top of page

"O Funeral", projeto de longa-metragem da cineasta Carolina Markowicz é selecionado para a edição 2024 da Pop Up Film Residency

Em iniciativa exclusiva do Projeto Paradiso, cineasta irá a Bucareste, na Romênia, participar de programa de residência para desenvolver seu novo filme de ficção


Crédito: Projeto Paradiso/Carolina Markowicz
Crédito: Projeto Paradiso/Carolina Markowicz

A diretora e roteirista Carolina Markowicz é a cineasta brasileira selecionada para participar da edição de 2024 da Pop Up Film Residency, programa de residência para desenvolvimento de um longa de ficção, realizado em mais de 10 países e oferecido para um cineasta brasileiro pelo Projeto Paradiso. A diretora paulistana, com passagem pelos festivais de Toronto e San Sebastian com seus primeiros longas “Carvão” e “Pedágio”, embarca no segundo semestre para Bucareste, na Romênia, onde vai participar de três semanas de consultorias com a produtora Ada Solomon. 

"Estou extremamente honrada em receber Carolina Markowicz e mergulhar junto com ela no universo da classe alta brasileira. Acho que seu projeto, 'O Funeral', tem os dois elementos-chave para o sucesso: convidar o público a descobrir uma comunidade que não é acessada facilmente e explorar um assunto que é universal. Para mim, 'O Funeral' parece uma 'Succession' brasileira.", afirma Ada Solomon, produtora responsável por mais de 60 filmes, entre eles diversos do diretor Radu Jude, premiado com um Urso de Prata no Festival de Berlim. 

Este é o quinto ano consecutivo que o Projeto Paradiso, em parceria com a Pop Up, oferece uma residência customizada para um diretor brasileiro. Carolina, que é integrante da Rede Paradiso de Talentos desde 2019, também recebeu, este ano, uma Bolsa Paradiso para cursar o TFL ScriptLab com este mesmo projeto. 

“O projeto da Carolina tem um potencial artístico incrível e essa imersão será muito importante para trazer visões complementares e enriquecedoras para esse filme. Nós criamos essa parceria da Pop Up visando justamente oferecer mentorias customizadas e de altíssimo nível em um ambiente de imersão, algo que permite ao roteirista ter um tempo dedicado e de qualidade para o processo de criação e desenvolvimento da obra”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. 

Outros selecionados para a Pop Up 

A residência é voltada para diretores e roteiristas em seu segundo ou terceiro longa-metragem. Ano passado, o cineasta Daniel Bandeira participou da Pop Up Film Residency em Faroe Islands, na Dinamarca, com o projeto “Expresso Vermelho”. Na edição de 2022, a cineasta Caru Alves de Souza foi selecionada com “Corações Solitários”. Em 2020/2021, Esmir Filho foi o roteirista e diretor selecionado para participar da residência com o projeto “Indetectável” e, em 2020, Beatriz Seigner participou da primeira edição com o longa “Enquanto Eles Dormem”. 

A Pop Up Film Residency é uma idealização do francês Matthieu Darras, que foi programador da Semana da Crítica do Festival de Cannes, e é realizada em parceria com entidades, laboratórios, festivais e mercados internacionais, como o Next Step, do Festival de Cannes, o Hezayah Lab, do Doha Film Institute, e o When East Meets West. 

Sobre o Projeto ParadisoO Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page