Protagonizado por Bárbara Colen, o longa de Marcos Pimentel integra a Competição de Longas de Ficção da Premiere Brasil e terá exibição com a presença da equipe.
Em sua estreia mundial, O Silêncio das Ostras terá duas exibições no Festival do Rio, que acontece de 3 a 13 de outubro na capital fluminense.
No contexto de uma devastação ambiental que assola o Brasil, em que biomas são destruídos pelo fogo e montanhas inteiras desaparecem, O Silêncio das Ostras convida o público a refletir sobre os impactos da ação humana, onde paisagens e vidas são consumidas por atividades predatórias, como a mineração.
Dirigido por Marcus Pimentel, em sua estreia no longa-metragem de ficção, o filme narra a história de Kaylane, uma menina nascida em uma vila mineradora nas áridas montanhas de Minas Gerais. A trama, ambientada em três diferentes épocas – os anos 80, 90 e o tempo presente – acompanha sua jornada marcada pela devastação ambiental, degradação familiar e inúmeras perdas. No entanto, também revela a sensibilidade e a imaginação de Kaylane, cuja introspecção profunda e relação singular com a natureza e os insetos que encontra pelo caminho se destacam.
O Silêncio das Ostras é um filme que fala sobre a resistência e o instinto de sobrevivência da protagonista, interpretada por Bárbara Colen (Bacurau). À medida que seguimos Kaylane pelas paisagens desoladas e pelas “ex-montanhas” de Minas Gerais, o filme reaviva cenários abandonados pela mineração, resgatando a essência de lugares que tiveram não apenas o solo, mas também suas crenças e almas exauridas.
O longa, distribuído pela Olhar Filmes, faz parte da Competição de Longas de Ficção da Premiere Brasil e será exibido nos dias 7 e 8 de outubro. A segunda sessão, no Cine Odeon, contará com um debate especial com elenco e equipe.
Sessões:
Dia 7/10 (segunda-feira), às 19h15 no Estação Net Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea)
Dia 8/10 (terça-feira), às 13h: seguida de debate, no Cine Odeon - CCLSR (Praça Floriano, 7, Cinelândia)
Ficha técnica:
O Silêncio das Ostras
(Brasil, 2024, Ficção, 127 min.)
Direção e roteiro: Marcos Pimentel, Direção de Fotografia: Petrus Cariry, Direção de Arte: Juliana Lobo.
Elenco: Bárbara Colen, Lavínia Castelari, Sinara Teles, Adyr Assumpção, Lucas Oranmian, João Filho, Lira Ribas, Renato Novaes, Ryan Talles, Israel Xavier, Daniel Victor, Kaio Santos, Lenine Martins, Carlos Morelli, Cláudio Márcio, Helvécio Izabel, Dinho Lima Flor, Thayuanará Xukuru Kariri, Arapowãnã Xukuru Kariri, Pué’ruou Xukuru Kariri.
Sinopse: A vida de uma menina que nasceu em uma vila de operários de uma mina. Depois que sua mãe desaparece sem dar explicações, ela tem que aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou.
Com o fim da mineração, o local se transforma em uma vila-fantasma. Sem ter para onde ir, ela e seu cachorro são os únicos que não abandonam o lugar, até que o rompimento de uma barragem dizima a vila. A lama toma conta de tudo.
Depois de perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. Um filme sobre crescer e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio.
Sobre a Olhar Filmes
A OLHAR FILMES é uma empresa distribuidora que nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo e de mostrar a diversidade que existe no contexto em que vivemos. Cada filme tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e cultura. O que move a Olhar é transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais ou reais, levar os filmes a outros olhares, com realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. Com o propósito de promover filmes que dialogam com a contemporaneidade, entendemos que o momento é o de olharmos, também, para a multiplicidade de realidades e narrativas. www.olharfilmes.com.br
Comments