Imovision apresenta Mostra Jafar Panahi em aquecimento para estreia de "Foi Apenas um Acidente"
- Lagoa Nerd
- há 4 horas
- 4 min de leitura
Quatro grandes filmes do cineasta iraniano serão exibidos em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Ribeirão Preto

Para celebrar a carreira ilustre de um dos maiores cineastas contemporâneos e a aguardada estreia de "Foi Apenas um Acidente", que chega aos cinemas brasileiros no dia 4 de dezembro, a Imovision apresenta a Mostra Jafar Panahi, de 27 de novembro a 03 de dezembro. A curadoria do evento, que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, reúne quatro clássicos do diretor iraniano e tem como objetivo oferecer ao público a chance de rever na tela grande alguns dos trabalhos que o tornaram o diretor premiado e prestigiado que é hoje.
A Mostra terá em sua programação "O Balão Branco" (1995), primeiro longa-metragem de Panahi e ganhador da Caméra d'Or no Festival de Cannes; "Táxi Teerã", filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2015; "3 Faces", consagrado com o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, em 2018; e "Sem Ursos", que levou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, em 2022.
Com seu novo longa, "Foi Apenas um Acidente" — vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em maio de 2025 e que estreia no Brasil em uma parceria entre Imovision e MUBI —, Panahi se tornou uma das poucas pessoas na história agraciadas com a tríade de grandes prêmios de cinema da Europa: Cannes, Berlim e Veneza. Além do Urso de Ouro em Berlim para "Táxi Teerã", o cineasta recebeu o Leão de Ouro em Veneza por "O Círculo" (2000).
Habituado a filmar sob o pano de fundo presente do autoritarismo, Jafar Panahi transformou sua carreira em um ato de resistência e nunca permitiu que a censura o impedisse de fazer cinema. Por seus trabalhos, o cineasta foi ameaçado, teve sua casa invadida e foi condenado pelo regime aiatolá a ficar 20 anos sem fazer filmes. Apesar da condenação, Panahi segue produzindo suas obras e denunciando as práticas injustas do regime autoritário do Irã.
Confira abaixo os cinemas que vão receber a Mostra Jafar Panahi e a sinopse dos filmes.
CIRCUITO
Rio de Janeiro
Cinesystem Belas Artes - de quinta (27) a quarta (03), às 21h
Quinta (27) - "O Balão Branco"
Sexta (28) - "3 Faces"
Sábado (29) - "Sem Ursos"
Domingo (30) - "Táxi Teerã"
Segunda (1º) - "O Balão Branco"
Terça (2) - "3 Faces"
Quarta (3) - "Táxi Teerã"
Estação NET Botafogo - de sábado (29) a quarta (03), às 17h05
Sábado (29) - "O Balão Branco"
Domingo (30) - "3 Faces"
Segunda (1º) - "Táxi Teerã"
Quarta (3) - "Sem Ursos"
São Paulo
Reserva Cultural - de quinta (27) a quarta (03), às 19h
Quinta (27) - "O Balão Branco"
Sexta (28) - "3 Faces"
Sábado (29) - "Sem Ursos"
Domingo (30) - "Táxi Teerã"
Segunda (1º) - "O Balão Branco"
Terça (2) - "3 Faces"
Quarta (3) - "Táxi Teerã"
Belo Horizonte
Una Cine Belas Artes - de quinta (27) a domingo (30), às 13h
Quinta (27) - "3 Faces"
Sexta (28) - "Sem Ursos"
Sábado (29) - "Táxi Teerã"
Domingo (30) - "O Balão Branco"
Niterói
Reserva Cultural - de quinta (27) a quarta (03), às 19h
Quinta (27) - "Sem Ursos"
Sexta (28) - "3 Faces"
Sábado (29) - "Táxi Teerã"
Domingo (30) - "O Balão Branco"
Segunda (1º) - "Sem Ursos"
Terça (2) - "3 Faces"
Quarta (3) - "Táxi Teerã"
Ribeirão Preto
Casa Belas Artes de Cinema - de quinta (27) a quarta (03), às 21h
Quinta (27) - "O Balão Branco"
Sexta (28) - "3 Faces"
Sábado (29) - "Sem Ursos"
Domingo (30) - "Táxi Teerã"
Segunda (1º) - "O Balão Branco"
Terça (2) - "3 Faces"
Quarta (3) - "Táxi Teerã"
FILMES
"O Balão Branco"
Sinopse: A história segue Razieh, uma menina de sete anos, determinada e cheia de atitude, que deseja comprar peixinhos dourados para celebrar o Ano Novo iraniano. Depois de convencer sua mãe, ela se apressa até o mercado, mas uma série de imprevistos surgem, colocando em risco sua compra e sua tão esperada celebração.
Duração: 85 minutos
"Táxi Teerã"
Sinopse: Atrás do volante de seu táxi, Jafar Panahi cruza as ruas movimentadas de Teerã. Conversando com os passageiros ao longo do trajeto, o diretor retrata a sociedade iraniana entre o riso e a emoção, abordando discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.
Duração: 82 minutos
"3 Faces"
Sinopse: A renomada atriz Behnaz Jafari recebe um vídeo desesperador com o pedido de ajuda de uma garota, proibida por sua família a dar sequência aos seus estudos. Behnaz abandona sua filmagem e se une ao cineasta Jafar Panahi para ajudar a resolver os problemas da jovem. Eles viajam de carro para a aldeia da menina, onde descobrem que a proteção de antigas tradições é tão generosa quanto a hospitalidade local.
Duração: 100 minutos
"Sem Ursos"
Sinopse: Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.
Duração: 107 minutos
Sobre a Imovision
Presente no Brasil há 35 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo, realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o Movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano.


