Diretor e elenco de “O Deserto de Akin” participam de pré-estreias abertas ao público em São Paulo, dia 28 de julho, e no Rio, 29
- Lagoa Nerd

- 27 de jul.
- 8 min de leitura
Com protagonista premiado, Reynier Morales, ao lado de Ana Flavia Cavalcanti e da pernambucana Guga Patriota, filme chega aos cinemas no dia 31 de julho

Em semana de lançamento, “O Deserto de Akin” terá duas pré-estreias abertas ao público, com presença do diretor e elenco. A primeira será em São Paulo, no dia 28 de julho, às 20h30, no Cinesystem Frei Caneca Belas Artes. O diretor Bernard Lessa e os atores Reynier Morales e Ana Flavia Cavalcanti estarão presentes para um debate após a sessão. No dia seguinte, 29, às 20h30, o Estação NET Rio recebe a versão carioca do evento. Além dos talentos confirmados em São Paulo, a atriz pernambucana Guga Patriota também estará presente para a roda de conversa, mediada pela deputada estadual Dani Balbi. Os ingressos já estão disponíveis nos sites dos cinemas.
“O Deserto de Akin” teve produção da Rede Filmes, em coprodução com a Ladart Filmes. A distribuição é um trabalho da Retrato Filmes. No dia 31 de julho, o drama capixaba chega ao circuito nacional.
A primeira exibição do longa-metragem foi no Festival do Rio, onde o protagonista Reynier Morales recebeu o Redentor de Melhor Ator, pela mostra Novos Rumos. Depois da estreia mundial, também passou pela Mostra de Cinema de Gostoso, pelo Festival de Havana, cidade natal do protagonista, e pelo Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, também assinado por Bernard Lessa. Antes do lançamento oficial, teve uma última parada no Festival de Vitória, onde foi exibido como filme de abertura.

“O Deserto de Akin” acompanha Akin (Reynier Morales), um médico que atua em serviço de uma comunidade indígena do Espírito Santo. A trama parte de um contexto real, em que profissionais estrangeiros que participaram do programa Mais Médicos precisaram interromper seus serviços no Brasil devido às medidas tomadas durante o governo Bolsonaro. Em meio a um contexto de ascensão da extrema direita, que ataca sistematicamente grupos minorizados ou associados a movimentos de esquerda, Akin precisa definir seus próximos passos.
Em meio aos conflitos externos e internos, o protagonista encontra um respiro nas conexões que desenvolve com os brasileiros Érica e Sérgio, vividos por Ana Flavia Cavalcanti ("Garota do Momento", novela da TV Globo; "Baby", filme de Marcelo Caetano) e Guga Patriota ("Fim de Festa", dirigido por Hilton Lacerda). Também integram o elenco os atores Welket Bungué (“A Viagem de Pedro”) e Patricia Galleto.

