NO JAPÃO VOCÊ PODE ALUGAR TUDO: UM AMIGO, UM PARCEIRO... E ATÉ UMA FAMÍLIA! UM MUNDO CURIOSO ONDE OS VÍNCULOS SÃO OFERECIDOS POR HORAS E A COMPANHIA É GARANTIDA
- Lagoa Nerd
- há 14 horas
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Estrelado por Brendan Fraser, Família de Aluguel estreia exclusivamente nos cinemas em 2026

Em 2026, o filme FAMÍLIA DE ALUGUEL, da Searchlight Pictures, chega aos cinemas da América Latina. O longa está recebendo aclamação da crítica, com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Estrelado pelo vencedor do Oscar® Brendan Fraser (A Baleia) e dirigido pela cineasta japonesa HIKARI (37 Segundos), o filme revela um negócio em expansão no Japão: as agências de "famílias de aluguel".
No filme, Fraser interpreta Phillip, um ator americano que vive em Tóquio e consegue um emprego em uma agência, interpretando papéis substitutos para estranhos. Ele mergulha no mundo de seus clientes e começa a criar conexões genuínas que borram as fronteiras entre ficção e realidade. Ao confrontar as complexidades morais de seu trabalho, Phillip redescobre um propósito, um senso de pertencimento e a beleza silenciosa da conexão humana.
Aqui estão alguns aspectos importantes das famílias de aluguel e porque elas motivaram HIKARI em seu papel como diretora:
Papéis fictícios, emoções reais

O interesse de HIKARI pelo negócio de famílias de aluguel surgiu em 2018. Ao começar a pesquisar o setor, ela descobriu que se trata de uma prática que surgiu na década de 1980 e é bastante difundida no Japão.
Atualmente, existem cerca de 300 agências de famílias de aluguel no país. Homens e mulheres de todas as idades recorrem a essas agências em busca de atores e atrizes que possam desempenhar papéis familiares e de amigos, ajudando-os a lidar com situações sociais específicas. Um namorado para apresentar à mãe, um amigo para ir ao cinema, um marido para experimentar a vida de casado por um dia… a lista de papéis possíveis é infinita.
Os clientes dessas agências podem especificar preferências quanto à idade, tipo físico e estilo de roupa, entre outras características e aspectos, e pagar altas taxas para satisfazer seu desejo de conexão: o preço médio varia de 15.000 a 30.000 ienes por pessoa (entre US$ 150 e US$ 300) por algumas horas.
“Em uma cidade grande como Tóquio, ou mesmo em uma cidade rural, você pode se sentir muito sozinho… Todos com quem conversei estavam buscando conexão. Mesmo pagando pelo serviço, eles encontram amizade nessas duas ou três horas que compartilham. E os atores que interpretam essas famílias substitutas também estão 100% comprometidos com o relacionamento e encontram sua própria conexão dentro da comunidade. Os papéis podem ser fictícios, mas a emoção é real”, diz HIKARI.
A família de aluguel pode ser um tema controverso, mas, para muitos, é um serviço que preserva a dignidade, oferece apoio e preenche um vazio, mesmo que apenas temporariamente.
Buscando o porquê por trás da intimidade mercantilizada

As motivações daqueles que recorrem a agências de família de aluguel são variadas, mas a solidão e o isolamento moderno, uma crise que transcende fronteiras, são denominadores comuns. Em FAMÍLIA DE ALUGUEL, através do personagem Phillip e seu processo gradual de inserção na agência, o público será levado ao coração desse negócio para compreender suas múltiplas camadas.
HIKARI, por sua vez, destaca que a falta de aceitação social da terapia no Japão também contribui para o surgimento dessas agências. “As pessoas preferem contratar alguém para compartilhar seus problemas informalmente, ou simplesmente para conversar… não são terapeutas profissionais licenciados, mas oferecem apoio e perspectiva”, comenta a diretora. Além disso, ela buscou se distanciar de uma perspectiva etnocêntrica da história, utilizando personagens japoneses para evitar contá-la exclusivamente de um ponto de vista ocidental. “Para nós, era importante encontrar um equilíbrio. Muitas vezes, um país e seu povo são reduzidos a estereótipos. É por isso que Tada (Takehiro Hira), o dono da agência, e seus colegas são tão importantes. Eles trazem complexidade e nuances, dando à história uma perspectiva oriental e feminina”, enfatiza ela.
HIKARI espera que o público se conecte com os temas universais de FAMÍLIA DE ALUGUEL e, a esse respeito, conclui:
“Sempre me pergunto: ‘Como posso, enquanto diretora, oferecer ao público uma nova perspectiva sobre como ver o mundo?’ Porque acredito que uma maneira de tornar o mundo um lugar melhor é contar histórias que nos ajudem a entender uns aos outros e, em última análise, a desenvolver respeito mútuo, para além de nossas diferenças de origem ou cultura.”
FAMÍLIA DE ALUGUEL estreia em 2026 somente nos cinemas.
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Sobre 20th Century Studios
20th Century Studios é um estúdio ganhador do Oscar® produtor de longa-metragens tanto para cinema quanto para o streaming. É o lar de franquias icônicas como "Avatar", "Alien", "Planeta dos Macacos", "Predador", "Duro de Matar" e "Kingsman", produziu também filmes de sucesso, incluindo "Bohemian Rhapsody", "O Rei do Show”, “Perdido em Marte” e “Ford v Ferrari”. Também lançou as famosas franquias “Deadpool” e “X-Men”. Entre as atuais e futuras produções do estúdio estão "The King’s Man – A Origem", "Morte no Nilo", "Free Guy – Assumindo o Controle", "Amor, Sublime Amor" e as sequências de "Avatar". Anteriormente conhecido como 20th Century Fox, antes de se tornar parte da The Walt Disney Company, a 20th Century Studios é reconhecida por seu incrível legado de 80 anos. É o estúdio que trouxe os primeiros seis filmes de “Star Wars”, além dos grandes clássicos de sucesso como “Milagre na Rua 34”, “A Malvada”, “O Rei e Eu”, “A Noviça Rebelde”, “Butch Cassidy”, “Princesa Prometida”, “O Segredo do Abismo”, “Edward Mãos de Tesoura”, “Esqueceram de Mim”, “Meu Primo Vinny”, “Velocidade Máxima”, “Náufrago”, “Moulin Rouge!”, “Minority Report”, “Garota Exemplar” e “O Regresso”.


