top of page

Imovision apresenta Mostra Jafar Panahi em aquecimento para estreia de "Foi Apenas um Acidente"

Quatro grandes filmes do cineasta iraniano serão exibidos em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Ribeirão Preto


Jafar Panahi
Jafar Panahi


Para celebrar a carreira ilustre de um dos maiores cineastas contemporâneos e a aguardada estreia de "Foi Apenas um Acidente", que chega aos cinemas brasileiros no dia 4 de dezembro, a Imovision apresenta a Mostra Jafar Panahi, de 27 de novembro a 03 de dezembro. A curadoria do evento, que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, reúne quatro clássicos do diretor iraniano e tem como objetivo oferecer ao público a chance de rever na tela grande alguns dos trabalhos que o tornaram o diretor premiado e prestigiado que é hoje. 


A Mostra terá em sua programação "O Balão Branco" (1995), primeiro longa-metragem de Panahi e ganhador da Caméra d'Or no Festival de Cannes; "Táxi Teerã", filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2015; "3 Faces", consagrado com o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, em 2018; e "Sem Ursos", que levou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, em 2022. 


Com seu novo longa, "Foi Apenas um Acidente" vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em maio de 2025 e que estreia no Brasil em uma parceria entre Imovision e MUBI , Panahi se tornou uma das poucas pessoas na história agraciadas com a tríade de grandes prêmios de cinema da Europa: Cannes, Berlim e Veneza. Além do Urso de Ouro em Berlim para "Táxi Teerã", o cineasta recebeu o Leão de Ouro em Veneza por "O Círculo" (2000). 


Habituado a filmar sob o pano de fundo presente do autoritarismo, Jafar Panahi transformou sua carreira em um ato de resistência e nunca permitiu que a censura o impedisse de fazer cinema. Por seus trabalhos, o cineasta foi ameaçado, teve sua casa invadida e foi condenado pelo regime aiatolá a ficar 20 anos sem fazer filmes. Apesar da condenação, Panahi segue produzindo suas obras e denunciando as práticas injustas do regime autoritário do Irã.


Confira abaixo os cinemas que vão receber a Mostra Jafar Panahi e a sinopse dos filmes.


CIRCUITO


Rio de Janeiro

Cinesystem Belas Artes - de quinta (27) a quarta (03), às 21h

Quinta (27) - "O Balão Branco"

Sexta (28) - "3 Faces"

Sábado (29) - "Sem Ursos"

Domingo (30) - "Táxi Teerã"

Segunda (1º) - "O Balão Branco"

Terça (2) - "3 Faces"

Quarta (3) - "Táxi Teerã"


Estação NET Botafogo - de sábado (29) a quarta (03), às 17h05

Sábado (29) - "O Balão Branco"

Domingo (30) - "3 Faces"

Segunda (1º) - "Táxi Teerã"

Quarta (3) - "Sem Ursos"


São Paulo

Reserva Cultural - de quinta (27) a quarta (03), às 19h

Quinta (27) - "O Balão Branco"

Sexta (28) - "3 Faces"

Sábado (29) - "Sem Ursos"

Domingo (30) - "Táxi Teerã"

Segunda (1º) - "O Balão Branco"

Terça (2) - "3 Faces"

Quarta (3) - "Táxi Teerã"


Belo Horizonte

Una Cine Belas Artes - de quinta (27) a domingo (30), às 13h

Quinta (27) - "3 Faces"

Sexta (28) - "Sem Ursos"

Sábado (29) - "Táxi Teerã"

Domingo (30) - "O Balão Branco"


Niterói

Reserva Cultural - de quinta (27) a quarta (03), às 19h

Quinta (27) - "Sem Ursos"

Sexta (28) - "3 Faces"

Sábado (29) - "Táxi Teerã"

Domingo (30) - "O Balão Branco"

Segunda (1º) - "Sem Ursos"

Terça (2) - "3 Faces"

Quarta (3) - "Táxi Teerã"


Ribeirão Preto

Casa Belas Artes de Cinema - de quinta (27) a quarta (03), às 21h

Quinta (27) - "O Balão Branco"

Sexta (28) - "3 Faces"

Sábado (29) - "Sem Ursos"

Domingo (30) - "Táxi Teerã"

Segunda (1º) - "O Balão Branco"

Terça (2) - "3 Faces"

Quarta (3) - "Táxi Teerã"


FILMES


"O Balão Branco"

Sinopse:  A história segue Razieh, uma menina de sete anos, determinada e cheia de atitude, que deseja comprar peixinhos dourados para celebrar o Ano Novo iraniano. Depois de convencer sua mãe, ela se apressa até o mercado, mas uma série de imprevistos surgem, colocando em risco sua compra e sua tão esperada celebração.

Duração: 85 minutos 


"Táxi Teerã"

Sinopse: Atrás do volante de seu táxi, Jafar Panahi cruza as ruas movimentadas de Teerã. Conversando com os passageiros ao longo do trajeto, o diretor retrata a sociedade iraniana entre o riso e a emoção, abordando discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.

Duração: 82 minutos


"3 Faces"

Sinopse: A renomada atriz Behnaz Jafari recebe um vídeo desesperador com o pedido de ajuda de uma garota, proibida por sua família a dar sequência aos seus estudos. Behnaz abandona sua filmagem e se une ao cineasta Jafar Panahi para ajudar a resolver os problemas da jovem. Eles viajam de carro para a aldeia da menina, onde descobrem que a proteção de antigas tradições é tão generosa quanto a hospitalidade local.

Duração: 100 minutos


"Sem Ursos"

Sinopse: Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.

Duração: 107 minutos



Sobre a Imovision

Presente no Brasil há 35 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo, realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o Movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano.



©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page