Sinopse:
Akin é um dos médicos cubanos trabalhando no Brasil em 2018. Com as eleições, a cooperação entre o Brasil e Cuba chega ao fim. Os médicos são convocados a retornar ao seu país de origem. Akin está em uma encruzilhada. Voltar para Cuba ou se estabelecer no Brasil?
Elenco
Reynier Morales (ele/dele)
Ana Flávia Cavalcanti (ela/dela)
Guga Patriota (elu/delu/ela/dela)
Welket Bungué (ele/dele)
Patricia Galleto (ela/dela)
Ficha técnica
Roteiro e Direção: Bernard Lessa
Produção: Bernard Lessa e Ursula Dart
Direção de Fotografia: Heloisa Machado
Montagem: Bernard Lessa
Música Original: C-Afrobrasil
Direção de Produção: Izah Candido
Figurino e Maquiagem: Anielle Paola
Direção de Arte: Rocío Moure
Direção de Som: Natália Dornelas
Empresa produtora: Rede Filmes
Empresa coprodutora: Ladart Filmes
Distribuição: Retrato Filmes
BERNARD LESSA | Diretor e roteirista – ELE/DELE
Bernard Lessa é um realizador independente com base em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Formado em Cinema & Audiovisual na Universidade Federal Fluminense, escreveu e dirigiu os curtas-metragens Tejo Mar (2013), Sopro, Uivo e Assobio (2015), e os longas-metragens A Matéria Noturna (2021) e O Deserto de Akin (2024). Seus filmes foram exibidos e premiados em festivais como o Festival de Tiradentes, o Janela de Cinema de Recife, o Olhar de Cinema de Curitiba, o Panorama de Cinema de Salvador, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Guarnicê de Cinema de São Luís e o Festival de Cinema de Vitória, entre outros.
Sobre REYNIER MORALES | Ator (Akin) - ELE/DELE
Sou um ator e cantor cubano com uma carreira inicialmente no mundo do Rock independente (hardcore) Hip Hop. Posteriormente, me consolidei na atuação no cinema, no teatro e na televisão. Destaco com um relevante trabalho, o musical "Rent" em coprodução de Havana com a Broadway (HBO Max) para o Documentário “Revolution Rent”; bem como no cinema, principalmente em coproduções independentes do cinema latino-americano e de outros países, bem como pelos anos de trabalho e colaboração com alunos e professores nas diferentes oficinas da EiCTV em San Antonio de los Banos (Cuba) bem como para os diferentes espaços dramatizados, séries, séries policiais, novelas para a televisão cubana. Cerca de um ano após iniciar minha formação como DJ, migrei para o Brasil tendo estrelado o longa-metragem "O Deserto de Akin" gravado no Espírito Santo - Vencedor do Prêmio de Melhor Ator Novos Rumos no Festival do Rio de 2024. No ano de 2025, participei da produção Makunaíma XXI da Duas Mariolas Filmes.
Sobre ANA FLAVIA CAVALCANTI | Atriz (Érica) - ELA/DELA
Ana Flavia Cavalcanti é uma multiartista que transita entre as artes cênicas, a performance e a escrita. Seu primeiro filme, o curta-metragem "RÃ", teve estreia mundial na Berlinale e, em seguida, ganhou o Candango de Melhor Filme no 52o Festival de Brasília. "RÃ" é baseado em uma memória de Ana, de quando ela tinha seis anos e comeu carne de rã pela primeira vez. Recentemente Ana Flavia viveu Marlene na novela global "Garota do Momento". A atriz também pode ser vista no filme "Baby", de Marcelo Caetano. Ana Flavia se prepara para viver a protagonista Rafaela no longa-metragem "Marés de Sangue", do diretor Marco André, que será filmado em Belém do Pará. Ana Flavia Cavalcanti assina a direção do longa-metragem “Bocaina”, filme que retrata a vida de duas irmãs que vivem isoladas em uma casa de roça no interior de Minas Gerais. A chegada de um forasteiro e a passagem de satélites em uma noite atípica transformam as dimensões de suas vidas. Ana idealizou e apresentou o podcast Histórias de Conforto, em parceria com a Comfort. No programa, a artista traz a perspectiva do bem viver, do descanso, da vida boa. O podcast recebeu nomes como Taís Araújo, Liniker, Saloma Salomão, entre outros. Natural de Diadema, região metropolitana de São Paulo, Ana Flavia é filha de uma trabalhadora doméstica aposentada. Sua mãe e suas vivências são suas grandes inspirações para a criação das performances “A Babá Quer Passear” e “SERVIÇAL”, onde ela discute a condição atual das trabalhadoras domésticas no Brasil e os mecanismos abusivos adotados pelos “patrões”, similares ao período escravocrata. “Pau No Rabo” é sua última criação performática. Com uma cinta peniana, ela faz uma caminhada pelas ruas da cidade com o intuito de criticar a cultura ao assédio, ao estupro e ao machismo estrutural em nosso país. Ana Flavia é formada em Artes Cênicas pelo INDAC e pelo CPT Centro de Preparação Teatral dirigido por Antunes Filho. Estagiou no Théâtre du Soleil e na École Lecoq, ambos em Paris.
Sobre GUGA PATRIOTA | Atriz (Sérgio) - ELA/DELA/ELU/DELU
Guga Patriota é médica e artista não binária das artes da cena e do audiovisual, com foco em performance, atuação e escrita. Desenvolve trabalhos colaborativos e autorais como roteirista para cinema. Sua trajetória passa por processos criativos que exploram o corpo, a presença e o percurso como método-intervenção. Como atriz, assumiu papeis de destaque em longas, séries para TV (Globoplay + canais) e curtas-metragens dirigidos por André Antônio, Bernard Lessa, Hilton Lacerda, Letícia Simões, Felipe André Silva, Marcelo Lordello, Milena Times, Fábio Ramalho e Felipe de Almeida. Possui repertório em filmes de ficção e documentários ficcionais - a exemplo do cinema contemporâneo, Felipe André Silva, indicado à melhor curta documental do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020.
