Estrelado por Jessica Chastain, Sonhos, o novo filme de Michel Franco, chega aos cinemas em 30 de outubro
- Lagoa Nerd
- há 2 horas
- 3 min de leitura
Longa que narra o romance entre uma socialite norte-americana e um bailarino mexicano tem a vencedora do Oscar, Jessica Chastain, como protagonista

Uma das atrizes mais engajadas de Hollywood, Jessica Chastain é a estrela de Sonhos, em sua segunda parceria com o diretor mexicano Michel Franco, que chega aos cinemas brasileiros dia 30 de outubro. O longa, que chamou atenção na última edição do Festival de Berlim, onde concorreu ao Urso de Ouro, narra o relacionamento complexo entre a socialite Jennifer, que vive de fazer trabalhos filantrópicos, vivida por Chastain, e Fernando, o bailarino mexicano que ela patrocina (e com quem tem um caso), papel do novato Isaac Hernández.
O diretor de Sonhos, responsável pelos polêmicos “Depois de Lucía” (2012), premiado em Cannes e San Sebastián; “Chronic” (2015), melhor roteiro em Cannes; e “Nova Ordem” (2020), vencedor do Grand Prix em Veneza, desta vez inaugura um debate ético sobre o que há por trás do ativismo social praticado pela elite econômica, colocando o comportamento da personagem de Chastain na berlinda quando ela não se sente mais no comando da relação.
O The Hollywood Reporter afirma que o filme “é um estudo minucioso das calibrações mutáveis em uma dinâmica de poder desigual, na qual Jennifer não está disposta a ceder a vantagem, tornando-se implacável quando a situação se inverte”. A Variety elogiou a ousadia de Chastain em aceitar “um papel que poucas estrelas teriam coragem de assumir” e afirmou que ela e Franco “entregam uma crítica social provocativa”, que discute “diferença de idade, disparidade de riqueza, atração pela oportunidade nos EUA, a constante ameaça de prisão e a forma como alguns americanos exotizam sexualmente os estrangeiros”.

A imigração é mais um tema recorrente ao longo de todo o filme. Fernando já morou nos EUA, foi expulso e começa o filme voltando ao país. A frenética sequência inicial do longa — “impressionante”, nas palavras do The Hollywood Reporter — acompanha a travessia ilegal do bailarino pela fronteira entre México e Estados Unidos para alcançar sua amada.
Sonhos chega aos cinemas brasileiros em 30 de outubro, com distribuição da Imagem Filmes.
Sinopse:
Jennifer (Jessica Chastain) é uma influente socialite de São Francisco. Sua vida cuidadosamente construída entra em risco quando ela se envolve com Fernando (Isaac Hernández), um jovem bailarino mexicano que sonha em atuar numa grande escola de balé. Impulsionado pelo amor e pela esperança de um recomeço, ele atravessa a fronteira para estar ao lado dela, uma decisão que ameaça desestabilizar o mundo que Jennifer tanto lutou para preservar. Determinada a manter seu império intacto, ela será capaz de tudo, mesmo que isso revele o lado mais obscuro desse romance.
O Diretor:
Michel Franco nasceu em 1979, na Cidade do México. Depois de dirigir curtas e trabalhos para a publicidade, estreou como diretor de longas com "Daniel & Ana" (2009), selecionado para a Quinzena dos Realizadores em Cannes. Seu trabalho ganhou reconhecimento internacional com "Depois de Lucía" (2012), premiado na mostra Un Certain Regard em Cannes.
Conhecido por abordar temas polêmicos, dirigiu dramas sociais densos, como “Chronic” (2015), Prêmio de Melhor Roteiro em Cannes; "Las Hijas de Abril" (2017), Prêmio do Júri também em Cannes; "Nova Ordem" (2020), que levou o Grand Prix no Festival de Veneza; "Sundown" (2021) e "Memória" (2023), que deu a Copa Volpi de melhor ator para Peter Sarsgaard também em Veneza.
Franco também assume com frequência papéis de roteirista e produtor — através de sua produtora Teorema. Seu cinema é marcado por dramas íntimos que exploram famílias disfuncionais, tensões sociais e traumas — geralmente com grande rigor formal —, e são reconhecidos por provocar reflexão e desconforto.
ComSonhos, Franco fez sua estreia na Competição Oficial do Festival de Berlim.
Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Michel Franco
Produção: Alexander Rodnyansky e Michel Franco
Forografia: Yves Cape
Montagem: Óscar Figueroa e Michel Franco
Desenho de Produção: Alfredo Wigueras
Figurino: Mitchell Travers
Casting: Nina Henninger, Viridiana Olvera e Susan Shopmaker
País e ano de produção: México/EUA, 2025
Distribuição no Brasil: Imagem Filmes