top of page

A vida e a paixão de Dodin-Bouffant, gourmet: O sabor da vida. Lançamento da Nova Fronteira é uma deliciosa viagem gastronômica e literária

Livro inspirou o longa premiado em Cannes que foi o representante da França no Oscar 2024


A vida e a paixão de Dodin-Bouffant, gourmet: O sabor da vida
A vida e a paixão de Dodin-Bouffant, gourmet: O sabor da vida

A inspiração literária do aclamado filme do cineasta vietnamita Trần Anh Hùng, O sabor da vida, que conquistou o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes de 2023, finalmente ganha uma edição brasileira. A vida e a paixão de Dodin-Bouffant, gourmet: O sabor da vida, clássico do escritor suíço Marcel Rouff, está sendo lançado pela editora Nova Fronteira. ‏    Rouff foi um grande dramaturgo, poeta, romancista e especialista em culinária. Neste romance encantador, ele transporta o leitor para o coração da França do século XIX, onde a arte da culinária se entrelaça com a poesia do amor.

A trama gira em torno de Dodin-Bouffant, um ex-jurista apaixonado pela alta gastronomia, que tem como cozinheira a talentosa Eugénie Chatagne. Depois que algo inesperado acontece com Eugénie, Dodin se vê em meio a um novo desafio. Ao longo da história, o público é levado por uma narrativa repleta de paixão e, é claro, pratos deliciosos.

 

Como comenta o jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca no prefácio à edição: “O que a literatura [de Rouff] revela é a possibilidade de se contemplar a arte de cozinhar e a arte de comer, valorizando sabores”. A vida e a paixão de Dodin-Bouffant, gourmet: O sabor da vida promete encantar os leitores com sua mistura irresistível de culinária, romance e uma pitada de sagacidade. O livro é uma leitura obrigatória para os amantes da boa comida e da boa literatura.

Sobre o autor:

 

Marcel Rouff nasceu na Suíça, em 1877, e mudou-se com a família para Paris ainda criança. Lá, trabalhou como jornalista, historiador e crítico gastronômico. Também escreveu peças de teatro, poesia e romances, sendo sua obra de ficção mais conhecida, A vida e a paixão de Dodin-Bouffant, gourmet, lançado pela primeira vez em 1920, e em 1924 em sua forma definitiva.

Com Maurice Edmond Sailland Curnonsky criou a prestigiosa Academia dos Gastrônomos (1928) e escreveu entre os anos de 1921 e 1928 os 28 volumes da série La France gastronomique: guide des merveilles culinaires et des bonnes auberges françaises, um guia de recomendação de pratos regionais, de restaurantes e de hospedarias na França. Uma obra pioneira para os guias turísticos.

Em 1921, Rouff foi nomeado Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, condecoração francesa que recompensa méritos militares ou civis à nação. O autor morreu em 1936, em Paris.

Detalhes do livro:

Editora:‎ Nova FronteiraIdioma:‎ Português

ISBN-10:‎ISBN-13:‎ 978-65-5640-826-2Dimensões:‎ 13,5x20,8cm


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page