top of page

“Mil Luas”, de Carina Bini, é selecionado para o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Distribuído pela ELO STUDIOS, longa concorre na Mostra Brasília e será exibido no dia 16 de setembro


O filme “Mil Luas”, dirigido por Carina Bini, foi selecionado para o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece entre os dias 12 e 20 de setembro de 2025.

Cena de “Mil Luas”, uma produção da Atman Filmes com distribuição da ELO STUDIOS
Cena de “Mil Luas”, uma produção da Atman Filmes com distribuição da ELO STUDIOS

Com  produção da Atman Filmes e distribuição da ELO STUDIOS, o longa-metragem concorre na Mostra Brasília. Ao todo, cinco filmes integram a seleção desta mostra. A coprodução internacional Brasil/Itália, “Mil Luas”, será exibido no dia 16 de setembro, às 18h.


“Mil Luas” é um filme sobre a coragem humana de conquistar a liberdade e a autonomia a qualquer tempo. O filme é uma produção do cinema brasiliense, portanto estrear nesta cidade, exibido pela primeira vez ao público na telona do Cinema Brasília, o “templo do cinema brasileiro” - nas palavras do mestre Vladimir de Carvalho - e dentro da programação do icônico Festival de Brasília, é realmente uma imensa alegria e um sonho realizado. Acho que será uma noite muito especial para o filme e toda a equipe que dedicou sua criatividade para que ele nascesse! Acho importante e relevante mencionar que o filme - que em seu tema se desdobra sobre a velhice -  contou com a  “melhor idade” na equipe, como os atores Thaia Perez, Nuno Leal Maia, Paula Passos, Mauri de Castro, e o mestre da fotografia do cinema do Distrito Federal, Waldir de Pina, com dezenas de documentários premiados realizados, dedicou todo seu conhecimento e experiência acumulada assinando a Direção de Fotografia do seu primeiro filme longa metragem de ficção. E por fim, o filme foi presenteado pela mestra e também anciã da montagem do cinema brasileiro, Cristina Amaral“, comenta a diretora, Carina Bini.

Protagonizado por Thaia Perez, “Mil Luas” acompanha a imigrante italiana Chiara, uma mulher de 80 anos, mãe solo e independente, que vê seu mundo ruir com a venda do restaurante La Bambina - que construiu ao seguir o sonho de uma vida melhor para si e sua filha Angelina (Beta Rangel). Entre memórias e perdas, ela embarca numa jornada  sobre o tempo, o afeto e a liberdade, redescobrindo sua força, autonomia e a coragem de recomeçar. Uma história sobre envelhecer com dignidade na certeza de que nunca é tarde para escolher a si mesma. “Mil Luas” é uma fábula sobre a envelhecência. 

Ao sentir que está perdendo seu legado, Chiara mergulha em um processo doloroso de enfrentamento da finitude. Mas o encantamento da pequena Ana Beatriz (Luara Tiera), o encontro inesperado com o jovem místico Francisco (Victor Abrão) e as amizades de Marco (Nuno Leal Maia) e Raimunda (Paula Passos) mostram que a vida pode surpreender. Ao fazer as pazes com o presente, Chiara decide que nunca é tarde para seguir seus sonhos, ressignificando a própria velhice.

O longa ressoa com os dados mais recentes do Censo 2022, que mostram o acelerado envelhecimento da população brasileira e o crescimento expressivo da presença digital de pessoas com mais de 65 anos. “Mil Luas” coloca em foco uma personagem idosa que desafia estigmas e se reconecta com a vida por meio da arte, da espiritualidade e dos afetos, um retrato contemporâneo e necessário da velhice no Brasil.

O projeto fez parte do Selo ELAS, uma iniciativa da ELO STUDIOS que tem como objetivo fomentar o cinema feito por mulheres, promovendo a equidade de gênero no setor audiovisual.



Carina Bini

Diretora e produtora audiovisual, fundou e dirige a produtora Atman Filmes em Brasília-DF; Foi premiada no Programa de Cooperação entre ANCINE, Diretoria Geral do Cinema (MIC - Itália) e Centro Experimental de Cinematografia (Roma), para o desenvolvimento do seu primeiro longa-metragem de ficção "Mil Luas". Em 2023 dirigiu a série para TV "Casa Vivas". Em 2024 dirigiu a série "As Pajés", sobre mulheres indígenas. Em 2025 se prepara para dirigir um documentário de longa-metragem sobre a repatriação e o Manto indígena Tupinambá. Há dez anos realiza o Festival Internacional Cinema e Transcendência.


Atman Filmes 

A Atman Filmes foi fundada em 2015, em Brasília, por Carina Bini, como uma produtora boutique voltada para coproduções nacionais e internacionais. Atua na produção e difusão de obras audiovisuais, com foco em filmes e séries autorais, além de projetos de outros realizadores. 

Há uma década, realiza o “Festival Internacional Cinema e Transcendência” e promove mostras de cinema, contribuindo para a formação de público e a valorização do cinema independente. 

Entre suas coproduções estão longas premiados do diretor André Luiz Oliveira, como “Meu Amigo Lorenzo” e “Mito e Música – A Mensagem de Fernando Pessoa”, este último assinado também por Rama de Oliveira. A produtora também coproduziu a série “Casas Vivas”, de Carina Bini, além de assinar a produção de outras obras da diretora, como o filme “Mil Luas” e a série “As Pajés”, atualmente em pós-produção.

ELO STUDIOS 

A ELO STUDIOS acredita que histórias movem o mundo. Produzimos e distribuímos conteúdos que inspiram,provocam, conectam e reinventam perspectivas, levando narrativas impactantes a públicos diversos. Atuamos como ponte entre criadores e audiências globais, entregando entretenimento que desperta emoções, desafia e ressoa.


São mais de 20 produções originais, incluindo Caindo na Real (Telecine, TV Globo), Avenida Beira-Mar (vencedor do Festival de Guadalajara), Divinas (Lifetime), Desafio Impossível (Disney+) e Lupi & Baduki (Max), além de diversos projetos em diferentes estágios de desenvolvimento e produção.


Sempre com foco em inovação, autenticidade e impacto, produzimos branded entertainment, criando histórias envolventes em parceria com marcas, agências e canais. Entre os títulos, estão Mulheres no Comando (formato sobre empreendedorismo feminino apresentado por Fabi Saad) e Contar para Viver (Unesco/Cappuccino).


Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, levando histórias brasileiras a mais de 100 países. Entre eles, O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar. No cinema, mais de 120 filmes foram lançados, incluindo Medida Provisória, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022. O lineup dos próximos anos inclui grandes produções em parceria com Claro, Globo Filmes, Funcine Investimage, Paramount, Sony, Telecine e Warner.


Liderada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), a ELO STUDIOS promove a inovação tanto em termos criativos quanto nos modelos de negócio, impulsionando narrativas que transcendem fronteiras e deixam um legado.


Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page