top of page

Marcélia Cartaxo volta aos cinemas em “A Praia do Fim do Mundo”, premiado filme de Petrus Cariry

Longa divulga trailer e tem estreia marcada para 4 de setembro nos cinemas

Créditos divulgação
Créditos divulgação

O lançamento nos cinemas do premiado longa “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry será dia 4 de setembro, após uma bem-sucedida trajetória em 16 festivais brasileiros e internacionais, onde recebeu 23 prêmios, incluindo o de Melhor Filme da Crítica no 31° Cine Ceará - Festival ibero-americano de cinema, além de melhor fotografia e melhor direção de arte. Também no 16° Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro levou os prêmios de Melhor filme, direção, atriz, atriz coadjuvante, fotografia, direção de arte, montagem, desenho de som, trilha sonora e figurino. Foi escolhido o Melhor filme pelo júri da crítica no 45° Festival Guarnicê de Cinema.

Protagonizado por Marcélia Cartaxo, “A Praia do Fim do Mundo” é estrelado pelas cearenses Larissa Góes, que brilhou na novela “Guerreiros do Sol”, e Fátima Macedo, do filme “Manas”.

Completam o elenco, Carlos César e Fabíola Líper.  

O diretor Petrus Cariry comenta o trabalho ao lado de Marcélia Cartaxo, que será homenageada com o Troféu Oscarito, por seus mais de 40 anos de carreira no cinema, amanhã no 53o Festival de Gramado. "Minha relação com Marcélia Cartaxo começou muito antes de nos conhecermos pessoalmente. Ela foi uma das primeiras atrizes brasileiras que vi na tela grande, e através dela entrei em contato com o cinema nacional de forma profunda e sensível. Marcélia tem esse poder raro de atravessar o tempo e tocar o espectador com sua entrega, sua verdade e sua presença única", afirma.

Segundo Petrus o longa foi uma experiência marcante. “Anos depois, tive a honra e a alegria de dirigir essa grande atriz em ‘A Praia do Fim do Mundo’. Marcélia trouxe ao filme uma densidade emocional silenciosa que nem sempre vemos no cinema. Um filme que fala de fim e recomeço, solidão e memória, temas que ganham outra dimensão quando passam pelo corpo e pela voz de uma artista como ela. Sou grato por esse encontro e por tudo que construímos juntos”, conta.  

“A Praia do Fim do Mundo” é produzido  pela Iluminura Filmes e distribuído pela Sereia Filmes. 

Sinopse

Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.

FESTIVAIS E PRÊMIOS 

6º NEPAL INTERNATIONAL FILM FESTIVAL - (SELEÇÃO OFICIAL) (MELHOR FILME) 

15º SEATLE LATINO FILM FESTIVAL - (SELEÇÃO OFICIAL)

6º ZABAIKALSKY INTERNATIONAL FILM FESTIVAL - (MELHOR DIREÇÃO) 

PHILADELPHIA LATINO FILM FESTIVAL 2023 - (SELEÇÃO OFICIAL)

17º SANTA MONICA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL - (SELEÇÃO OFICIAL)

41º URUGUAY INTERNATIONAL FILM FESTIVAL - (SELEÇÃO OFICIAL)

31º CINE CEARÁ - FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA - (MELHOR FILME DA CRÍTICA, MELHOR FOTOGRAFIA E MELHOR DIREÇÃO DE ARTE) 

16º FEST ARUANDA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO - (MELHOR FILME, MELHOR DIREÇÃO, MELHOR ATRIZ, MELHOR ATRIZ COADJUVANTE, MELHOR FOTOGRAFIA, MELHOR DIREÇÃO DE ARTE, MELHOR MONTAGEM, MELHOR DESENHO DE SOM, MELHOR TRILHA SONORA E MELHOR FIGURINO) 

45º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA (MELHOR FILME DA CRÍTICA, MELHOR FOTOGRAFIA, MELHOR DIREÇÃO DE ARTE) 

14º CRASH - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO (MELHOR FILME) 

4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO DE BRASÍLIA - (SELEÇÃO OFICIAL)

FESTIVAL SATYRICINE BIJOU 2023 - (SELEÇÃO OFICIAL) (MELHOR DIRETOR, MELHOR SOM E MELHOR FOTOGRAFIA) 

18º FANTASPOA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO - 

 22º FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL - (SELEÇÃO OFICIAL) 

(MELHOR FILME) 

11º ECOFALANTE - MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA - (SELEÇÃO OFICIAL)

MOSTRA NOVÍSSIMO CINEMA BRASILEIRO 2022 - CINEUSP (FILME CONVIDADO)

BRASIL | 2021 | 88 MINUTOS | 1.37 | 5.1 | P&B | DCP 4K | SINOPSE

FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO: PETRUS CARIRY

ELENCO: MARCÉLIA CARTAXO, FÁTIMA MACEDO, LARISSA GÓES, CARLOS CÉSAR E FABÍOLA LÍPER. 

