Omar Sy volta ao Festival de Cinema Francês do Brasil em drama ao lado de Vanessa Paradis
- Lagoa Nerd

- 31 de out. de 2025
- 3 min de leitura
Rosto conhecido do Festival de Cinema Francês do Brasil (ex-Festival Varilux) desde o estrondoso sucesso de “Intocáveis” (2011), o ator Omar Sy retorna à programação do evento com Fora de Controle/(Dis-moi juste que tu m'aimes), drama da diretora Anne Le Ny.

Ele é o protagonista do longa, ao lado das atrizes Vanessa Paradis e Élodie Bouchez. A produção explora temas universais como o amor, o ciúme e as consequências das escolhas, mergulhando na vida do casal em crise, Julien (Omar Sy) e Marie (Élodie Bouchez), após 15 anos de casamento. O grande amor de juventude de Julien, Anaëlle (Vanessa Paradis) reaparece e Marie entra em pânico. Com ciúmes e um comportamento de autodepreciação, ela se envolve com Thomas (José Garcia), que se revelará manipulador e perigoso. A distribuição no Brasil é da Califórnia Filmes.
Atriz, roteirista e diretora francesa, Anne Le Ny já dirigiu sete longas, entre eles, “Aqueles que ficaram” (2007) - que lhe rendeu indicações ao César de Melhor Primeiro Filme e Melhor Roteiro Original - “Les invités de mon père” (2010), “Quase Amigos” (2014) e “Le Torrent” (2022). Com Fora de Controle, disse em entrevista, queria explorar a vida conjugal de um casal:
“Geralmente, no cinema, falamos ou do nascimento do amor — o momento do encontro e da paixão — ou do fim do relacionamento romântico, com seu rastro de amargura e ressentimento. Eu queria explorar o que acontece no meio do relacionamento. É um momento em que as bases do casal são sólidas, mas em que, com a chegada dos filhos, o relacionamento se torna um ‘pequeno negócio’ que precisa ser administrado. Marie e Julien estão consumidos por suas obrigações familiares e profissionais e não conversam muito mais. É um momento em que o relacionamento deles precisa de um novo fôlego. Eu havia desenvolvido um gosto por suspense com Le Torrent, e desta vez queria ir além dos limites do suspense, mas permanecendo firmemente ancorada na realidade, no cotidiano de uma família. Para mim, esse é um ‘thriller doméstico’", comenta.
A produção traz o reencontro de Anne Le Ny e Omar Sy. Ao ser indagado – em entrevista para divulgação do filme – sobre o que o atraiu ao projeto, ele disse: “A própria Anne Le Ny, tanto a atriz quanto a mulher que ela é. Tenho uma lembrança maravilhosa dela em ‘Intocáveis’: me lembro em particular da cena com ela na cozinha. Naquela época, me guiou com muita elegância e uma notável capacidade de ouvir, e é uma lembrança que guardo com carinho ao longo da minha carreira. Como parceira de cena, percebi como ela me tirava da minha zona de conforto, mesmo que aquele não fosse o papel dela. Então, para o filme como diretora, eu queria ver como ela me desafiaria”.
Além de “Os Intocáveis”, com o qual ganhou em 2012 o César de Melhor Ator, os outros filmes de Omar Sy como protagonista exibidos no festival foram “Samba” (2014), “Chocolate” (2016), “Uma Família de Dois” (2017) e “O Chamado do Lobo” (2019).
O Festival de Cinema Francês do Brasil tem apoio de Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica - como “Patrocinador Master”. Conta também com os patrocínios do banco BNP PARIBAS, do grupo PERNOD RICARD, da EDENRED, da VOLTALIA, do FAIRMONT e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura - por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.
Siga FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @FestCineFrancesBR
hashtag: #FestCineFrancêsBR
SOBRE A BONFILM
Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e contou com uma edição recente em São Paulo em 2024. A produtora Bonfilm também é idealizadora, em São Paulo, do Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual, integralmente dedicado a exposições culturais em realidade virtual, como ‘Uma Noite com os Impressionistas’ e ‘Mundos Desaparecidos’.






Comentários