartilhamos com Ziraldo uma parceria e amizade de mais de 50 anos. Sua obra é uma referência e influenciou diferentes gerações, trazendo o prazer da leitura e o poder da imaginação para o universo infantil, um legado que seguirá ainda por muitas gerações”, comenta o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini.


Sua história com a Melhoramentos

Com o sucesso imediato do livro O Menino Maluquinho no seu lançamento na Bienal do Livro de São Paulo de 1980, a Editora Melhoramentos planejou com o autor um novo título por ano, intercalando na Bienal de São Paulo e Rio de Janeiro. A divulgação das obras nas escolas públicas e privadas fortaleceu Ziraldo como autor de livros para crianças - além de ele ser àquela altura conhecido editor, jornalista, cartazista, cartunista e dramaturgo.

“Trabalhar com a obra de Ziraldo foi uma grande honra. Ele tinha uma energia positiva e sabedoria únicas e era muito generoso em compartilhá-las com todos. Ele costumava brincar dizendo que `iríamos conquistar o mundo' e, de certa forma, realmente conquistamos com as suas histórias e literatura que atravessaram gerações e continuaram conosco´, Leila Bortolazzi, editora da Editora Melhoramentos, que trabalhou com o escritor desde os anos 90.

 

Ziraldo na Editora Melhoramentos

Em 43 anos (2023) foram editados:

  • 142 títulos, entre literários, manuais, e livros para adultos;

  • 14 títulos de atividades;

  • 10 títulos com a parceria de outros escritores;

  • 4 títulos de outros autores sobre Ziraldo;

  • 14 projetos especiais, parcerias com empresas e secretarias públicas de diversas áreas;

  • 30 títulos do autor formaram um catálogo em outros idiomas, principalmente espanhol e inglês.

As obras de Ziraldo publicadas pela Editora Melhoramentos incluem:

  • O Menino Maluquinho.

  • A Professora Muito Maluquinha

  • O Planeta Lilás

  • O Bichinho da Maçã

  • Flicts

  • O Planeta Lilás

  • Coleção ABZ – letras A, E, I, O e U

  • Coleção Bichim e Corpim

  • Plano Perfeito (parceria com a youtuber Nath Finanças)

  • O Mistério dos 3 R´s (parceria com a youtuber Nath Finanças)


17 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page