PRODUÇÃO EXECUTIVA: BÁRBARA CARIRY

ROTEIRO: FIRMINO HOLANDA E PETRUS CARIRY

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: PETRUS CARIRY

DIREÇÃO DE ARTE: SÉRGIO SILVEIRA

FIGURINO: LANA BENIGNO

MIXAGEM E DESENHO DE SOM: ÉRICO PAIVA

TRILHA MUSICAL: JOÃO VICTOR BARROSO

SOM DIRETO: MOABE FILHO E PEDRINHO MOREIRA

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: TETA MAIA E PRISCILA LIMA

MONTAGEM: PETRUS CARIRY E FIRMINO HOLANDA

 

 | BIOGRAFIA ELENCO


 MARCÉLIA CARTAXO

Atriz e diretora, Marcéilia Cartraxo foi iniciada na arte dramática ainda criança na rua onde morava em Cajazeiras, Sertão da Paraíba, brincando de “drama” no grupo Mickey, depois nomeado Terra. Numa turnê do projeto Mambembão de Teatro, foi descoberta por Suzana Amaral e encarnou a eterna Macabéa em “A Hora da Estrela”, com a qual foi agraciada com o Urso de Prata de Melhor Atriz do Festival de Berlim e do Festival de Brasília. Ao longo desses anos, atuou como atriz em teatro, novelas e cinema, inclusive como diretora de três curtas-metragens. No cinema, destacamos “Madame Satã” (prêmio da ABC em 2002), “Pacarrete”, de Alan Deberton, e “A mãe”, de Cristiano Burlan, que lhe renderam o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado.


LARISSA GÓES

Larissa Góes é atriz e cantora. Sua carreira perpassa experiências na TV, no cinema e no teatro, tendo atuado nas novelas “Guerreiros do Sol” (direção de Rogério Gomes), no ar na Globoplay e “Velho Chico” (direção de Luiz Fernando Carvalho), da TV Globo; das séries “Cine Holliúdy” (direção de Patrícia Pedrosa), da Globoplay e “Meninas do Benfica” (de Roberta Marques e Luciana Vieira). No teatro, participou dos espetáculos “Medalha de Ouro”, “Zabumba” e “Barracal” (de Andréia Pires); “Território do Amor” (direção de José Possi Neto); “A Hora da Estrela, o musical” (de André Gress), entre outros. Dentre os longas que fez, estão “Fortaleza Hotel” (de Armando Praça), “Cabeça de Nêgo” (de Déo Cardoso), “Quando eu me encontrar” (de Michelline Helena e Amanda Pontes).


FÁTIMA MACEDO

Fátima Macedo, 36 anos, é atriz cearense formada em Teatro e Dança. No cinema, protagonizou “Pajeú” (2020), venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “A Praia do Fim do Mundo” (2021) e integrou o elenco de “Manas” (2024), filme premiado em Veneza e em mais de 25 festivais internacionais. Na TV, atua em “Guerreiros do Sol” (Globoplay, 2025), em “Pssica” (Netflix, 2025) e estará na nova temporada de “Os Outros” (2026).

| BIOGRAFIA DO DIRETOR 


 PETRUS CARIRY 

Nascido em 1977 no Brasil, Petrus Cariry dirigiu seu primeiro longa-metragem em 2007, o premiado filme “O Grão” que deu início a trilogia da morte, seguido de “Mãe e Filha” (2011) e “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois” (2015), que em conjunto ganharam mais de 100 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais. Em 2018 lançou o filme “O Barco” seu primeiro longa após a trilogia da morte. Em 2019 lançou o documentário “A Jangada de Welles”, dirigido em parceria com Firmino Holanda. Petrus Cariry teve seus filmes exibidos em importantes festivais de cinema, como Nantes (3 Continentes), Índia (IFFI), Toulouse, Mar Del Plata, Havana, Miami e Oldenburg


| FILMOGRAFIA - PETRUS CARIRY

“Mais Pesado é o Céu” (2023)  

“A Praia do Fim do Mundo” (2021)  

“A Jangada de Welles” (2019) – codireção Firmino Holanda  

“O Barco” (2018)  

“Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois” (2015)  

“Mãe e Filha” (2011) 



“O Grão” (2007)


SEREIA FILMES - Distribuidora 

Em atividade desde 2007, a Sereia Filmes é uma produtora e distribuidora de filmes, responsável por lançar em circuito, entre outros, obras como “A Jangada de Welles” (2019) e “Mais Pesado é o Céu” (2023), todos de Petrus Cariry sendo o primeiro um com direção com Firmino Holanda; “Pequenos Guerreiros” (2021), de Bárbara Cariry, “Antônio Bandeira - O Poeta das Cores” (2024), de Joe Pimentel, e recentemente a cópia remasterizada em 4K de “Corisco e Dadá” (1996), de Rosemberg Cariry.

ILUMINURA FILMES - Produtora

A Iluminura Filmes é uma produtora de cinema fundada pelo cineasta Petrus Cariry, com foco na realização de obras que valorizam a arte, a cultura e a linguagem cinematográfica.

Com uma trajetória consolidada no audiovisual brasileiro, a produtora atua na criação de filmes que aliam qualidade estética, profundidade narrativa e identidade própria. Seu trabalho busca retratar temas relevantes com sensibilidade e rigor técnico, contribuindo para o fortalecimento do cinema nacional.

Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page