top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

Expocine 2023 revela homenageados de sua 10ª edição

Cinco empresas do audiovisual serão consagradas na cerimônia de encerramento do evento, pelo trabalho e excelência dedicados à indústria


Expocine 2023 revela homenageados de sua 10ª edição
Expocine 2023 revela homenageados de sua 10ª edição

Expocine 2023 vai homenagear este ano cinco empresas pela atuação na indústria cinematográfica nacional. No segmento de distribuição, o evento honrará o trabalho e os 10 anos de atuação no país de três empresas: O2 Play, H2O Films e Diamond Films Brasil. Na área de produção, a Casa de Cinema de Porto Alegre será reconhecida pelos 37 anos de atuação ininterrupta no audiovisual produzido no Rio Grande do Sul, e no mercado exibidor o Cine Casarão de Manaus será o destaque por ser um ponto cultural, social e afetivo importante da cidade. Todas receberão o troféu Expocine na noite de encerramento do evento, no dia 06 de Outubro, no Cine Marquise, em São Paulo.

A Diamond Films, que é a maior distribuidora independente da América Latina, teve sua fundação em 2010 e está presente em sete países da região, além da Espanha. No Brasil desde 2013, é responsável pela distribuição de títulos como Moonlight - Sob a Luz do Luar, Green Book - O Guia, Moonfall – Ameaça Lunar, No Ritmo do Coração, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Órfã 2 - A Origem e muitos outros. A H2O Films já lançou mais de 60 filmes em território nacional, entre eles Vai que Cola - o Filme e Vai que Cola - o começo, Um Tio Quase Perfeito 1 e 2 e O Grande Circo Místico. Já a O2 Play, braço de distribuição da O2 Filmes e na ativa desde 2013, foi responsável pelo lançamento de mais de 80 filmes em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Chorão Marginal Alado, Latitudes, O Novelo, o vencedor do Oscar 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar 2023 –, e muito outros.

O Cine Casarão de Manaus é o espaço dedicado à sétima arte do Casarão de Ideias, uma associação cultural sem fins lucrativos que atua pela promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico na capital do Amazonas. Em 2023 o cinema completa seis anos de atividade. Até o ano passado, foram exibidos mais de 500 filmes, sendo 340 nacionais – muitos deles não entraram em cartaz em outras salas da cidade –, com mais de 30 mil espectadores..

Já a Casa de Cinema de Porto Alegre está na ativa há 37 anos, produzindo centenas de filmes, vídeos e programas de televisão. Entre seus principais títulos estão os longas Meu Tio Matou um Cara, O Homem que Copiava, Saneamento Básico - O Filme, Houve Uma Vez Dois Verões, Aos Olhos de Ernesto, Antes que o Mundo Acabe, o telefilme Doce de Mãe e o curta-metragem Ilha das Flores, eleito em 2019 o melhor curta brasileiro da história pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page