top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

Film commissions brasileiras reúnem-se durante a Expocine e decidem por criação de Grupo de Trabalho

Representantes de cidades e Estados presentes no evento debateram e definiram ações necessárias para a atração de produções e o turismo audiovisual


Crédito: Divulgação Expocine
Crédito: Divulgação Expocine

Aproveitando a presença de representantes de prefeituras, governos estaduais e film commissions, a Expocine promoveu na tarde de ontem (04/10) uma reunião para tratar sobre temas de interesse para a atração de produções para as cidades brasileiras e o turismo audiovisual. Foram abordados assuntos como o mapeamento de potencialidades e recursos disponíveis em cada região, além do apoio de instituições governamentais em nível federal.

Como resultado das discussões foi definido a criação de um grupo de trabalho (GT) para estudar como organizar uma rede nacional de film commissions, com o apoio de várias entidades do governo e do setor privado. Tendo em vista a necessidade apontada pelos presentes no encontro de existirem mais espaços de troca, colaboração, apoio e fortalecimento.

A tarde dedicada a film commissions foi um dos destaques da programação de ontemna Expocine eteve início com o painel “Como atrair mais produções internacionais para as cidades brasileiras?”. O encontro contou com Carolinne Golfeto, coordenadora da São Paulo Film Commission, Christiano Braga, supervisor de cultura e gastronomia na Embratur, e Flavia Zanini, head de Produção Executiva na O2 Filmes.

Na sequência, aconteceu a segunda edição do pitching de Film Commissions, com apresentações das cidades de Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS e São Paulo-SP, que mostraram suas oportunidades de geração de negócios, incentivos fiscais e desburocratização de projetos audiovisuais.

O painel “Mitos e verdades sobre os incentivos às produções audiovisuais”, com José Maurício Fittipaldi (CQS/FV Advogados) e Steve Solot (Olsberg SPI) trouxe exemplos de diversos países sobre sistemas de incentivos ao redor do mundo.

Essas e outras discussões com foco no mercado cinematográfico seguem até sexta-feira (6/10) no Cine Marquise e no Renaissance Hotel, ambos na região da Av. Paulista.

Informações sobre a programação e credenciamento, acesse o site oficial da 10ª Edição

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page