Os filmes em que atuou circularam em festivais de cinema nacionais e internacionais, dentre eles o Festival do Rio - Fim de Festa, vencedor de Melhor Filme no Festival do Rio 2019 -, Olhar de Cinema, Tiradentes, Kinoforum, Hotdocs (Canadá). Atuou durante seis anos na Cênicas Cia, companhia teatral com mais de duas décadas de repertório e tradição em formação cênica, e realizou residência artística no Teatro Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo — a companhia de teatro mais antiga em atividade no Brasil. É médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente residente de Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, com 11 anos de dedicação entre estudo e prática em saúde no Sistema Único de Saúde.
Sobre WELKET BUNGUÉ | Ator (Aissa) - ELE/DELE
Welket Bungué nasceu em 1988 na Guiné-Bissau, é artista multidisciplinar, de etnia Balanta. Reside em Berlim, mas trabalha artisticamente ao nível internacional. É co-fundador da produtora KUSSA, licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em Performance (UniRio/RJ). Em 2021 tornou-se membro da Academia Europeia de Cinema. Os seus filmes têm circulado internacionalmente por inúmeros festivais de cinema tais como Berlinale, ABFF (EUA), Africlap (França), Zanzibar Intl. Film Fest., Afrikamera (Berlim), BFI London e Sheffield DocFest (UK), IndieLisboa, DocLisboa, Fest. Intl. de Cinema do Rio de Janeiro ou o Stockholm Dansfilmfestival. Em 2020 Welket é o protagonista de 'Berlin Alexanderplatz' (Berlinale 2020), realizado por Burhan Qurbani, em que a sua interpretação lhe valeu uma indicação ao Urso de Prata, uma nomeação como “Melhor Ator Principal” nos prémios LOLA da Academia Alemã de Cinema (Deutscher Filmpreis), e ainda o prémio “Cavalo de Alumínio” para “Melhor Ator” no Festival Int. de Cinema de Estocolmo. O seu livro 'Corpo Periférico' está disponível na plataforma Amazon, partilha relatos da história da sua vida e trajeto artístico desde 2006, por meio de imagens e de entrevistas, e conta criou o seu próprio método de cinema de autorrepresentação. Welket está nos elencos principais das séries brasileiras 'Pssica' com direção de Fernando Meirelles (Cidade de Deus) e Quico Meirelles para a Netflix, e ‘Reencarne’ o primeiro seriado de terror produzido pela TV Globo e Globo Play, ambos com estreia prevista para 2025.
REDE FILMES | Produtora
Rede é uma produtora independente de filmes, fundada em 2010, pelo produtor e diretor Bernard Lessa. Atuou nos curtas TEJO MAR (2013), SOPRO, UIVO E ASSOBIO (2015) e PROCURO TEU AUXÍLIO PARA ENTERRAR UM HOMEM (2023) e nos longas-metragens A MULHER E O RIO (2019), A MATÉRIA NOTURNA (2021) e O DESERTO DE AKIN (em finalização). Os filmes da produtora foram exibidos e premiados em festivais como o Festival de Brasília, o Olhar de Cinema, o Festival de Cinema de Tiradentes, o Janela de Cinema do Recife, e na sessão Primer Corte do Ventana Sur, entre outros. Atualmente desenvolve os longa-metragens: MEU TIO DA CÂMERA (em produção) e ÁGUAS CINZENTAS (em pré-produção).
LADART FILMES | Coprodutora
Ladart é uma produtora audiovisual sediada em Vitória, ES, fundada em 2013, e tem como missão produzir obras que possam contribuir como uma reflexão crítica sobre a realidade social brasileira. A empresa tem como sócia fundadora a produtora Ursula Dart que conta com alguns filmes ficcionais e documentários em seu currículo, principalmente trabalhos como produtora executiva ou diretora de fotografia. São alguns dos longas-metragens nos quais atuou: AS HORAS VULGARES (2010), de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize; OS INCONTESTÁVEIS (2016), de Alexandre Serafini; DIDI (2020), de Thiago Moulin; PRESENÇA, de Erly Vieira Jr; TODA NOITE ESTAREI LÁ, de Tati Franklin e Suellen Vasconcelos; e GAROTAS DO GAME, de Saskia Sá (em produção).
RETRATO FILMES | Distribuidora
A Retrato Filmes é uma distribuidora focada na ampliação dos públicos do cinema independente em todas as telas.
Desde 2024, se destacou no mercado brasileiro com filmes premiados nos maiores festivais de cinema e conquistando a atenção do público nas salas, na TV e no streaming. Dentre seus principais lançamentos estão “Salão de Baile: This is Balroom” (CPH:DOX, premiado no Festival do Rio e Mix Brasil), “Alma do Deserto” (Queer Lion no Festival de Veneza), “Maré Alta” (South by Southwest) e o relançamento em 4K de “Cidade dos Sonhos”, obra-prima de David Lynch.
Em 2025, a Retrato firma uma parceria inédita de investimento privado com a MUV Capital, ampliando a diversidade do seu catálogo com filmes internacionais de destaque nos principais festivais como“Surda” (Sorda), Prêmio do Público no Festival de Berlim e “Dois Procuradores” (Two Prosecutors), Cannes - Competição, o terror “Apanhador de Almas”, com Klara Castanho, e filmes brasileiros premiados como “Salomé” e “Ruas da Glória”.






Comentários