Dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro e Alan Rocha, filme também divulga novas fotos
“Vitória”, longa-metragem estrelado por Fernanda Montenegro, Alan Rocha e grande elenco, acaba de divulgar seu primeiro trailer e novas fotos da produção. Dirigido por Andrucha Waddington e produzido por ele e Breno Silveira, o filme marca o retorno de Fernanda Montenegro, única atriz brasileira indicada ao Oscar, às telas do cinema como protagonista. Trazendo uma prévia emocionante do filme, o trailer mostra a rotina de violência próximo ao apartamento de Dona Nina e seu primeiro encontro com o jornalista que mudaria sua vida, interpretado no filme por Alan Rocha, e apresenta parte do elenco como Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. O filme tem produção assinada pela Conspiração em coprodução com a MyMama Entertainment e o Globoplay, com apoio da Globo Filmes. O lançamento nos cinemas está marcado para o dia 13 de março, com distribuição da Sony Pictures.
O diretor Andrucha Waddington comenta como foi a construção da personagem Vitória, interpretada por Fernanda Montenegro, e o impacto da história no contexto de insegurança pública das grandes cidades. “Minha busca foi construir essa personagem enfatizando sua humanidade com seus sonhos e fragilidades. Ela é uma personagem extraordinária, uma mulher fiel aos seus princípios e disposta a ultrapassar os limites de sua vida cotidiana para lutar pelo que acredita ser certo. Ela é testemunha de uma realidade em que a violência se impõe no seu dia a dia. Sente-se profundamente perturbada pela omissão da polícia e também pela inação dos que vivem no seu prédio. Uma câmera caseira é sua única aliada. “Vitória” conta a jornada de uma improvável heroína que, contra todas as probabilidades, encontrou uma coragem incansável para lutar por seus direitos como cidadã. Um drama comum a tantas grandes cidades do mundo, mas que nos toca de perto como cariocas. Para isso, criamos um filme cru, neorrealista, onde a dura realidade se impõe em todos os aspectos da vida da nossa personagem. Interpretada por uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Fernanda Montenegro - indicada ao Oscar e vencedora dos prêmios de Melhor Atriz no Emmy Int'l e Urso de Prata no Festival de Berlim - que aos 95 anos, retrata nossa protagonista em uma performance emocionante e arrebatadora”, afirma Andrucha.
Inspirado em uma história real, o filme narra um dos casos mais emblemáticos do jornalismo brasileiro, trazendo a história de Vitória, nome pelo qual ficou conhecida Joana da Paz, uma aposentada que desmascarou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos a partir de filmagens em fitas VHS, feitas da janela de seu apartamento na Zona Sul do Rio. Apelidada de Vitória, por questões de segurança, a idosa teve sua identidade mantida em sigilo por 17 anos, até 2023, quando faleceu, já com as filmagens do longa-metragem em andamento.
“Vitória” é um filme Original Globoplay, produzido pela Conspiração, que reforça o compromisso da plataforma não só com grandes histórias brasileiras, mas também com a experiência das salas de cinema. O roteiro, escrito por Paula Fiúza, é baseado no livro “Dona Vitória da Paz”, de Fabio Gusmão, repórter autor da série de reportagens que narraram o caso. O longa tem produção executiva de Renata Brandão, Mariana Vianna, Tania Pacheco, Mayra Faour Auad e Ilda Santiago, e produção associada de Leonardo M. Barros.
Comments