top of page

KOKORO TO KOKORO CHEGA À PROGRAMAÇÃO DO CANAL BRASIL

Curta-metragem reflete a busca do cineasta nipo-brasileiro André Hayato Saito por sua ancestralidade, em história inspirada em sua avó


KOKORO TO KOKORO
KOKORO TO KOKORO

Eleito melhor documentário de curta-metragem no Roma Short Film Festival, ‘Kororo to Kokoro’ (De Coração a Coração) será exibido pela primeira vez na televisão brasileira pelo Canal Brasil. A obra irá ao ar no dia 8 de fevereiro, às 17:20. Além de Roma, o filme foi exibido também no 40º Festival Internacional do Uruguay, 14º Festival Internacional do Rio de Janeiro, Tokyo International Film Festival (onde ganhou Menção Honrosa), Hollywood Brazilian Film Festival e Mostra Internacional de Cinema Atlântico. 

“As exibições internacionais de 'Kororo to Kokoro' enriqueceram sua jornada, mas é especialmente significativo trazê-lo ao público brasileiro através do Canal Brasil. Este filme é uma conexão entre passado e presente, proporcionando não apenas uma oportunidade de reflexão sobre as diversas identidades que moldam o Brasil, mas também um convite para os espectadores mergulharem em uma narrativa que transcende fronteiras culturais." 

Dirigido pelo cineasta nipo-brasileiro André Hayato Saito, o filme surgiu de uma história real: os laços de amizade entre sua já falecida avó, Shigeru, com uma antiga amiga, Takae, em sua terra natal, o Japão. Quando jovens, Shigeru e Takae fizeram um pacto eterno de amizade e prometeram se encontrar, após a morte, onde os botos cor-de-rosa se reúnem na Amazônia. 

Anos após a morte da avó, Saito embarcou com os pais em uma viagem ao Japão. Nesta jornada encontraram Takae, a protagonista do filme, que pegou na mão de Saito e desandou a lhe contar histórias sobre sua avó, até que a avisaram que ele não falava japonês. Foi então que ela botou a mão em seu peito e disse: "Não importa, coração com coração (kokoro to kokoro) e nos tornamos um". 

Conduzido como um docuficção, formato híbrido que mescla documentário e ficção, ‘Kokoro to Kokoro’ integra uma trilogia de filmes onde Saito busca tratar de feridas identitárias ainda abertas, resgatando sua ancestralidade japonesa e refletindo sobre o espaço das culturas diaspóricas no tecido social brasileiro. 

Além de ‘Kokoro to Kokoro', a trilogia conta com os curtas ‘Vento Dourado’, que está no circuito de festivais internacionais, e ‘Amarela’, em finalização. Este último será o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, projeto que sintetiza a trilogia e está em processo de captação. Todos os filmes são produzidos pela MyMama Entertainment, onde Saito realiza também trabalhos para publicidade, através da dupla Kid Burro, juntamente com Cesar Nery. 

O Canal Brasil está disponível na Globo Play, Claro TV, Oi TV e Vivo TV.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page