top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

Dirigido pelo israelense Amos Gitaï,‘Uma Noite em Haifa’ estreia nos cinemas

Longa, que entrou na seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza em 2020, aborda a pluralidade cultural na cidade de Haifa na visão de cinco mulheres


Uma Noite em Haifa
Uma Noite em Haifa

Uma Noite em Haifa” (Laila in Haifa), dirigido pelo premiado cineasta Amos Gitaï (“Kedma”, Kadosh - Laços Sagrados”, “Kippur”), entra em cartaz hoje, 10 de agosto, nos cinemas brasileiros, com distribuição de Synapse Distribution. A produção, que foi um dos destaques no Festival Filmelier no Cinema, acompanha as histórias de cinco mulheres em uma agitada noite na cidade israelense. Confira o trailer aqui e imagens neste link.

Indicado a dois prêmios, incluindo o Leão de Ouro, da seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza, “Uma Noite em Haifa” destaca as histórias entrelaçadas de cinco mulheres que desafiaram rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais.

As filmagens do longa foram feitas em uma boate real em Haifa chamada Fattoush, frequentada por israelenses e palestinos, com bagagens culturais diferentes, em uma troca direta. Ao visitar o local pela primeira vez, o diretor se sentiu inspirado a contar uma história sobre esse lado pouco retratado no cinema. Além disso, Haifa também é a sua cidade natal.

“É uma forma de fazer do próprio filme e do processo criativo um ponto de encontro, um momento de diálogo, numa região que também sofre de violência e ódio crônicos”, diz Gitaï. Com um elenco composto por atores desses dois Estados, o cineasta explora a diversidade em um local onde pessoas vão para expressar suas identidades.


A escolha de cinco mulheres como protagonistas também não foi por acaso. “O Oriente Médio é dominado por homens que frequentemente encorajam a guerra e o conflito. Desde os meus primeiros filmes, há 35 anos, optei por privilegiar papéis femininos. Colocá-las no centro desses filmes é, por si só, uma questão que se coloca sobre a organização das nossas sociedades”, explica o diretor.


Uma Noite em Haifa” é roteirizado por Marie-Jose Sanselme, parceira de longa data de Gitaï. O elenco do filme reúne Maria Zreik (do curta-metragem indicado ao Oscar “Ave Maria”); Naama Preis (“God of the Piano”); Hana Laslo (vencedora de Melhor Atriz em Cannes por “Free Zone”, também dirigido por Amos Gitaï); e as estreantes nas telonas Khawla Ibraheem e Bahira Ablassi.

Elenco principal

Maria Zreik - Laila

Khawla Ibraheem - Khawla

Bahira Ablassi - Bahira

Naama Preis - Naama

Hana Laslo - Hanna

3 visualizações0 comentário
bottom of page