top of page

"A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS", DE RAFAELA CAMELO, CONQUISTA DOIS IMPORTANTES PRÊMIOS NA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Longa estreia em 27 de novembro pela Sessão Vitrine Petrobras


EQUIPE DO FILME NO ENCERRAMENTO DA 49o MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO. Crédito: Mario Miranda Filho/Agência Foto
EQUIPE DO FILME NO ENCERRAMENTO DA 49o MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO. Crédito: Mario Miranda Filho/Agência Foto

A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS, primeiro longa-metragem da diretora brasiliense Rafaela Camelo, conquistou dois importantes prêmios na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: o Prêmio Prisma Queer de Melhor Filme Brasileiro e o Prêmio da Crítica de Melhor Filme Brasileiro. O longa chega aos cinemas brasileiros em 27 de novembro pela Sessão Vitrine Petrobras.


A cineasta brasiliense celebrou a longa jornada e os Prêmios recebidos: “Este é um filme feito com muito amor por uma equipe majoritariamente brasiliense. Muitos dos integrantes da equipe estão vivendo pela primeira vez a experiência de um longa-metragem e a premiação na Mostra de SP torna a jornada mais especial ainda. Nosso desejo é mostrar esse Brasil diverso, que tem fé e também tem respeito às diferenças. Eu me orgulho por ter construído junto com minha equipe uma história que tocou tantas pessoas”.Aclamado em circuitos nacionais e internacionais, o filme passou pela Seção Generation Kplus do Festival de Berlim (2025) e já acumula importantes reconhecimentos: Melhor Roteiro no 9º Santander International Film Festival 2025 – Opera Prima Competition; Prêmio de Melhor Filme do Júri Infantil no 43º Festival Internacional de Cinema do Uruguai; Menção Especial do Júri na Competição Ibero-Americana do 51º Festival Internacional de Cinema de Seattle (SIFF) e o “Outstanding First Feature”, Prêmio do Júri no Frameline49 - Festival Internacional de Cinema LGBTQ+ de São Francisco.No Brasil, teve sua première no 53° Festival de Cinema de Gramado, conquistando três prêmios: Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Marta Maia) e Melhor Trilha Sonora (Alekos Vuskovic). O longa ainda encerrou o 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; venceu o Prêmio de realização em Direção de Elenco do 17°BRAVO Film Festival, reconhecendo a sensibilidade na condução de atuações e a habilidade em revelar as camadas invisíveis da emoção humana. Esta última conquista também marcou um momento histórico: Rafaela foi a primeira cineasta na história do BRAVO a receber um prêmio. Em novembro, o longa integra a competitiva oficial de longas do Festival Mix Brasil.


Confira o trailer oficial



Com estreia nacional marcada para 27 de novembro, o filme chega aos cinemas pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras, iniciativa dedicada à distribuição de obras brasileiras independentes, conduzido  pela Vitrine Filmes e patrocinado pela Petrobras.



Primeiro longa de Rafaela, A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS é um coming of age sobre amizade, despedidas e descobertas. Durante as férias de verão, Glória e Sofia, duas meninas de dez anos, se encontram em um hospital e, unidas pelo desejo de sair dali, embarcam em uma jornada agridoce sobre vida e morte, enfrentando verdades que os adultos tentam suavizar.



A cineasta explica que o filme nasceu de um questionamento que a acompanhava durante a infância: “Guardo uma lembrança muito nítida de, quando criança, sentir curiosidade sobre a morte e, ao mesmo tempo, me sentir estranha por ter esse interesse. Muitas perguntas passaram pela minha cabeça, perguntas que na época eu não tinha a liberdade de fazer”.



Essa curiosidade infantil sobre o desconhecido molda a trajetória das protagonistas e reflete na estrutura narrativa do filme, que se divide em duas partes: uma ambientada no hospital e outra em um refúgio no interior de Goiás. “É uma metáfora estrutural, como se, naquele ponto, o filme da forma que foi apresentado tivesse que morrer para outro se formar”.



A jornada de Sofia, é um dos fios condutores da narrativa. A trama aborda sua relação com a identidade de gênero de forma sutil, focando na sua jornada pessoal e na relação com a mãe. “O luto na trajetória da Sofia está ligado a uma despedida simbólica de uma identidade que não existe mais. Quis apresentar Sofia como qualquer outra criança — curiosa, esperta, cheia de desejos e medos — antes de qualquer rótulo”, conta Rafaela.



