top of page

COM DIREÇÃO DE CAETANO VELOSO E DEZENAS DE OUTROS CINEASTAS DE TODO O MUNDO, ‘BEM-VINDO A SÃO PAULO’ CELEBRA O ANIVERSÁRIO DA CIDADE NA FILMICCA

Diretores de diversos países se encontram na maior metrópole do hemisfério sul em antologia coordenada por Leon Cakoff


Cineasta japonês Yoshishige Yoshida gravando para ‘Bem-Vindo a São Paulo’
Cineasta japonês Yoshishige Yoshida gravando para ‘Bem-Vindo a São Paulo’

De culturas e uma das maiores metrópoles do mundo, a capital paulista se construiu a partir do encontro entre imigrantes de diferentes países e migrantes de todas as regiões do Brasil, formando uma dinâmica urbana intensa, marcada pela diversidade e pela constante transformação.



Para celebrar mais um aniversário da cidade da garoa, chega à FILMICCA, nesta sexta-feira (23), ‘Bem-Vindo a São Paulo’ (2007). Coordenada por Leon Cakoff, a antologia documental reúne dezenas de cineastas convidados pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que apresentam retratos sensíveis e singulares da capital a partir de diferentes perspectivas. O filme conta ainda com a narração de Caetano Veloso, que também assina um dos segmentos da obra, além de fazer parte da trilha sonora da produção com sua canção ‘Sampa’.


Além de Leon Cakoff e Caetano Veloso, o filme reúne os olhares de cineastas de diferentes nacionalidades e trajetórias, como a brasileira Renata de Almeida, a portuguesa Maria de Medeiros, o japonês Yoshishige Yoshida, o taiwanês Tsai Ming-liang, a palestina Hanna Elias, o australiano Phillip Noyce, o norte-americano Jim McBride, o israelense Amos Gitai, o alemão Wolfgang Becker e o finlandês Mika Kaurismäki sintetizando, através de 17 curtas-metragens que constroem um retrato multifacetado da capital paulista ao percorrer diferentes aspectos de sua cultura, cotidiano e paisagens urbanas, o encontro de culturas que marca a cidade de São Paulo.



Entre as 17 histórias, segmentos como ‘Ensaio Geral’, dirigido pelo olhar palestino de Hanna Elias, e ‘Fartura’, da mexicana Mercedes Moncada e o venezuelano Franco de Peña, captam a pulsação incessante da cidade, através da diversidade cultural, dias agitados de trabalho e a convivência entre história, fé e movimento no coração da capital paulista. Já ‘Marco Zero’, de Philip Noyce, evidencia o descompasso que marca São Paulo, onde passado e presente coexistem em um fluxo contínuo de reconstrução de identidade.


ntre as contribuições de cineastas brasileiros, se destacam ‘Natureza-Morta’, de Leon Cakoff e Renata de Almeida, ‘Esperando Abbas’, também de Cakoff, e Concreto, no qual Caetano Veloso declama um texto sobre a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.



Bem-Vindo a São Paulo’ foi produzido entre 2004 e 2007, ano de seu lançamento, e se consolidou como uma obra que transita entre o documentário sociocultural e o poema visual, ao oferecer múltiplas perspectivas sobre o cotidiano e a identidade da cidade reconhecida pela Unesco, em 2025, como Cidade Criativa na categoria “Cinema”. Uma verdadeira homenagem aos mais de 11 milhões de paulistanos.


E mais!

Além de ‘Bem-Vindo a São Paulo’, a FILMICCA recebe em seu catálogo, nesta sexta-feira (23), o longa ‘Fabiana’ (2018), de Brunna Laboissière, que apresenta a história de uma mulher trans, vive como uma nômade caminhoneira por todo o Brasil durante mais de trinta anos, além da obra palestina ‘Leila e os Lobos’ (1984) e o longa ‘Salesman’ (1969), de David Maysles, Albert Maysles e Charlotte Zwerin.


ONDE ASSISTIR À FILMICCA

No site: www.filmicca.com.brNos apps para Smart TVs Samsung, LG ou com Android/Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. Disponível também em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Apps compatíveis com Chromecast.


SOBRE A FILMICCAFundada e criada por Gracielly Pinto, a FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, com lançamentos semanais, incluindo obras inéditas, exclusivas e de grandes festivais.

Com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos cineastas e de grandes diretores do cinema mundial, a FILMICCA possui um vasto acervo com cerca de 500 títulos disponíveis, incluindo obras de importantes realizadores como Chantal Akerman, Kiyoshi Kurosawa, André Novais Oliveira, David Cronenberg, Mia Hansen-Løve, Miloš Forman, Víctor Erice, Djibril Diop Mambéty, entre outros.

©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page