Conheça os selecionados: O terror 'A Herança', 'Malu' drama que teve première mundial em Sundance, e 'Retrato de um Certo Oriente', baseado em livro de Milton Hatoum
A Bubbles Project, produtora liderada por Tatiana Leite, reconhecida pela curadoria cuidadosa de filmes autorais, apresentará três longas de ficção nesta edição do Festival do Rio, que acontece de 3 a 13 de outubro. Serão “A Herança” na mostra Midnight Movies; “Malu” (Sundance 2024) e “Retrato de um Certo Oriente” (Rotterdam 2024), ambos na competição da Première Brasil.
“A Herança” é um filme de terror dirigido por João Cândido Zacharias, com quem Tatiana divide a ideia original, que narra os acontecimentos advindos do retorno ao Brasil de um jovem, vivido por Diego Montez, que acaba de perder sua mãe e descobre ser o único herdeiro de uma casa que pertencia a uma avó que não conheceu. Nesta casa, o namorado do jovem, interpretado por Yohan Levy, desconfia que algo maligno se esconde debaixo da fachada de uma vida tranquila no campo. As atrizes Analu Prestes e Cristina Pereira vivem as tias do protagonista. O filme é uma produção Bubbles Project em coprodução com Kromaki e Sony Pictures, e será distribuído no Brasil pela Sony Pictures.
“Malu”, do diretor Pedro Freire e coproduzido com a TvZero, foi exibido em janeiro na preimère do Festival de Sundance e traz no papel principal Yara de Novaes, como uma mulher instável que vive com sua mãe conservadora, vivida por Juliana Carneiro da Cunha, em uma favela no Rio de Janeiro enquanto tenta lidar com o relacionamento tenso com sua própria filha adulta, interpretada por Carol Duarte, em meio às lembranças de seu glorioso passado artístico.
“Retrato de um Certo Oriente”, dirigido por Marcelo Gomes, e coproduzido pela Matizar Filmes, conta a história dos irmãos católicos Emilie (Wafa´a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) que fogem do Líbano pós-guerra rumo à Amazônia em busca de um futuro melhor, mas a relação entre eles se deteriora quando Emile se apaixona por um jovem muçulmano. O longa é uma adaptação do livro “Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum. A Bubbles é produtora associada nesta produção liderada pela Matizar Filmes.
Tatiana Leite, que já foi da equipe do Festival do Rio, comemora a tripla participação: “É sempre uma alegria imensa estrear filmes no Festival do Rio, evento pelo qual tenho profundo amor e que desde os 13 anos frequentava como jovem cinéfila, ainda na Mostra Banco Nacional de Cinema. No Festival do Rio assisti a filmes que contribuíram para a minha própria formação. Este ano apresento três longas muito especiais que exploram vertentes muito distintas do cinema. Dois longas de diretores estreantes: “Malu”, um orgulho enorme, uma explosão de talentos, “A Herança”, uma proposta nova de assustar e divertir o público com um “terror tropical”, e finalmente “Retrato de um Certo Oriente”, que tive a oportunidade de colaborar com um diretor que sempre admirei”, declara Tatiana.
Sobre Tatiana Leite
Produtora e curadora dedicada ao cinema autoral, programou mostras e festivais durante dez anos, Tatiana fundou a Bubbles Projects em 2012, e através dela produziu e coproduziu longas que foram exibidos e premiados em festivais como Sundance, Locarno, Berlinale e San Sebastian. Dentre eles, “Benzinho”, de Gustavo Pizzi (2018) e Malu de Pedro Freire (2024) que estrearam na Competição do Festival de Sundance; “Família Submersa”, de Maria Alché, melhor filme na Mostra Horizontes Latinos em San Sebastian 2018; “Regra 34”, de Julia Murat, ganhador do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2022; “Puan”, de Maria Alché e Benjamin Naishtat, melhor roteiro e melhor ator no Festival de San Sebastian em 2023, entre outros.
Ela participou de diversos encontros de coprodução interncionais e nacionais e laboratórios para produtores criativos e já foi jurada de festivais como Rotterdam IFF, CPH, Chicago IFF, Guanajuato IFF e Festival do Rio. Atualmente atua como expert nao Locarno Open Doors, Rotterdam Lab, EAVE, Full Circle Lab e BrLab
Este ano Tatiana passou a integrar a prestigiada Academia de Motion Pictures and Science.
Sobre a Bubbles Project
Voltada ao cinema autoral e jovens talentos brasileiros e internacionais, a Bubbles Project é uma produtora de cinema independente sediada no Rio de Janeiro, criada por Tatiana Leite em 2012. Desde então vem desenvolvendo, produzindo e coproduzindo filmes, dentro e fora do Brasil, como “Benzinho” de Gustavo Pizzi, “ Aspirantes” de Ives Rosenfeld, “ Nona – me molham eu os queimo de Camila Jose Donoso” , “Familia Submersa” de Maria Alché, “Pendular” e “Regra 34” de Julia Murat, “Puan” de Maria Alché e Benjamin Naishtat, “ Malu de Pedro Freire, “ Retrato de um Certo Oreinte” de Marcelo Gomes, entre outros, que já foram exibidos e premiados em festivais como Berlim, Sundance, Locarno, San Sebastian, Rotterdam, Busan, Karlov Vary, entre outros. Hoje está em pós-produção do longa “Amanhã será outro dia”, de Pedro Pinho, e em preparação do longa “Debaixo do Imbondeiro” de Valentina Homem.
A Bubbles Projetct está desenvolvendo os primeiros longas-metragens de Karine Teles, Eva Randolph, os novos filmes de Maria Alche, Benjamin Naisatat e Pedro Freire, entre outros e vê na coprodução nacional e internacional o modo mais adequado de atender às expectativas do cinema contemporâneo e do público multicultural. Acredita sobretudo na potência de novos realizadores e trabalha em estreita colaboração durante o processo criativo, apostando sempre nas singularidades de cada projeto.
Kommentare