Coprodução entre Brasil e Chile, A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS tem produção da Moveo Filmes, Pinda Producciones e Apoteótica Cinematográfica, com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil e The Open Reel no circuito internacional. O elenco conta com Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila e Aline Marta Maia.


Ficha Técnica

A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (Brasil, 2025. 90’) - Drama

Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.

Elenco: Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila, Aline Marta Maia.

Direção e Roteiro: Rafaela Camelo

Direção de Fotografia: Francisca Sáez Agurto

Montagem: Marina Kosa, Rafaela Camelo

Música: Alekos Vuskovic

SoundDesign: Lucas Coelho

Direção deArte: Sarah Noda

Produção: Daniela Marinho, Rebeca Gutiérrez Campos, Otavio Chamorro, Rafaela Camelo

ProduçãoExecutiva: Heloísa Schons, Juliana Melo, Isabella Jacob Pinto, Daniela Marinho, Fred Burle, Rebeca Gutiérrez Campos


Mais informações sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS:





Os ingressos são vendidos a preço reduzido.


SOBRE O PATROCÍNIO


A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa.


A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.


SOBRE A VITRINE FILMES


A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e latino-americano. Foi pioneira na descentralização do circuito exibidor com o projeto Sessão Vitrine Petrobras e, desde 2020, vem ampliando sua atuação com iniciativas como a Vitrine España, dedicada à produção e distribuição de filmes na Europa; o selo Manequim, voltado a títulos para grandes públicos; o curso online Vitrine Lab; e a Vitrine Produções, focada no desenvolvimento de novos projetos brasileiros.



Mais de 5 milhões de pessoas já assistiram aos filmes da Vitrine nos cinemas. Entre os destaques do catálogo estão "Bacurau", vencedor do Prêmio do Júri em Cannes; "Druk - Mais Uma Rodada", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e "Nosso Sonho", a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior bilheteria nacional em 2023.



Em 2025, a Vitrine lançou "Baby", de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal;  "Saneamento Básico" e "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, com cópias remasterizadas em 4K; “Um Lobo Entre os Cisnes”, cinebiografia do bailarino Thiago Soares; e "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim. Em novembro, a Vitrine leva para os cinemas "O Agente Secreto", novo longa de Kleber Mendonça Filho, que recebeu os prêmios de melhor direção e melhor ator (Wagner Moura) na competição principal do Festival de Cannes e escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2026.


SOBRE A MOVEO FILMES


A Moveo Filmes é uma produtora independente de cinema com sede em Brasília, comprometida em criar projetos autorais com foco no mercado internacional. A empresa trabalha com proeminentes talentos da sua região, entre eles Rafaela Camelo, com quem está para lançar o longa de estreia “A Natureza das Coisas Invisíveis” e que co-dirige o curta "As Miçangas" (selecionado para a 73ª Berlinale e para o Festival de Hong Kong, 2023), além da direção do curta “O Mistério da Carne” (Sundance, 2019). A produtora também está envolvida no desenvolvimento dos longas "Apollo", dirigido por Marcelo Grabowsky (em coprodução com a Mirada Filmes e com financiamento de desenvolvimento pela RioFilme), e “Rodante”, roteirizado e dirigido por Renata Diniz (participante do BrLab 2022 e com financiamento de desenvolvimento patrocinado pelo FAC-DF).


SOBRE RAFAELA CAMELO


Roteirista e diretora brasiliense formada em Audiovisual pela UnB e pós-graduada em roteiro pela FAAP. Com o curta “As Miçangas”, co-dirigido com Emanuel Lavor, foi selecionada para a Berlinale 2023 e ganhou os prêmios de melhor curta no 36⁠º Film Fest Dresden e Panorama Coisa de Cinema. Antes disso, “O Mistério da Carne”, curta que escreveu e dirigiu, foi selecionado para Sundance 2019 e ganhou os prêmios de melhor filme no Biarritz Amérique Latine e no Fest New Directors New Films de Portugal.


É integrante da Rede Paradiso desde 2019, quando recebeu o prêmio Cabíria de melhor roteiro de longa. Participou de laboratórios como Produire au Sud e BrLab, sendo ganhadora do prêmio principal do BAL-Lab 2019 na França. Em 2021, participou do Talents Buenos Aires. Em 2023, foi apontada pela Variety como um dos novos talentos do cinema brasileiro.



Seu primeiro longa, “A Natureza das Coisas Invisíveis”, coprodução Brasil e Chile, foi desenvolvido com o suporte da Agência de Cinema da Região de Nouvelle-Aquitaine, França, 2020, e fez sua estreia mundial no Festival de Berlim.

Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page