Exibição do longa 'Emilia Pérez' marca a abertura da 26ª edição do Festival do Rio
- Lagoa Nerd

- 4 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Gala de abertura e a assinatura do acordo de cooperação entre Brasil e França são os destaques do primeiro dia
Mais de 500 convidados, entre artistas, personalidades e produtores, lotaram a cerimônia de gala do Cine Odeon - CCLSR, nesta quinta-feira (3), que marcou a abertura da 26ª edição do Festival do Rio. O ator Aílton Graça apresentou a solenidade, que foi seguida por uma exibição do longa-metragem “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard.
Ilda Santiago, diretora-executiva do Festival do Rio, destacou que a edição de 2024 consolida um novo momento do evento, desde sua reconstrução pós-pandemia. e abordou o desafio que a indústria audiovisual no Brasil enfrenta para levar o público de volta às salas de cinema.
“O Festival do Rio tem a função de ser um grande vetor para esse retorno, para a gente voltar e falar de cinema, se encontrar e viver essas experiências”, ressaltou Ilda, ao subir no palco do Cine Odeon. A diretora agradeceu aos parceiros e apoiadores do Festival, citando a Shell (via Lei de Incentivo à Cultura), a Prefeitura do Rio de Janeiro, a FIRJAN, a Ancine e o Itaú.
A Revista digital com toda a programação do Festival está nesse link.
Ministério da Cultura assina acordo de cooperação audiovisual entre Brasil e França
Antes da cerimônia no Cine Odeon, o Armazém da Utopia, nova sede do Festival, recebeu a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, para a assinatura do acordo de cooperação entre Brasil e França no campo do audiovisual. A Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga, o Presidente da Ancine Alex Braga e o diretor de assuntos internacionais do CNC (Centre National du Cinéma et de L’image Animée) junto com uma delegação francesa marcaram presença no evento.
Em seu discurso, Margareth destacou que, após o renascimento do Ministério da Cultura, o Governo vem se aproximando cada vez mais da Ancine: “Estamos trabalhando para elaborar formas de regulamentar e fomentar o setor do audiovisual como um todo”.
A proposta do acordo surgiu a partir de um encontro entre a Secretaria do Audiovisual (SAV) e o CNC: “O acordo nasceu pensando em fortalecer o intercâmbio cultural entre os profissionais do audiovisual do Brasil e da França” , ressaltou Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual.
Depois da largada, a festa continua: confira a programação do segundo dia de Festival
O segundo dia de Festival do Rio, nesta sexta-feira (4), conta com sessões nos cinemas Cine Odeon - CCLSR, Estação NET Rio 5, Estação Net Botafogo, Estação Net Gávea, todas com convidados inéditos.
“Quarto ao lado”, primeiro filme de Almodóvar totalmente em inglês, tem sessão de Gala, às 19h30 no histórico centro cultural da Cinelândia. O longa, estrelado por Julianne Moore e Tilda Swinton, rendeu o primeiro prêmio Leão de Ouro, do Festival de Veneza, para o diretor espanhol. A sessão é a única desta sexta-feira que não conta com a presença de convidados.
Precisamos Falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz, exibido na Mostra: Premiere Brasil - Hors Concours marca a estreia do primogênito de Andrucha Waddington na direção e tem no elenco Marjorie Estiano. Já Transamazônia, de Pia Marais é de Panorama Mundial.
A seguir, confira a programação completa.
Destaques da programação desta sexta, 4 de outubro
Cine Odeon - CCLSR
Panorama Mundial
19:30 – O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar. Sem a presença do elenco.
Estação NET Rio 5
Mostra: A Cinemateca é Brasileira - Resistências Cinematográficas
19h15 - O que é Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto - Com a presença de convidados.
Estação Net Botafogo
Mostra: Premiere Brasil - Hors Concours
19:00 - Precisamos Falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz. Com Marjorie EstianoAlexandre Nero, Emílio De Mello, Hermila Guedes, entre outros. Sessão com presença de elenco e convidados. Cobertura de imprensa: das 18h às 18h45.
Mostra: Panorama Mundial
21:30 - Transamazônia, de Pia Marais.. Sessão com a presença de convidados
Estação Net Gávea
Mostra: Première Brasil: Retratos Longa-Metragem
18:15 - Janis - Amores de Carnaval, Memórias de Ricky Ferreira e Convidados, de Ana Isabel Cunha. Sessão com a presença de convidados
Mostra: Première Brasil: Competição Novos Rumos Longa-Metragem
18:45 - A Procura de Martina, de Márcia Faria + E Seu Corpo É Belo, de Yuri Costa. Sessão com a presença de convidados
Mostra: Premiére Brasil: Competição Longa-Metragem Documentário + Competição Curta-Metragem
19:15 - Mambembe, de Fabio Meira + Minha Mãe É uma Vaca, de Moara Passoni. Sessão com convidados
Mostra: Premiére Brasil: O Estado das Coisas
21:30 - No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut. Sessão com convidados
Mostra: Premiére Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção
21:45 - Os Enforcados, de Fernando Coimbra. Com Leandra Leal, Irandhir Santos, Thiago Tomé, PêPê Rapazote e Ernani Moraes. Sessão com convidados
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do Festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da FIRJAN.
*****
Sobre a Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
















Comentários