“Mil Luas”, de Carina Bini, é selecionado para o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
- Lagoa Nerd

- 14 de set.
- 4 min de leitura
Distribuído pela ELO STUDIOS, longa concorre na Mostra Brasília e será exibido no dia 16 de setembro
O filme “Mil Luas”, dirigido por Carina Bini, foi selecionado para o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece entre os dias 12 e 20 de setembro de 2025.

Com produção da Atman Filmes e distribuição da ELO STUDIOS, o longa-metragem concorre na Mostra Brasília. Ao todo, cinco filmes integram a seleção desta mostra. A coprodução internacional Brasil/Itália, “Mil Luas”, será exibido no dia 16 de setembro, às 18h.
“Mil Luas” é um filme sobre a coragem humana de conquistar a liberdade e a autonomia a qualquer tempo. O filme é uma produção do cinema brasiliense, portanto estrear nesta cidade, exibido pela primeira vez ao público na telona do Cinema Brasília, o “templo do cinema brasileiro” - nas palavras do mestre Vladimir de Carvalho - e dentro da programação do icônico Festival de Brasília, é realmente uma imensa alegria e um sonho realizado. Acho que será uma noite muito especial para o filme e toda a equipe que dedicou sua criatividade para que ele nascesse! Acho importante e relevante mencionar que o filme - que em seu tema se desdobra sobre a velhice - contou com a “melhor idade” na equipe, como os atores Thaia Perez, Nuno Leal Maia, Paula Passos, Mauri de Castro, e o mestre da fotografia do cinema do Distrito Federal, Waldir de Pina, com dezenas de documentários premiados realizados, dedicou todo seu conhecimento e experiência acumulada assinando a Direção de Fotografia do seu primeiro filme longa metragem de ficção. E por fim, o filme foi presenteado pela mestra e também anciã da montagem do cinema brasileiro, Cristina Amaral“, comenta a diretora, Carina Bini.
Protagonizado por Thaia Perez, “Mil Luas” acompanha a imigrante italiana Chiara, uma mulher de 80 anos, mãe solo e independente, que vê seu mundo ruir com a venda do restaurante La Bambina - que construiu ao seguir o sonho de uma vida melhor para si e sua filha Angelina (Beta Rangel). Entre memórias e perdas, ela embarca numa jornada sobre o tempo, o afeto e a liberdade, redescobrindo sua força, autonomia e a coragem de recomeçar. Uma história sobre envelhecer com dignidade na certeza de que nunca é tarde para escolher a si mesma. “Mil Luas” é uma fábula sobre a envelhecência.
Ao sentir que está perdendo seu legado, Chiara mergulha em um processo doloroso de enfrentamento da finitude. Mas o encantamento da pequena Ana Beatriz (Luara Tiera), o encontro inesperado com o jovem místico Francisco (Victor Abrão) e as amizades de Marco (Nuno Leal Maia) e Raimunda (Paula Passos) mostram que a vida pode surpreender. Ao fazer as pazes com o presente, Chiara decide que nunca é tarde para seguir seus sonhos, ressignificando a própria velhice.
O longa ressoa com os dados mais recentes do Censo 2022, que mostram o acelerado envelhecimento da população brasileira e o crescimento expressivo da presença digital de pessoas com mais de 65 anos. “Mil Luas” coloca em foco uma personagem idosa que desafia estigmas e se reconecta com a vida por meio da arte, da espiritualidade e dos afetos, um retrato contemporâneo e necessário da velhice no Brasil.
O projeto fez parte do Selo ELAS, uma iniciativa da ELO STUDIOS que tem como objetivo fomentar o cinema feito por mulheres, promovendo a equidade de gênero no setor audiovisual.
Carina Bini
Diretora e produtora audiovisual, fundou e dirige a produtora Atman Filmes em Brasília-DF; Foi premiada no Programa de Cooperação entre ANCINE, Diretoria Geral do Cinema (MIC - Itália) e Centro Experimental de Cinematografia (Roma), para o desenvolvimento do seu primeiro longa-metragem de ficção "Mil Luas". Em 2023 dirigiu a série para TV "Casa Vivas". Em 2024 dirigiu a série "As Pajés", sobre mulheres indígenas. Em 2025 se prepara para dirigir um documentário de longa-metragem sobre a repatriação e o Manto indígena Tupinambá. Há dez anos realiza o Festival Internacional Cinema e Transcendência.
Atman Filmes
A Atman Filmes foi fundada em 2015, em Brasília, por Carina Bini, como uma produtora boutique voltada para coproduções nacionais e internacionais. Atua na produção e difusão de obras audiovisuais, com foco em filmes e séries autorais, além de projetos de outros realizadores.
Há uma década, realiza o “Festival Internacional Cinema e Transcendência” e promove mostras de cinema, contribuindo para a formação de público e a valorização do cinema independente.
Entre suas coproduções estão longas premiados do diretor André Luiz Oliveira, como “Meu Amigo Lorenzo” e “Mito e Música – A Mensagem de Fernando Pessoa”, este último assinado também por Rama de Oliveira. A produtora também coproduziu a série “Casas Vivas”, de Carina Bini, além de assinar a produção de outras obras da diretora, como o filme “Mil Luas” e a série “As Pajés”, atualmente em pós-produção.
ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS acredita que histórias movem o mundo. Produzimos e distribuímos conteúdos que inspiram,provocam, conectam e reinventam perspectivas, levando narrativas impactantes a públicos diversos. Atuamos como ponte entre criadores e audiências globais, entregando entretenimento que desperta emoções, desafia e ressoa.
São mais de 20 produções originais, incluindo Caindo na Real (Telecine, TV Globo), Avenida Beira-Mar (vencedor do Festival de Guadalajara), Divinas (Lifetime), Desafio Impossível (Disney+) e Lupi & Baduki (Max), além de diversos projetos em diferentes estágios de desenvolvimento e produção.
Sempre com foco em inovação, autenticidade e impacto, produzimos branded entertainment, criando histórias envolventes em parceria com marcas, agências e canais. Entre os títulos, estão Mulheres no Comando (formato sobre empreendedorismo feminino apresentado por Fabi Saad) e Contar para Viver (Unesco/Cappuccino).
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, levando histórias brasileiras a mais de 100 países. Entre eles, O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar. No cinema, mais de 120 filmes foram lançados, incluindo Medida Provisória, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022. O lineup dos próximos anos inclui grandes produções em parceria com Claro, Globo Filmes, Funcine Investimage, Paramount, Sony, Telecine e Warner.
Liderada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), a ELO STUDIOS promove a inovação tanto em termos criativos quanto nos modelos de negócio, impulsionando narrativas que transcendem fronteiras e deixam um legado.






Comentários