top of page

RODADO EM PORTO ALEGRE E NA CROÁCIA, DEPOIS DE SER CINZA CHEGA AOS CINEMAS NO DIA 3 DE AGOSTO

Dirigido por Eduardo Wannmacher, longa aborda de forma sofisticada relacionamentos amorosos no mundo contemporâneo

Cena de Depois de ser Cinza - (Foto de Leonardo Maestrelli)
Cena de Depois de ser Cinza - (Foto de Leonardo Maestrelli)

“Um filme sobre os movimentos que fazemos ao longo da vida”. Assim define Eduardo Wannmacher seu novo longa, DEPOIS DE SER CINZA, que chega aos cinemas nacionais, com distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição da Vitrine Filmes, no dia 3 de agosto. A produção é da Pironauta, em coprodução com a Ausgang.


Com roteiro de Leo Garcia, o filme é narrado a partir de três mulheres diferentes que se envolveram com o mesmo homem, Raul (João Campos). Isabel (Elisa Volpatto), Suzy (Branca Messina) e Manuela (Silvia Lourenço) estiveram com ele em momentos e lugares diferentes, numa trama que transita entre o Brasil (Porto Alegre) e a Croácia (Dubrovnik, Zadar e Zagreb). Por meio desses personagens, o longa faz um retrato dos relacionamentos contemporâneos, num mundo onde as fronteiras estão cada vez mais esmaecidas.

“As pessoas fazem escolhas que culminam em transformações pessoais, profissionais e emocionais. É uma história de quatro pessoas que trazem bagagens distintas, que permitem diferentes identificações. O inconformismo que move a história de cada um e cada uma, reforça a jornada emocional que está presente na obra”, analisa Wannmacher.

Premiado no 3º Festival de Cinema de Alter do Chão, DEPOIS DE SER CINZA encontra sua força no trio de atrizes que interpreta personagens marcantes.

“Elas tomaram decisões sobre toda a construção física e emocional das protagonistas. Com isso, surgiram mudanças e improvisos ao longo das filmagens, o que é estimulante e traz vida para o filme. A liberdade criativa impacta na interpretação e aparece na tela. Acima de tudo, busquei criar um ambiente de confiança e diálogo com elas, durante todo o projeto”, explica o diretor.
Elenco  de Depois de ser Cinza - (Foto de Leonardo Maestrelli)
Elenco de Depois de ser Cinza - (Foto de Leonardo Maestrelli)

A rota de Raul e Isabel na Croácia parte de uma viagem do próprio Garcia, que havia feito o mesmo trajeto enquanto escrevia o longa.

“Eu sempre imaginei o primeiro capítulo do filme acontecendo em algum país longínquo, não tão conhecido, onde dois brasileiros despedaçados emocionalmente se encontrariam quase que por acaso. Meu pai me comentou sobre uma das cidades mais bonitas que ele tinha visitado, chamada Dubrovnik, no sul da Croácia. Vi umas fotos, e em abril de 2010, fui para lá, e fiz exatamente o trajeto que os personagens fariam. Não tenho dúvidas que vivenciar tudo aquilo foi fundamental para entender o clima da história e as transformações que as personagens passariam”, explica o roteirista.

Com uma narrativa construída que atravessa o tempo e o espaço, Wannmacher sabia que a sintonia com o diretor de fotografia Leonardo Maestrelli era fundamental para a construção do filme, e priorizar o elenco e os personagens se tornou fundamental nesse processo. “Buscamos valorizar os rostos e os sentimentos que brotavam das cenas. E claro, tínhamos a magnitude visual da Croácia em contraponto. As imagens do país são um personagem à parte. E buscamos criar uma Porto Alegre mais universal e menos regional a partir das imagens.”

Sinopse

Três mulheres, de histórias completamente distintas, têm uma coisa em comum: amaram e se relacionaram com o mesmo homem. Sob o ponto de vista destas mulheres, através de uma estrutura intrincada de idas e vindas no tempo, vem à tona a história de Raul.

Exibido em festivais e mostras, no Brasil e no exterior, o longa tem uma boa acolhida da imprensa especializada. “O principal mérito de DEPOIS DE SER CINZA se encontra no elenco. Em primeiro lugar, trata-se de um grupo coeso em registro de atuação, fruto do talento do cineasta na condução do material humano. Além disso, o grupo possui um traquejo excepcional para diálogos”, escreve Bruno Carmelo, no Papo de Cinema.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page